1
Assinale a opção em que é corretamente indicada a ferramenta de gestão da qualidade desenvolvida por Willian E. Deming. 
2

A teoria das necessidades humanas define cinco categorias organizadas em forma de pirâmide, em uma sequência hierárquica da base ao topo.

Assinale a opção que apresenta corretamente essa sequência. 

3
O BSC (balanced scorecard) avançou para uma representação equilibrada e organizada de indicadores financeiros e operacionais, com base em uma tabela (scorecard) de perspectivas. Entre essas perspectivas inclui-se
4
Uma das ferramentas de gestão da qualidade é o PDCA, que, no inglês, significa: P de Plan (Planejar), D de Do (Executar), C de Check (Checar) e A de Act (Agir). A ação Check (Checar) corresponde à fase
5
Na gestão da qualidade, busca-se garantir que o produto efetivamente fornecido ao cliente atenda aos padrões preestabelecidos, o que significa garantir critérios de
6
Um líder que exerce influência sobre seus subordinados, motivando-os a realizar o trabalho em função de sua autoridade em puni-los ou recomendar-lhes punição, utiliza como base de poder a
7
Assinale a opção que apresenta autores considerados principais teóricos da gestão da qualidade.
8

Considerando a aplicação da metodologia de planejamento estratégico (BSC – balanced scorecard) em um tribunal, assinale a opção que apresenta uma iniciativa estratégica integrante da perspectiva processos internos.

9
Em relação a sua natureza jurídica, as agências reguladoras classificam-se como
10
Uma importante ferramenta para auxiliar as organizações nos trabalhos de análise e melhoria de seus processos de negócio é a matriz GUT. Com relação ao emprego adequado da matriz GUT, é correto afirmar que
11

Os níveis hierárquicos, responsáveis pelo funcionamento adequado de qualquer organização e pela solução dos problemas enfrentados, diariamente, pelos seus integrantes, incluem a
administração, à qual cabe

12

A respeito das cadeias e redes produtivas, julgue os itens subsequentes.


I O desenvolvimento dos primeiros geradores eólicos mais eficientes e menos ruidosos, bem como de suas várias partes componentes, constitui exemplo de uso de redes de inovação e projetos colaborativos temporários.
II A baixa participação dos membros nas reuniões de planejamento estratégico e a falta de adesão às estratégias definidas são fatores característicos da fase de declínio do ciclo de vida das redes empresariais.
III Nas cadeias produtivas dirigidas pelos produtores, os ativos-chave são os comerciais, tais como marcas ou canais de comercialização e distribuição.
IV Nas redes produtivas do tipo retrátil-reversível, as empresas apresentam relações menos frequentes, embora capazes de incorporar novos conhecimentos e adequar-se às exigências da demanda.


Estão certos apenas os itens

13
No mapeamento de processos, a ferramenta utilizada na representação do fluxograma das transações integrantes de um processo de prestação de serviço é denominada 
14
A tarefa de motivar pessoas deve considerar as necessidades humanas primárias e secundárias, categorias que incluem, respectivamente, as necessidades
15

O modelo de liderança em que a participação do líder ocorre de forma limitada, inclusive na tomada de decisão, é conhecido como liderança

16
De acordo com a teoria da burocracia,
17

Tanto em instituições privadas quanto nas públicas, é essencial a

liderança, consistente no poder de influenciar as pessoas para a

consecução dos objetivos institucionais. A partir dessa afirmação,

assinale a opção correta.

18
Acerca de clima e cultura organizacional, assinale a opção correta.
19
Com relação ao processo organizacional, assinale a opção correta.
20
O planejamento estratégico é 
21

No que se refere à utilização da ferramenta SWOT para a análise de

cenário, assinale a opção correta.

22

Considerando as contribuições dos principais teóricos para a gestão da qualidade, julgue os itens seguintes.

 
I Shewhart foi um dos pioneiros na aplicação da estatística ao controle de qualidade, tendo preparado o primeiro rascunho do que viria a ser conhecido como carta de controle. 

II Deming defendia a constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, para que a organização se tornasse competitiva, se mantivesse em atividade e gerasse empregos.

III Ishikawa contribuiu para o desenvolvimento da visão ampla da qualidade, com ênfase no lado humano, tendo desenvolvido o diagrama de causa e efeito. 

IV Segundo Juran, há duas dimensões no conceito de qualidade: uma externa, relativa às necessidades dos consumidores, e uma interna, relacionada à correta execução do produto ou 
serviço.

V A proposta de Feigenbaurn é a de que devem existir limites de tolerância, ao invés de valores fixos, para as especificações de projeto. 


Estão certos apenas os itens 

23
Considerando os fatores que impactam a qualidade da administração pública, assinale a opção correta.
24
O gráfico utilizado para controlar variáveis, no qual há uma medida central (média) e duas faixas (superior e inferior) que
representam uma variação aceitável ao redor da média, é denominado
25

O departamento de planejamento de determinado tribunal regional

eleitoral estabeleceu a seguinte meta: Estar entre os dois principais

órgãos do Poder Judiciário até 2020, mantendo a atuação como

gerenciador das eleições em âmbito estadual. Essa meta é

considerada

26
A efetivação de atividades por tempo determinado e para uma finalidade definida é característica da departamentalização
27
A gestão da qualidade envolve, por exemplo, comparar a qualidade planejada e a qualidade percebida na prestação do serviço público, o que se configura como
28

Com relação ao planejamento estratégico, julgue os itens subsequentes.


I O propósito do planejamento é o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas que permitam
avaliar futuras decisões, de forma eficaz.
II O planejamento deve ser entendido como uma operação mecânica e instrumental do que fazer e como fazer.
III Enquanto o planejamento estratégico ocupa o topo da pirâmide organizacional, o planejamento tático atua em uma
dimensão mais restrita e em curto prazo.


Assinale a opção correta.

29
A decisão tomada corriqueiramente sobre assuntos inéditos e não programados caracteriza-se como uma tomada de decisão
30

Imagem 002.jpg



Conforme a tabela acima, que representa a movimentação de estoque de item comercializado por determinada empresa, na qual seja adotado o método UEPS (último a entrar, primeiro a sair) para avaliação de seus estoques, os valores de X, Y e Z correspondem, respectivamente, a

31
Na administração de recursos materiais, o estágio do ciclo de vida do produto no qual o volume vendido não se altera rapidamente, podendo ser absorvido nos perfis de distribuição de produtos similares já existentes, corresponde à fase de
32
O sistema de reposições periódicas de controle de estoques é caracterizado por pedidos de reposição em intervalos
33
Em relação à gestão de estoques, julgue os itens a seguir. 

I Altos níveis de estoque podem encobrir processos ineficientes. 
II Para a construção da curva ABC, os itens de estoque são ordenados de forma crescente com base nos respectivos valores totais de estoque. 
III Níveis elevados de estoque tendem a reduzir a taxa de obsolescência. 
IV A filosofia just in time é caracterizada como um sistema em que qualquer movimento de produção somente é liberado à medida que se sinaliza a necessidade pelo usuário da peça ou componente em fabricação. 

Estão certos apenas os itens
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Imagem 001.jpg



Com base na figura acima, que representa o consumo de determinado item de estoque ao longo do tempo, assinale a opção correta.

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O estoque exigido para satisfazer o nível médio de demanda durante o período entre a emissão de um pedido de compra e o 
respectivo recebimento é denominado estoque