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A tabela a seguir trata das gerações de avaliação da educação
básica no Brasil e suas tipologias.

Observe a tabela e responda corretamente sobre a avaliação
de larga escala no Brasil (Bonamino e Sousa, 2012).

“Mais uma vez, ao longo dos anos, me ponho em frente
de páginas em branco para escrever sobre o processo de
alfabetização de adultos. Parece-me interessante salientar
que o fato de haver tratado várias vezes este assunto
não mata em mim nem sequer diminui um certo estado
de espírito, típico de quem discute pela primeira vez um
tema. É que para mim, não há assuntos encerrados. É
por isso que penso e re-penso o processo de alfabetização
como quem está sempre diante de uma novidade,
mesmo que, nem toda vez tenha novidades sobre que falar.
Mas, ao pensar e ao re-pensar a alfabetização, penso
ou re-penso a prática em que me envolvo. Não penso ou
re-penso o puro conceito, desligado do concreto, para,
em seguida, descrevê-lo” (Freire, 1991). Considerando a
obra A Importância do Ato de Ler, de Paulo Freire (1991),
sobre o processo de alfabetização, é correto afirmar que

Anna Rosa F. Santiago (In: Veiga, 2010) defende que se
pretendemos inscrever a escola na ordem das mudanças
institucionais exigidas pelo atual momento histórico é
preciso que o projeto político-pedagógico (PPP) assumido
pela comunidade escolar esteja estruturado em dois
eixos básicos reciprocamente determinantes

Na acepção de Morin (2007), preparar-se para nosso mundo
incerto é esforçar-se para pensar bem, é exercitar um
pensamento aplicado constantemente na luta contra falsear
e mentir para si mesmo, o que nos leva, uma vez mais,
ao problema da “cabeça bem-feita”. Do ponto de vista da
formação do professor, é fundamental superar a fragmentação
do conhecimento, considerando diversos aspectos
da condição humana. Segundo o autor, a condição humana
está marcada por duas grandes incertezas:

A meta 9 do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei Federal no 13.005/2014) consiste em elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional. Para tanto, de acordo com a meta 9 do PNE, uma das estratégias é

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História
e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se
de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento,
execução e avaliação da Educação, e têm por
meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes
no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do
Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo
à construção de nação democrática (Resolução CNE/CP
no 01/2004, artigo 2o). Para corroborar com o combate às
práticas e discursos discriminatórios, o artigo 6o § Único
da Resolução define que os casos que caracterizem racismo
serão tratados como

Em 1932, foi dado a público um documento que se tornou famoso e ficou conhecido como “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”. Redigido por Fernando de Azevedo e assinado por ele e mais vinte e cinco homens e mulheres de expressão na vida nacional, o documento pretendeu estabelecer um roteiro para a reconstrução educacional no Brasil. Em 1933, o mesmo Fernando de Azevedo redigiu um outro documento, o Código de Educação
do Estado de São Paulo que reorganizou todo o sistema de ensino do Estado. Para Azanha (2006), nesses e em outros documentos educacionais, até os anos 1970, chama a atenção a escassez do uso do termo

Perrenoud (2000) elenca dez novas competências para
ensinar, como se lê a seguir

Para o autor, no estudo que faz, a noção de competência
designa

Rodrigo João é aluno do ensino fundamental. Ele não
quer mais frequentar a escola devido às constantes
intimidações, xingamentos e violência física que sofre. A
partir de situações como essa Cleo Fante (2005) define o
fenômeno bullying como “um conjunto de atitudes agressivas,
intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação
evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s),
causando dor, angústia e sofrimento”. Para a autora, o
comportamento agressivo surge como resultado de

Na concepção de Rios (2011), os educadores não têm clareza
da dimensão política de seu trabalho. Ao interpretarem
política como envolvimento partidário, ou mesmo sindical,
alguns até negam que tenham algo a ver com isso. Não podem
se recusar a admitir a presença da moralidade em sua
ação. Essa moralidade aparece de forma extremada – o
moralismo. A ideia de responsabilidade que se encontra articulada
com a de liberdade, conceito que representa o eixo
central da reflexão ética está ligada à noção de compromisso
político e moral. Os professores não têm clareza quanto
a implicação política de seu comprometimento, veem como
parte de uma essência do educador. Para a autora, o sentido
político da prática docente se realiza

A Lei Federal no 11.494 de 20 de junho de 2007 regulamenta
o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação
(FUNDEB). Acerca da utilização dos recursos do FUNDEB,
de acordo com a referida lei, é correto afirmar que

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei Federal
no 8.069/1990) estabelece no artigo 19 que é direito
da criança e do adolescente ser criado e educado no seio
de sua família e, excepcionalmente, em família substituta,
assegurada a convivência familiar e comunitária,
em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.
Conforme o § 2º deste artigo, a permanência da criança
e do adolescente em programa de acolhimento institucional
não se prolongará por mais de

As teorias do desenvolvimento referem-se, historicamente,
de modo predominante à criança e ao adolescente,
não tendo estabelecido, na verdade, uma boa psicologia
do adulto. Os processos de construção de conhecimento
e de aprendizagem dos adultos são, assim, muito menos
explorados na literatura psicológica do que aqueles referentes
às crianças e adolescentes (Oliveira, 1999). Embora
não possamos tratar de jovens e adultos universais
e abstratos, na perspectiva de Oliveira (1999), o primeiro
traço cultural relevante para esses jovens e adultos, no
contexto da escolarização, é

No entendimento de Oliveira (In: Ferreira; Aguiar, 2002),
os anos 90 irão refletir um contexto em que a luta pela democratização
do ensino assume, no âmbito da educação
básica, o caráter da qualidade, da busca de permanência
e da conclusão da escolaridade corno um direito social.
Ao mesmo tempo o Estado procurará imprimir maior racionalidade
à gestão da educação pública, buscando cumprir
seus objetivos, equacionar seus problemas e otimizar
seus recursos, adotando em muitos casos o planejamento
por objetivos e metas. Segundo a autora, é por tais razões
que a luta pela universalização do ensino levou à defesa

De acordo com o artigo 39 da LDB (Lei Federal
no 9.394/1996), a educação profissional e tecnológica, no
cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-
se aos diferentes níveis e modalidades de educação
e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
Já o artigo 42 estabelece que as instituições de educação
profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares,
oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade,
condicionada a matrícula

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