1

Mulher de trinta e nove anos de idade, hipertensa e diabética, internada na clínica médica de um hospital, recebe a seguinte medicação: insulina NPH 30 unidades pela manhã, enoxaparina 40 mg e solução fisiológica 0,9% intravenosa a 30 mL/h.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens seguintes.

A insulina utilizada é da classe dos hipoglicemiantes e, nesse caso, pode ser administrada pelas vias subcutânea ou intramuscular.

2

Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item.

A absorção de determinados medicamentos é mais rápida pela via subcutânea que pela via intramuscular.
3

Acerca dos cuidados na administração de medicamentos, julgue o próximo item.

O preparo do medicamento deve ser realizado apenas quando houver certeza quanto ao medicamento prescrito, à dose e à via de administração.
4

Julgue o seguinte item acerca da administração de vacinas que constam do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Crianças infectadas por HIV que estiverem assintomáticas e sem sinais de imunodepressão não podem receber a vacina BCG.

5

Julgue o próximo item, a respeito de especificidades e indicações relativas a vacinas.

Após a administração de uma vacina, a ocorrência, no vacinado, de temperatura acima de 38,5 ºC constitui contraindicação à aplicação de dose subsequente.

6

A respeito da suplementação de nutrientes para as crianças, julgue o item subsequente.

Para o devido controle da administração de vitamina A por parte dos serviços de saúde, é suficiente o registro do número de doses administradas na caderneta de saúde e no prontuário da criança.
7

Jane, com cinquenta e dois anos de idade, compareceu a um posto de vacinação juntamente com seus netos — Pedro, com quatro anos de idade, e João, com nove meses de vida. Jane não se lembra de quando foi vacinada pela última vez, mas acredita que tenha sido há mais de vinte anos, e também não sabe contra quais doenças foi vacinada, porque não possui cartão de vacinação. As crianças tomaram, em seu devido tempo, todas as vacinas preconizadas pela Política Nacional de Imunização, como demonstrado em seus respectivos cartões de vacinação. Nenhum deles tem contraindicação para ser vacinado.

Com relação a essa a situação hipotética, julgue o seguinte item.

Pedro deverá receber o segundo reforço da dTP (difteria, coqueluche e tétano) e da VOP (oral contra poliomielite) e dose única da vacina contra varicela.
8

Acerca da terapia intravenosa em pediatria e de aspectos a ela relacionados, julgue o item subsequente.

A obstrução de origem trombótica ou não trombótica está entre as principais causas de necessidade de remoção do PICC. As obstruções de origem trombótica são causadas pela precipitação de fármacos incompatíveis infundidos.
9

Julgue o item subsequente, relativos ao suporte básico de vida.

Na avaliação neurológica simplificada, que tem como objetivo descrever rapidamente o estado de consciência e detectar alterações neurológicas precoces no paciente, deve-se considerar que o paciente está inconsciente se ele não apresentar abertura ocular nem resposta aos estímulos verbal e doloroso.

10

No que tange a urgências e emergências clinicocirúrgicas e assistência de enfermagem, julgue o item que se segue.

Uma cuidadosa anamnese de enfermagem deve ser feita aos pacientes que chegam à emergência com flutter atrial, pois, em razão do alto risco de embolização dos trombos atriais, a cardioversão, elétrica ou química, dessa arritmia que tenha se iniciado em período superior a 48 h deve ser evitada na emergência.

11

Julgue o item seguinte, relativo a situações de urgência e emergência em pediatria.

A absorção e a biodisponibilidade de diversas drogas administradas pela via intravenosa são equivalentes comparativamente à sua administração pela via intraóssea, como, por exemplo, o sulfato de morfina. Uma das limitações quanto à utilização da via intraóssea como via de acesso refere-se ao tempo máximo de permanência do acesso, que é de 36 h.
12

Considerando as disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue o item subsequente.

É prerrogativa do profissional de enfermagem recusar-se, mesmo em situação de emergência, a executar prescrição médica na qual não constem assinatura e número de registro profissional do prescritor.
13

Com base no código de ética dos profissionais de enfermagem, julgue o item que se segue.

O enfermeiro deverá suspender as atividades, individuais ou coletivas, informando imediatamente sua decisão, por escrito ou por meio eletrônico, ao conselho regional de enfermagem, caso o local de trabalho não ofereça condições seguras para o exercício profissional ou desrespeite a legislação vigente, ressalvadas as situações de urgência e emergência.

14

Com base na Resolução COFEN n.º 564/2017, que dispõe sobre o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, e na Lei n.º 7.498/1986, que trata do exercício profissional da enfermagem, julgue o item.

A prescrição de medicamentos por enfermeiros, mediante protocolos, é legalmente assegurada desde a regulamentação da profissão na década de 80 do século passado. No entanto, ainda há discussões que questionam a legalidade e a efetivação dessa atribuição.

15

No que se refere ao SUS, julgue o item subsequente.

Um acontecimento determinante que influenciou a criação do SUS foi a Conferência Nacional de Reforma da Psiquiatria, realizada em 1986, em Brasília.