Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 27 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q574832

Referente às técnicas utilizadas para a elaboração de um estudo social, analise as afirmativas abaixo e assinale V para as opções Verdadeiras e F para as Falsas. ( ) Entrevistas.
( ) Visita domiciliar.
( ) Observação.
( ) Análise de documentação.
( ) Informações e entendimentos com colaterais ou entidades de bem estar social da comunidade.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Carregando...
Q574851

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q574825

O tema da assessoria vem ganhando espaço nos debates teóricos da profissão. Encontramos experiências de assessoria para elaboração de projetos, assessorias prestadas a Conselhos de Direitos e de Políticas ou Conselhos Tutelares, assessorias às equipes de recursos humanos, etc. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q574837

De acordo com a Lei de Regulamentação da Profissão, os Conselhos Regionais possuem várias atribuições, EXCETO:

Carregando...
Q574849

“Oh! que saudades que tenho; Da aurora da minha vida; Da minha infância querida; Que os anos não trazem mais!”. Casimiro de Abreu, em seu poema intitulado “Meus oito anos”, expressa bem a importância das lembranças infantis e do bem viver esse momento na construção do ser humano. E foi pensando na criança (e no adolescente) e em seu crescimento saudável - assegurando-lhe uma infância saudosista como a do poeta - que a legislação pátria, acompanhando a evolução da família brasileira, criou vários mecanismos para sua especial proteção. Sobre a historicidade desses mecanismos e seu funcionamento, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q574844

As lógicas ou perspectivas assumidas pelos diferentes sujeitos do processo das políticas públicas geram todas as racionalidades abaixo mencionadas, EXCETO

Carregando...
Q574850

Com base na proteção da família e a fim de reduzir as desigualdades em nosso País, o Governo Lula criou o Programa Bolsa Família. Sobre esse Programa, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q574848

O conceito de família já não é mais o mesmo, se o compararmos com o do século passado. Nesse período, o grupo familiar formava-se por meio do laço indissolúvel do casamento, com fins procriativos, vínculos de parentesco tecidos na consanguinidade, dentro de uma estrutura social patriarcal e, por conseguinte, exclusivamente heterossexual. A família contemporânea, no entanto, organiza-se de forma a buscar a felicidade de seus membros para além de um modelo pré-fabricado.
Com base nessas novas configurações familiares, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q574829

Políticas Sociais representam formas históricas, resultantes de lutas sociais e pactuações contínuas e intermináveis que nem sempre são favoráveis aos interesses da maioria da população. Sobre o desenvolvimento da Política Social no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q574843

Qual o tipo de avaliação que tem como objetivo fazer as coisas certas, em que a essência do trabalho do avaliador é acompanhar, observar e testar o desempenho do programa para aprimorá-lo?

Carregando...
Q574831

O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer, com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional. Dentre as alternativas abaixo, qual delas NÃO corresponde ao Estudo Social?

Carregando...
Q574836

Sobre o projeto profissional da profissão, é CORRETO afirmar que

Carregando...
Q574847

A família contemporânea, repleta de nuances advindas das mudanças sociais, estrutura-se precipuamente no afeto dos seus pares. Fator fundamental para a saúde familiar, o afeto é a fiel aliança entre pais e filhos. Entretanto, quando existe a dissolução da união, os filhos, sob a guarda de um dos genitores, podem vir a sofrer o que Richard Gardner chamou de Alienação Parental. Dessa forma, é “primordial que psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais conheçam os critérios de identificação da Alienação Parental” (PAULO, Beatrice Marinho. Alienação Parental: Identificação, Tratamento e Prevenção). Tendo em vista a importância do tema, em 26 de agosto de 2010, foi publicada a Lei 12.318.
Com base na família, analise as assertivas abaixo.
I. Realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade. II. Omitir, por esquecimento, ao genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço.
III. Dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar.
IV. Dificultar o exercício da autoridade parental.
V. Mudar para domicílio distante do outro genitor, dificultando, dessa forma, as visitas, tendo em vista oportunidade de emprego, bem como a melhoria financeira e de qualidade de vida da família.
São formas, dentre outras, de alienação parental:

Carregando...
Q574830

A reprodução das relações sociais na sociedade capitalista, na teoria social crítica é entendida como I. reprodução dessa sociedade em seu movimento e em suas contradições.
II. reprodução de um modo de vida e de trabalho que envolve o cotidiano da vida social.
III. a reprodução da força viva de trabalho e dos meios materiais de produção que a resumem.
IV. reprodução da vida material e da vida espiritual, isto é, das formas de consciência individual.
Estão CORRETOS os itens

Carregando...
Q574828

Constitui-se dever do Assistente Social nas suas relações com as instituições empregadoras e outras, segundo o Código de Ética:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) E
  • 12) E
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282