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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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Q564270

Embora os princípios norteadores do projeto profissional do Assistente Social sejam fundamentados na perspectiva de construção de uma outra sociedade, é no contexto do capitalismo que esse profissional efetiva sua atuação. Nesse sentido, o Assistente Social é chamado a prestar serviços que podem fortalecer o status quo ou, em outra direção, para criar outras formas de sociabilidade que reflitam e discutam a organização da sociedade. Para isso, é quesito que o profissional se distancie de improvisações, planeje seu trabalho dando-lhe um sentido

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Q564275

A política pública, como ação do Estado, tem intencionalidades, diretrizes e projetos, prevendo desenhos, metas e resultados, materializando-se e concretizando-se por meio da prática social. No entanto, assiste-se à descontinuidade e baixa efetividade das políticas, atribuídas à fragilidade de sua implementação. Nessa perspectiva, é recente a retomada do trabalho social enquanto metodologias e processos que movimentam a política pública, evidenciando-se a sua

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Q564274

O exercício profissional do Assistente Social incide no cotidiano das classes sociais buscando sua modificação, mesmo que em caráter emergencial, imediato e pontual.
No entanto, a despeito de ser uma profissão fundamentalmente operativa, não alcança as determinações estruturais, resultando na reincidência das demandas colocadas à sua intervenção. Nessa perspectiva, é correto afirmar que tais demandas, de modo geral, são remetidas à responsabilidade

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Q564273

Muito do trabalho social no Brasil fundamentou-se na compreensão de que a população mais pobre não tem condições de protagonismo, razão pela qual, em decorrência de suas fragilidades, necessita de alguém que responda por ela. Nessa linha, metodologias do trabalho social foram planejadas a partir da ideia de que os trabalhadores sociais atuam para dar voz à população mais pobre, mas, ao mesmo tempo, trabalham como executores de políticas terminais. Sua atuação, nessa perspectiva, é orientada pela

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Q564280

É correto compreender o pensamento tutelar como aquele que subestima as capacidades das pessoas, tais como pensar, transitar com autonomia, exercer sua liberdade. O pensamento tutelar, enraizado no fazer público, faz-se presente nas políticas, programas e serviços de assistência social, educação, combate à pobreza, entre outros.
Nessa perspectiva, pode-se afirmar que, contrariamente à noção de direitos, a tutela está diretamente relacionada à ideia de

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Q564272

É correto compreender que as políticas socioassistenciais dirigidas às classes subalternas constituem uma estratégia bastante complexa por exprimir, em sua efetivação, de um lado o controle e o enquadramento dos excluídos, e de outro, a luta por direitos de cidadania e de acesso a serviços que essa população não alcança por outros meios. Nessa perspectiva de abordagem, o Serviço Social participa tanto da criação de condições para a sobrevivência material da classe subalterna quanto do desenvolvimento de uma ação socioeducativa influenciada por interesses, que podem ser compreendidos como em permanente

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Q564269

A compreensão do Serviço Social configurada a partir da forma fragmentada da apreensão da realidade, baseada em políticas sociais tipificadas ou ainda em problemas sociais singulares, tem seu fundamento e está presente desde o surgimento da profissão. Essa compreensão tem sua raiz no pensamento

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Q564271

O trabalho profissional do Assistente Social, no sistema capitalista, é utilizado para possibilitar uma face humana e pessoal às relações contratuais da classe trabalhadora.
Nessa perspectiva, o profissional atua com base em relações individualizadas e opera com objetivos de harmonização das contradições presentes na sociedade. Ainda nessa linha, os conflitos sociais não são negados, mas tratados como expressão da luta de classes, objeto primordial da assistência. De acordo com essa visão, os aspectos compreendidos como problemáticos são

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) E
  • 7) B
  • 8) A
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