1
A respeito de gestão por competências e das tendências na gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir.  
No setor público brasileiro, a gestão de desempenho tem dado mais ênfase na criação de normas e procedimentos a respeito de desempenho dos servidores do que na criação de métodos e técnicas de engajamento e motivação das pessoas em busca de metas e resultados.
2
A respeito de gestão por competências e das tendências na gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir.
Mapear competências implica tanto identificar estratégias de captação dessas competências quanto desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nas organizações.
3
No tocante às políticas e práticas de gestão de pessoas, julgue o item que se segue. 

Segundo a perspectiva francesa, as competências não devem estar circunscritas a um trabalho prescrito, mas, sim, aos desafios inerentes à atuação profissional. 
4

A respeito de aspectos da gestão de pessoas, julgue o item a seguir  

O gerenciamento consiste em monitorar, supervisionar e controlar pessoas e suas atividades, ao passo que a liderança transmite a visão empresarial e promove inspiração aos empregados, fazendo as organizações funcionarem de maneira mais fluida para alcance da estratégia organizacional.

5
No tocante ao comportamento organizacional, julgue o próximo item.

A prontidão dos membros de uma equipe é o componente que determina o comportamento do líder, conforme a abordagem contingencial. 
6
Considerando os diversos aspectos do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, julgue o item a seguir.

Na atualidade, desenvolver tecnologias para a gestão de pessoas é uma das atribuições básicas dos órgãos de recursos humanos. 
7
No tocante ao comportamento organizacional, julgue o próximo item.

Para que as pessoas se sintam motivadas e reconheçam sentido no que fazem nas organizações, é imprescindível que haja variedade de habilidades, identidade do trabalho, significado do trabalho, autonomia e feedback.
8

Acerca de gestão de pessoas, julgue o item seguinte.

O clima organizacional, enquanto componente da cultura organizacional, está associado aos sentimentos das pessoas e à forma como elas se relacionam entre si, com clientes e com o público externo.

9

Preocupada com o bem-estar geral de seus empregados, a organização Y efetuou pesquisa interna sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT), com o objetivo de identificar o grau de satisfação do corpo funcional com os vários aspectos relacionados ao trabalho. A pesquisa apontou insatisfação dos empregados predominantemente com os seguintes fatores: constitucionalismo, integração social e relevância social da vida no trabalho, conforme modelo de QVT, de Walton.

Julgue os item seguinte, acerca de ações que a organização Y poderá promover para minimizar a insatisfação identificada.

A fim de minimizar a insatisfação dos empregados relacionada ao fator constitucionalismo, a organização deverá promover ações que fomentem a igualdade de oportunidades, proporcionem possibilidades de carreira e desenvolvam a autonomia dos trabalhadores no âmbito da organização.
10
A questão dos recursos humanos nas organizações passou por diversas abordagens ao longo do tempo e, consequentemente, por diferentes escolas de administração. A esse respeito, julgue o item que se segue.
Os estudos da Escola das Relações Humanas concluíram que o nível de produção é determinado pela capacidade física ou fisiológica do trabalhador, pelo seu comprometimento com o grupo de trabalho e pelas recompensas e sanções sociais, como consideração e respeito.
11
Considerando os diversos aspectos do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, julgue o item a seguir.

Um líder que influencia seus seguidores a buscarem os objetivos organizacionais em detrimento dos próprios interesses é considerado um líder transacional.
12
Com relação à motivação, julgue o item subsequente.
De acordo com a teoria dos dois fatores, para motivar um grupo de empregados que se encontrem desmotivados, a organização deverá, além de promover melhorias no ambiente físico, nos relacionamentos interpessoais e nas condições de trabalho, fornecer-lhes reajustes salariais e benefícios.
13

Com relação às escolas de planejamento estratégico e aos modelos SWOT e Porter, julgue o item seguinte.

Um órgão público que tem como estratégia a concentração no atendimento aos contribuintes de tributos de maior valor adota uma estratégia de diferenciação, segundo o modelo de Porter.

14

No que se refere a sistemas de medição de desempenho, indicadores de desempenho e balanced scorecard (BSC), julgue o item subsecutivo.

O sistema de medição de desempenho global (SMDG) e o BSC são sistemas de mensuração de desempenho organizacional que apresentam como vantagem a identificação de relações de causa e efeito.

15

Com relação às escolas de planejamento estratégico e aos modelos SWOT e Porter, julgue o item seguinte.

Uma organização que elabora a sua estratégia ancorada em um modelo de pensamento analítico, baseando-se em dados passados e estatísticos para planejar o futuro, adota uma forma de atuação alinhada à preconizada pela Escola Empreendedora.