Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q624896

As suprarrenais, também conhecidas como adrenais, são glândulas que, como seu próprio nome diz, localizam-se acima dos rins. As adrenais exercem funções importantes no organismo por meio da produção de hormônios. Dessa forma, analise as assertivas:

I. As glândulas suprarrenais são pequenos corpos amarelados e achatados. Secretam vários hormônios, entre eles Cortisol, Adrenalina, Aldosterona, Adrogênios e Estrogênios.
II. Cortisol: é o chamado hormônio do estresse, e uma de suas principais funções é garantir a saída de glicose do nosso organismo, pois esta não é necessária para manter as funções do organismo.
III. Adrenalina: hormônio do estresse. Quando liberado, diminui a frequência cardíaca, a pressão arterial e o aporte do sangue para os músculos, aumenta a glicose disponível para as células e dilata as pupilas.
IV. Aldosterona: age no rim controlando os níveis de sódio e potássio na urina e no sangue. É um dos principais hormônios no controle da pressão arterial.

Estão corretas:

Carregando...
Q624904

A Portaria n. 204, de 17 de fevereiro de 2016, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, nos termos do anexo, e dá outras providências. Dentre as doenças, agravos e eventos de saúde pública apresentados a seguir, indique qual alternativa não contém apenas casos de notificação compulsória.

Carregando...
Q624891

O caderno de atenção básica n. 13, que trata sobre o “Controle dos Cânceres de colo de útero e de mama”, do ano 2013, cita recomendações no rastreamento dos cânceres de colo de útero e de mama. Entre as atribuições do auxiliar/técnico de enfermagem pode-se citar, exceto:

Carregando...
Q624895

Considerando-se os cuidados gerais no preparo e na administração de medicamentos, deve-se:

Carregando...
Q624903

A estrutura da Rede de Frio permeia as três esferas administrativas, organizando-se em instâncias com fluxos de distribuição e armazenamento basicamente verticalizados. Dessa forma, indique a opção que cita as instâncias que fazem parte desse Sistema obedecendo à hierarquia.

Carregando...
Q624894

Com a finalidade de promover práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde, o Ministério da Saúde e a Anvisa, em parceria com Fiocruz e Fhemig, desenvolveram o Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos. Considerando as diretrizes que regem a segurança do paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. A equipe de enfermagem tem seguido tradicionalmente os cinco certos na administração de medicamentos, e, mais recentemente, foram introduzidos mais dois certos, configurando-se em “os sete certos na administração de medicamentos".
II. Os sete certos na administração de medicamentos consistem em: paciente certo; medicamento certo; via certa; hora certa; dose certa; documentação certa (registro certo); e razão.
III. Recente artigo identifica nove certos para a administração de medicamentos, são eles: paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa, registro certo, ação certa, forma certa e resposta certa.
IV. É recomendável que as unidades de saúde instituam a prática de dupla checagem por dois profissionais para os cálculos de diluição e administração de medicamentos potencialmente perigosos ou medicamentos de alta vigilância.

É correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q624899

Paciente relata que há dois meses iniciou quadro de artralgia e calor em joelho esquerdo, sem rigidez ou crepitação associadas. Em um episódio de algia aguda o médico lhe prescreveu Dexametasona 8 mg EV, porém na Estratégia de Saúde da Família está disponível um frasco ampola de Dexametasona 4 mg/mL em frasco de 2,5 ml. Assinale a alternativa que indica a quantidade de ml a ser administrada.

Carregando...
Q624902

A Hanseníase é uma doença causada por um parasita intracelular obrigatório, com afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos, que se instala no organismo da pessoa infectada, podendo se multiplicar. O tempo de multiplicação do bacilo é lento, podendo durar, em média, de 11 a 16 dias. Indique qual é o patógeno que causa a Hanseníase.

Carregando...
Q624893

Em 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um manual sobre a higienização das mãos nos vários cenários da assistência à saúde. Considerando a semiotécnica da higienização das mãos e as diretrizes que regem a segurança do paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. A higienização das mãos engloba higienização simples, higienização antisséptica, fricção antisséptica com preparação alcoólica e antissepsia cirúrgica.
II. Para a higienização simples das mãos em local onde haja possibilidade de exposição a agente biológico, é facultativa a existência de lavatório exclusivo provido de água corrente, álcool, toalha descartável ou de tecido e lixeira com sistema de abertura com contato manual.
III. Os cinco momentos para a higienização das mãos são: antes de contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após contato com o paciente; após contato com áreas próximas ao paciente.
IV. Em geral, a higienização com sabonete líquido remove a microbiota transitória, tornando as mãos limpas. Esse nível de descontaminação é suficiente para os contatos sociais em geral e para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.

É correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q624898

A identificação do paciente é prática indispensável para garantir a segurança do paciente em qualquer ambiente de cuidado à saúde, incluindo, por exemplo, unidades de pronto atendimento, coleta de exames laboratoriais e atendimento domiciliar e em ambulatórios. Marque [V] para verdadeiro e [F] para falso sobre as afirmações referentes às medidas de segurança na identificação do paciente:

( ) Desenvolva formas para igualar pacientes com o mesmo nome.
( ) Encoraje o paciente e a família a participar de todas as fases do processo de identificação e esclareça sua importância.
( ) Realize a identificação dos frascos de amostra de exames na presença do paciente, com identificações que permaneçam nos frascos durante todas as fases de análise (pré-analítica, analítica e pós-analítica).
( ) Confirme a identificação do paciente na pulseira, na prescrição médica e no rótulo do medicamento/hemocomponente antes de sua administração.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Carregando...
Q624901

O Artigo 2º da Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, cita que “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.” A referida Lei dispõe sobre:

Carregando...
Q624892

A Resolução Cofen n. 358, de 15 de outubro de 2009, dispõe sobre a sistematização da assistência de enfermagem e a implementação do processo de enfermagem em ambientes, públicos ou privados. Indique qual opção é verdadeira.

Carregando...
Q624900

A eclampsia trata-se de uma toxemia gravídica com convulsões. A eclampsia está relacionada a qual das patologias de base?

Carregando...
Q624905

A variedade de materiais utilizados nos estabelecimentos de saúde pode ser classificada segundo riscos potenciais de transmissão de infecções para os pacientes em três categorias: críticos, semicríticos e não críticos. De acordo com a classificação de artigos segundo o risco e potencial de contaminação, assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) A
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282