Considerando o sentido das palavras em contexto, analise as assertivas a seguir a respeito do vocábulo “minúcia" (l.21).
I. Trata-se de substantivo feminino e poderia ser substituído por “coisa mínima" ou “bagatela", um de seus sentidos dicionarizados, sem alteração do sentido original do texto.
II. O significado mais adequado para a palavra seria “particularidade", referindo-se ao nível de detalhamento exigido pelo processo em questão.
III. O emprego da palavra na oração: “A minúcia com que o processo foi executado fez com que o advogado fosse bem-sucedido" tem o mesmo sentido de seu emprego no texto.
Quais estão corretas?

Qual dos significados abaixo NÃO pode ser atribuído à palavra “importante" (linha 03) por ser justamente seu oposto?
Analise as seguintes assertivas sobre o texto:
I. Não há evidência, no texto, que comprove que o medo pode influenciar na atuação do dentista.
II. O estudo norueguês apontou um decréscimo de quase ¼ no desempenho dos estudantes que foram expostos às camisetas carregadas com o “cheiro do estresse".
III. Os cientistas não sabem qual a composição química do “cheiro do medo", mas sabem que, em situações de ansiedade ou medo, a adrenalina liberada pelo cérebro pode influenciar no tipo de suor secretado pelo corpo.
Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
A palavra “produção" (l. 09) é escrita com Ç da mesma forma que:

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Caso, na linha 49, substituíssemos a palavra “máquinas" por sua forma singular, quantas outras alterações deveriam ser feitas no período a fim de que mantivéssemos as corretas relações de concordância?



Considerando o emprego de recursos coesivos, analise as assertivas a seguir.
Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Considere o que se afirma sobre o seguinte fragmento do texto: “A maior parte
das pessoas que apoiam a proibição dos canudos sabe que eles não são os principais
vilões do meio ambiente (...)”:
I. A substituição de “apoiam” para sua forma no singular manteria a concordância do fragmento.
II. O pronome “eles” tem função anafórica nesse contexto.
III. A palavra “que”, nas duas ocorrências, tem a mesma classe gramatical.
Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Na frase “Eles fizeram obturações simuladas, num manequim com dentes de mentira, e tiveram seu desempenho avaliado por professores", retirada do texto, se o termo sublinhado fosse passado para a sua forma singular, quantas outras alterações seriam necessárias para manter a correção do período?
Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Supondo falso o valor-lógico das proposições:
• Antônio trabalha no bairro Floresta.
• Antônio reside no bairro Alegria.
A alternativa que apresenta uma sentença condicional composta verdadeira é:
Os conetivos lógicos chamados de conetivos são um dos componentes da álgebra proposicional. A partir dos conetivos formamos as proposições compostas. A alternativa que apresenta uma sentença composta falsa é:
Lista de Símbolos lógicos:
~ negação
∧ conjunção
∨ disjunção
⊕ disjunção exclusiva
→ condicional
↔ bicondicional
A alternativa que apresenta uma proposição composta com a presença do conectivo condicional é:
A alternativa que justifica a falsidade do condicional: Se Ana é enfermeira então ela realiza plantão mensal de 24h é:
Em relação à literalidade do texto Constitucional, analise as assertivas abaixo:
I. Às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.
II. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.
III. O casamento não pode ser celebrado sem o livre e pleno consentimento dos futuros esposos.
IV. Quem trabalha tem direito a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de proteção social.
Em face dos direitos sociais previstos na Constituição, João, que é servidor em uma entidade pública, tem direito:
No que diz respeito ao regime constitucional dos agentes públicos, analise as seguintes assertivas:
Quais estão corretas?
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta relativamente aos princípios a serem observados pela a administração pública direta e indireta do Município, de acordo com a Lei Orgânica Municipal:
Acerca das normas gerais para licitações, analise as seguintes assertivas:
Quais estão corretas?
A revogação da licitação pela autoridade pública:
Uma das ferramentas bastante difundidas, aplicáveis na elaboração do planejamento estratégico das organizações públicas e privadas, é a Matriz SWOT, a qual
Após análises do ambiente externo e interno, determinada
instituição obteve como diagnóstico a predominância de
ameaças e pontos fortes. Neste tipo de ambiente, a recomendação
é a adoção da Estratégia de
O Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo de Deming, que teve origem nos anos de 1950 e forte aplicação no Japão, consiste em um(a)
Um dos instrumentos comumente utilizados no âmbito do
planejamento estratégico das instituições é a matriz
SWOT, na qual
Suponha que, em função do fechamento de diversas indústrias e forte queda de arrecadação de impostos, o Estado tenha decidido adotar medidas de redução de despesas e de aumento de receitas extraordinárias, especialmente com a alienação de imóveis de sua titularidade. Considerando as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal relativas à gestão financeira e patrimonial,
Um dos instrumentos introduzidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, dentro do escopo da gestão fiscal responsável, é o denominado Anexo de Metas Fiscais, o qual integra, obrigatoriamente,
Considerando a legislação que rege os orçamentos públicos, em especial a Lei no 4.320/1964 e a Lei de Responsabilidade Fiscal, os restos a pagar
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de um determinado ente público estadual contém dispositivo que autoriza a abertura de crédito suplementar no exercício financeiro de 2017. Tal dispositivo está
Considere as afirmativas abaixo, relativas às transferências voluntárias e à destinação de recursos ao setor privado, na forma disciplinada pela Constituição Federal e pela Lei de Responsabilidade Fiscal:
I. A destinação de recursos públicos para subvenção de entidades privadas com fins lucrativos depende de autorização em lei e deve atender às condições estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias e estar prevista no Orçamento ou em créditos adicionais.
II. Os Estados que extrapolarem o limite de endividamento fixado pelo Senado Federal e não procederem à recondução a tais limites no prazo fixado pela LRF ficam proibidos de receber transferências voluntárias da União.
III. Os Municípios que ultrapassarem o limite máximo de gastos com despesa de pessoal fixado na LRF ficam impedidos de receber o produto da participação em impostos estaduais nos percentuais fixados na Constituição Federal.
Está correto o que se afirma APENAS em
Entre os princípios orçamentários apontados pela doutrina, presentes no regramento constitucional e legal relativo à matéria, insere-se