Tendo como pressuposto que só ocorre a mudança de uma determinada situação educativa quando, ao planejar, se
tem certeza de onde se quer chegar, deve-se se ter claro que o ato do planejamento educacional exige compromisso,
sendo um ato de intervenção que
I. exige participação e compartilhamento da responsabilidade.
II. implica organização, mas não pode ser visto como uma simples rotina.
III. necessita de encontros para refletir e reconhecer as suas limitações e possibilidades.
IV. diz respeito a interesses pessoais, organizacionais e burocráticos.
Estão CORRETOS os itens
Historicamente, o pensamento pedagógico brasileiro tem apresentado diferentes concepções. Ele tem sido
influenciado por diferentes teorias que interferem na prática pedagógica, tais como: inatista, ambientalista e
interacionista, que são vivenciadas simultaneamente, no contexto educacional. Sobre elas, analise as afirmativas a
seguir:
I. Para os inatistas, o docente deve respeitar a maturidade do educando, entendendo que, quanto menor a
interferência, maior será a espontaneidade e criatividade do aluno.
II. A teoria ambientalista supervaloriza o ensino como uma técnica a ser transmitida, uma vez que o ser humano é
uma folha em branco.
III. Para as teorias interacionistas, a aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua
do ser humano em sua relação com o meio que o cerca.
IV. A teoria ambientalista entende que o sujeito nasce com as capacidades intelectuais determinadas.
V. Os interacionistas acreditam que o indivíduo é produto do meio em que vive.
Estão CORRETAS
A Lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, define que o ensino será ministrado com base em alguns
princípios explicitados no Art 3º, entre eles:
I. igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
II. respeito à liberdade e apreço à tolerância.
III. coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
IV. valorização, prioritariamente, da experiência escolar e, consequentemente, da extraescolar.
V. vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Estão CORRETOS, apenas, os itens
A lei 8.069, de 13 de julho de 1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Em seu Art. 94, define que
as entidades que desenvolvem programas de internação têm algumas obrigações, entre outras:
I. preservar a identidade e oferecer ambiente de respeito e dignidade ao adolescente.
II. esforçar-se no sentido do restabelecimento e da preservação dos vínculos familiares.
III. oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança e os
objetos necessários à higiene pessoal.
IV. oferecer cuidados médicos, psicológicos, odontológicos e farmacêuticos.
V. propiciar escolarização e profissionalização.
Estão CORRETOS os itens
Na perspectiva de uma pedagogia da autonomia, a prática socioeducativa deve objetivar a intervenção no mundo, contribuindo com a formação pessoal e social e oportunizando a criança e o adolescente a aprenderem a
A vida escolar é um espaço privilegiado para formar cidadãos capazes de partilhar responsabilidades e de conhecer seus direitos e deveres. Partindo desse pressuposto, é requisito básico para uma gestão participativa e democrática a(s)
A aquisição do conhecimento tem sido apontada por educadores como recurso e fator de produção decisivo para a inserção social do educando de forma consciente e crítica. Assim, as ações educativas devem
Hoje, psicólogos e educadores sabem que não há uma definição precisa do conceito de adolescência. Vários estudiosos afirmam que adolescência começa aos doze anos e termina por volta dos dezoito anos. O fato é que a adolescência não é uma fase natural da constituição humana, mas é uma construção
No que se refere à Organização da Educação Nacional, a Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação, em seu Art. 8º, define que: A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão os respectivos sistemas de ensino em regime de
Ao planejar as ações a serem realizadas, deve-se observar cuidadosamente o nível de desenvolvimento das crianças e dos jovens e propiciar situações de aprendizagem que contribuam para a sua valorização. Para que as observações não se percam e possam ser utilizadas como instrumento de trabalho, é necessário que
O projeto pedagógico da escola deve ser construído e implementado de forma compartilhada e democrática. Nesse sentido, a gestão e a implementação do projeto devem propiciar momentos que permitam aos professores
A permanência do aluno na escola e em programas que visam à formação da cidadania é um grande desafio a ser enfrentado pelos educadores. A falta de acolhimento e da inclusão dos alunos nesses espaços, geralmente, é originada porque
No Art 4º, da Resolução Nº 1, de 2006, do CNE/CP, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de
Graduação em Pedagogia, o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer
funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio,
na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas, nas quais
sejam previstos conhecimentos pedagógicos. No parágrafo único do artigo citado, as atividades docentes também
compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando
I. planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação.
II. planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas nãoescolares.
III. produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e nãoescolares.
IV. organização dos planejamentos escolares para supervisionar a ação docente.
Estão CORRETOS os itens
A Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação, em seu Art. 24, prevê que, nos níveis fundamental e médio, a educação será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
A avaliação mediadora e formativa tem como um dos princípios básicos a análise do desenvolvimento efetivo do aluno ao longo do processo, valorizando as possibilidades de avanço em seu processo de aprendizagem. Assim, esse tipo de avaliação deve servir para