Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 20 de 20 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 20
Questões por página:
Q611585

Zimerman (1998), ao discorrer sobre os grupos psicoterapêuticos, descreve diferentes orientações teóricas utilizadas no trabalho grupal, denominadas pelo autor por quatro correntes.

Relativamente às quatro correntes teóricas nas quais os grupos psicoterapêuticos podem se fundamentar teoricamente, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q611572

O Código de Ética do Psicólogo em vigência estabelece que:

I. Nos documentos referentes à atuação em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará apenas as informações necessárias para que sejam cumpridos os objetivos do seu trabalho.

II. Em atendimentos prestados à criança, ao adolescente ou ao interdito, o psicólogo deverá comunicar integralmente aos responsáveis as informações obtidas.

III. Instrumentos e técnicas psicológicas não podem ser divulgadas, ensinadas, cedidas, emprestadas ou vendidas a leigos.

IV. Ao participar de atividades em veículos de comunicação, o psicólogo deve zelar para que as informações prestadas disseminem o conhecimento a respeito das atribuições, da base científica e do papel social da profissão.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.

Carregando...
Q611577

Pacientes com depressão melancólica, histórico de doença psiquiátrica grave, com tentativas anteriores de suicídio, pacientes em estado terminal ou com falta de apoio familiar consistente podem apresentar risco aumentado para suicídio.

Em contexto hospitalar, o psicólogo em contato com um paciente com tais características deve avaliar se o paciente apresenta ideação suicida, se tem planos suicidas e se tem meios para realizar esses planos.

Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta do psicólogo, ao diagnosticar risco aumentado para suicídio.

Carregando...
Q611584

Freud (1924), no texto “A perda da realidade na neurose e na psicose", aborda as características que diferenciam uma neurose de uma psicose.

A partir dessa consideração e das características da neurose e da psicose em relação à realidade, marque ( V ) Verdadeiro ou ( F ) Falso, para as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

(___) Na neurose, o ego, em sua dependência da realidade, suprimi um fragmento do id (da vida instintual).

(___) É decisivo na neurose a predominância da influência da realidade na vida mental do sujeito.

(___) Na psicose, o ego, a serviço do id, se afasta totalmente da realidade.

(___) Na psicose, tem-se como fator decisivo a predominância do id.

Carregando...
Q611589

Para Cunha (2000), o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos, mas que não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com foco na existência ou não de patologia.

Com base nos conceitos do processo do psicodiagnóstico, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos passos do diagnóstico (modelo psicológico de natureza clínica), segundo a autora.

Carregando...
GABARITO:

  • 16) A
  • 17) D
  • 18) A
  • 19) C
  • 20) A
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282