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De acordo com a LEI nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e as alterações, dadas pela Lei nº 12.796, de 2013, a atual LDB, no seu art. 4, dispõe que “O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma”:

De acordo com o disposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009):

I. O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam desenvolver especificamente os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.

II. As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

III. A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.

IV. Na transição para o Ensino Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 2 (1998) O complexo processo de construção da identidade e da autonomia depende tanto das:

Jussara Hoffmann em seu livro Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança (2007) apresenta posturas avaliativas classificatórias e mediadoras. Analise as afirmativas a seguir, com base na autora citada: I. A avaliação mediadora realiza pareceres descritivos com concepções disciplinadoras, sentencivas e comparativas que ferem seriamente o respeito à infância. II. A avaliação classificatória, geralmente é construída no final do semestre ou do ano letivo, registrando os comportamentos que a criança apresentou não levando em consideração o cotidiano da criança. III. A avaliação mediadora busca permanentemente o significado de cada momento do trabalho para a formação de crianças autônomas, críticas e participativas, sujeitos de seu próprio desenvolvimento. IV. Na avaliação mediadora, a história da criança passa a ser de fundamental importância, e os fatos vividos por cada uma delas em diferentes situações, “não para comprovar que alcançou os objetivos previstos pelo professor” (porque não os alcançará imediatamente), mas por serem pontos de referência para uma ação educativa, permanentemente, voltada ao seu desenvolvimento máximo possível. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

O Art. 4º das Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009) define que considera-se público-alvo do AEE: I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação. III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

No capítulo que trata do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e suas atualizações), define-se que: I. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. II. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; opinião e expressão; crença e culto religioso; brincar, praticar esportes e divertir-se; participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; participar da vida política, na forma da lei; buscar refúgio, auxílio e orientação. III. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. IV. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. V. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los. De acordo com o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) e com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 2 (1998), no que se refere a Construção da identidade da criança e da autonomia, coloque ( ) A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida. ( ) A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal. Sua construção é gradativa e se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde com o outro para diferenciar-se dele em seguida, muitas vezes utilizando-se da oposição. ( ) A maneira como cada um vê a si próprio depende também do modo como é visto pelos outros. O modo como os traços particulares de cada criança são recebidos pelo professor, e pelo grupo em que se insere tem um grande impacto na formação de sua personalidade e de sua autoestima, já que sua identidade está em construção. ( ) As crianças vão, gradualmente, percebendo-se e percebendo os outros como diferentes, permitindo que possam acionar seus próprios recursos, o que representa uma condição essencial para o desenvolvimento da autonomia. ( ) Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimentos, e, dentro de suas possibilidades, interferir no meio em que vivem. Exercitando o autogoverno em questões situadas no plano das ações concretas, poderão gradualmente fazê-lo no plano das ideias e dos valores. Com base nas afirmativas assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Assinale a alternativa incorreta. De acordo com o disposto no artigo Art. 8º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. “A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil [...] deve prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem”:

De acordo com a Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (AEE): I. Tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. II. É realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios. III. Em ambiente hospitalar ou domiciliar, será ofertada aos alunos, pelo respectivo sistema de ensino, a Educação Especial de forma complementar ou suplementar. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

De acordo com o disposto no Art. 31. a educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: I. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional. II. Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 6 (seis) horas para a jornada integral. III. Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total de horas. IV. Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

Gilles Brougère, em seu livro Brinquedo e cultura (2010), discute o conceito de jogo, brinquedo e brincadeira. Tomando por base os pressupostos desta obra, podemos afirmar que: I. O brinquedo é um objeto distinto e específico, com imagem projetada em três dimensões, cuja função parece vaga. II. A função do brinquedo é a brincadeira. III. O brinquedo parece definido por uma função precisa: trata-se antes de tudo, de um objeto que a criança manipula de forma condicionada às regras ou a princípios de utilização de outra natureza. IV. O jogo pode ser destinado tanto à criança quanto ao adulto: ele não é restrito a uma faixa etária. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

“O contexto da educação infantil, com os bebês, implica necessariamente em planejamento”. Tomando por base as reflexões de Ostetto (2000) no livro Encontros e encantamentos na educação infantil, analise as afirmativas a seguir: I. Elaborar um planejamento no espaço da educação infantil significa entrar na relação com as crianças (e não com os alunos!) mergulhar na aventura em busca do desconhecido, construir a identidade de grupo com as crianças. II. Mais do que conteúdos da matemática, da língua portuguesa e das ciências, o planejamento na educação infantil é essencialmente linguagem, formas de expressão e leitura do mundo que os rodeia e que nos causa espanto e paixão por desvendá-lo, formulando perguntas e convivendo com a dúvida. III. O pedagógico está relacionado somente àquelas atividades coordenadas ou dirigidas pelo educador, realizadas geralmente na mesa, com todas as crianças, envolvendo materiais específicos- em regra papel, lápis... e que resultam num produto observável. IV. O caráter pedagógico está marcado e envolvendo todo o cotidiano. O pedagógico também envolve o que se passa nas trocas afetivas, em todos os momentos do cotidiano com as crianças; perpassa todas as ações: limpar, lavar, trocar, alimentar, dormir. O pedagógico envolve cuidado e educação. Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:

A Lei no 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, estabelece qual das datas, a seguir relacionadas, como Dia Nacional da Consciência Negra?

De acordo com o disposto pela LDB 9394/96, e suas atualizações, coloque ( ) A educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; ( ) A educação infantil será oferecida em pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade. ( ) A educação infantil será oferecida em creches para crianças de 0 a 3 (três) anos de idade e em pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 6 (seis) anos de idade. ( ) A avaliação na educação infantil acontecerá mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental ( ) A avaliação na educação infantil acontecerá mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, com o objetivo de promoção quando for para o acesso ao ensino fundamental. Com base nas afirmativas assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Tomando como base a psicologia dialética e a epistemologia genética, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: 1.Piaget. 2.Vygotsky. ( ) Formula seu entendimento acerca da relação entre a aprendizagem e desenvolvimento intelectual. Entende que são processos distintos e interdependentes e atribui papel significativo da linguagem na interação entre esses dois processos, já que é por meio da apropriação e internalização da linguagem que o ser humano se desenvolve. ( ) Desenvolveu uma teorização onde o central era a compreensão de que a Inteligência e a vida têm em comum as funções de “Adaptação” e de “Organização”. ( ) Um dos principais representantes da Psicologia Marxista tem sua base filosófica e metodológica no Materialismo Dialético, e este compreende a essência da atividade humana e ( ) Entende que todos os seres vivos devem necessariamente realizar adaptações ao mundo, à natureza, ao ambiente. Este processo ocorre na dimensão do desenvolvimento, particularmente do desenvolvimento da inteligência, que é também para ele uma função biológica. ( ) A adaptação vital vai se constituir através de dois mecanismos: a assimilação e a acomodação, dois invariantes funcionais presentes em todo ato de inteligência. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta da segunda coluna de cima para baixo:

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