Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

O reforço à valorização dos profissionais da educação significa também “valorizar a experiência e o conhecimento que os professores têm a partir de sua prática pedagógica" (VEIGA; CARVALHO, 1994, p.51). Sobre a relação do Projeto Político-Pedagógico e o princípio da valorização do magistério, é INCORRETO:

Para Gatti (2002), a pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa. Considerando a pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem, analise os itens abaixo. I. Trata-se de um processo sistemático que propicia a formulação de conhecimento e contribui para o desenvolvimento da capacidade de questionar, levantar hipótese, coletar e analisar dados, fundamentar decisões, elaborar propostas. II. Na prática educativa escolar, como estratégia de ensino, a pesquisa não se confunde com uma investigação científica; todavia, como esta prática, ela também pressupõe preparação, acompanhamento sistemático por parte do professor e não existe a necessidade de publicização dos resultados. III. Em situações com crianças do ensino fundamental, por exemplo, cabe propiciar a vivência de práticas investigativas tendo em vista o desenvolvimento de habilidades como: observar, colher dados, registrar e analisar fatos. Está correto o afirmado:

Considerando a classe das palavras do trecho "Alguns hábitos têm o poder de iniciar uma reação em cadeia, mudando outros hábitos conforme eles avançam por meio de uma organização." (linhas de 1 a 3), assinale a alternativa que classifica, respectivamente, os vocábulos sublinhados.

Quanto à sintaxe da oração, em "O sono é fundamental não apenas para garantir disposição no dia seguinte, mas também para assegurar uma mente saudável." (linhas de 18 a 20), o trecho sublinhado consiste em oração coordenada.

"O NoSQL existe desde 1998 e não tem nada a ver com o recém-nascido NoSQL Movement, que tem recebido muita visibilidade ultimamente. Enquanto o primeiro é um pacote de software bem definido, um banco de dados relacional para todos os efeitos e apenas intencionalmente não usa SQL como uma linguagem de consulta. O recém-chegado é, principalmente, um conceito (e também não é um romance), que parte a partir do modelo relacional e, portanto, deveria ter sido chamado mais apropriadamente de "NoREL", ou algo nesse sentido, já que não ser baseado em SQL é apenas uma consequência óbvia de não ser relacional, e não o contrário."

(Referência: NoSQL: a non-SQL RDBMS, disponível em http://www.strozzi.it/cgibin/CSA/tw7/I/en_US/NoSQL/Home%20Page.)

Dentre as opções abaixo, aponte aquela que apresenta somente bancos de dados NO-SQL:

A fase onde o foco é a arquitetura do sistema, criando-se projetos a partir do levantamento de requisitos e casos de uso, em processo unificado de desenvolvimento de software é a:

Com relação aos mecanismos de autenticação, analise as seguintes afirmativas: I. Na Criptografia Simétrica, a mesma chave, conhecida como chave privada, é usada para criptografar e descriptografar. II. A assinatura digital utiliza a criptografia simétrica, a chave privada é usada para assinar o documento e verificar a assinatura. III. Um certificado digital associa a identidade de uma pessoa ou processo, a um par de chaves criptográficas, uma pública e outra privada, que usadas em conjunto comprovam a identidade. IV. Uma Autoridade Certificadora é responsável pela geração, renovação, revogação de certificados digitais, e também emitir a Lista de Certificados Revogados. V. Vinculada a uma Autoridade Certificadora, uma Autoridade Reguladora tem por objetivo o recebimento, validação, encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais e identificação, de forma presencial de seus solicitantes. Está CORRETO o que se diz nas afirmativas:

Uma empresa de software, na área de desenvolvimento, conta com uma equipe de 15 pessoas, das quais 10 são responsáveis por desenvolver sistemas e 5 são responsáveis por testá-los. O gerente de projetos, identificando uma grande demanda de serviço, decidiu que as equipes seriam subdividas para que os prazos estabelecidos fossem cumpridos. Assim sendo, quantas equipes de 5 pessoas podem ser formadas com 3 desenvolvedores e 2 testers?

A conciliação bancária tem como objetivo verificar a consistência de valores, presente na contabilidade, com os saldos das contas da companhia. Ao se confrontar a movimentação da Conta Movimento de determinado mês, constataram-se as divergências a seguir.

• Saldo inicial do livro razão de $ 32.500,00 e saldo inicial da conta de $ 46.500,00.

• Cheque apresentado no extrato, mas que a empresa indevidamente não contabilizou, no valor de $ 2.600,00.

• Cheque de $ 4.000,00 de outra companhia, debitado pelo banco indevidamente na conta da empresa.

• Cheque no valor de $ 3.000,00, emitido e contabilizado pela empresa, mas não apresentado no extrato bancário.

• Depósito bancário apresentado no extrato, o qual a empresa indevidamente não contabilizou, no valor de $ 5.200,00.

• Empréstimo creditado no extrato bancário (conta), mas ainda não contabilizado pela empresa, no valor de $ 12.000,00.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que a conta Banco Conta Movimento deve constar no balanço com o saldo de

Ainda a respeito das estruturas linguísticas do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.

Se, após “animal" (.11), o ponto final fosse substituído por ponto de interrogação, tanto a correção gramatical quanto os sentidos do texto seriam preservados, pois a pergunta resultante da substituição teria efeito apenas retórico.

Acerca dos aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o próximo item.

Infere-se do texto que, na evolução espiritual do ser humano, o processo de autoconhecimento provém da consciência das impressões alheias sobre o indivíduo.

Acerca dos aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o próximo item.

Na linha 15, a forma verbal “opera" foi empregada com o sentido de produz.

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item que se segue.

Seria preservada a correção gramatical do texto se, no trecho “composta minimamente de um radar" (. 13 e 14), fosse empregada a preposição por, em vez da preposição “de".

Acerca dos atos e dos contratos administrativos, julgue o item que se segue.

Caso não haja obrigação legal de motivação de determinado ato administrativo, a administração não se vincula aos motivos que forem apresentados espontaneamente.

Considerando as disposições da Lei n.º 9.784/1999, que regulamenta o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, e da Lei n.º 8.666/1993, Lei de Licitações e Contratos, julgue o item a seguir.

Conforme o princípio da publicidade, a licitação não pode ser sigilosa, devendo ser públicos todos os atos de seu procedimento, em todas as suas fases, incluído o conteúdo das propostas apresentadas antes da respectiva abertura.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282