Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 25 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766802

A Norma Regulamentadora (NR) 1, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, traz disposições gerais sobre esse tipo de norma. Com base nessa NR, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Cabe ao empregado submeter-se aos exames médicos previstos nas NRs. II. Cabe ao empregador elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho. III. Cabe ao empregado informar ao empregador os resultados dos exames médicos periódicos aos quais foi submetido. IV. Cabe ao empregado elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho. V. A recusa injustificada por parte do empregado em utilizar equipamentos de proteção individual fornecidos pelo empregador é considerada ato faltoso.

Carregando...
Q766807

Em relação à Norma Regulamentadora 32 (Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde), mais especificamente no que tange ao risco biológico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Todos os trabalhadores com possibilidade de exposição a agentes biológicos devem utilizar vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto. II. A vestimenta de trabalho adequada deve ser fornecida sem ônus para o empregado. III. Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais, exceto quando em saídas para alimentação do próprio trabalhador. IV. Todo trabalhador exposto a riscos biológicos não pode ser exposto a outro(s) risco(s) concomitantemente(s). V. Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes não são os responsáveis pelo seu descarte.

Carregando...
Q766819

Analise os itens abaixo e identifique os que correspondem a atividades e operações perigosas, de acordo com a Norma Regulamentadora 16. Em seguida, assinale a alternativa correta. I. Operações de transporte de explosivos. II. Atividades ou operações que impliquem exposição dos profissionais de segurança pessoal ou patrimonial a roubos ou outras espécies de violência física. III. Atividades que envolvam o manuseio de ácido sulfúrico.

Carregando...
Q766826

Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios e salas de desenvolvimento ou análise de projetos, recomendam-se algumas condições de conforto. De acordo com a Norma Regulamentadora 17 (Ergonomia), qual é a temperatura efetiva recomendada para esses ambientes?

Carregando...
Q766821

De acordo com a Norma Regulamentadora 17 (Ergonomia), assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766814

Qual é o ruído máximo diário a que um trabalhador pode ficar exposto por quatro horas sem as devidas proteções?

Carregando...
Q766806

Em relação à Norma Regulamentadora 6 (Equipamentos de proteção individual – EPIs), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Cabe ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho emitir ou renovar o Certificado de Aprovação e o cadastro de fabricante ou importador, bem como fiscalizar a qualidade dos EPIs. II. Capacete, óculos, protetor facial e balaclava são proteções para a cabeça. III. Todo EPI deverá apresentar em caracteres indeléveis e bem visíveis o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do Certificado de Aprovação (CA), ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA. IV. Cabe ao empregador, quanto ao EPI, comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego qualquer irregularidade observada. V. Nas empresas desobrigadas a constituir o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, cabe ao empregador selecionar o EPI adequado ao risco, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ou, na falta desta, um trabalhador designado.

Carregando...
Q766820

A Norma Regulamentadora (NR) 10 estabelece requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Com base nessa NR, assinale a alternativa que lista, na ordem correta, os procedimentos necessários para que sejam consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho.

Carregando...
Q766825

Em relação à Norma Regulamentadora 15 (Atividades e operações insalubres), assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766818

Segundo a Norma Regulamentadora (NR) 9 (Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA), considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico. De acordo com a NR citada, qual é o nível de ação para o ruído conforme o critério estabelecido na NR 15, Anexo I, item 6?

Carregando...
Q766813

A Norma Regulamentadora (NR) 6, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, trata de equipamentos de proteção individual (EPIs). Com base nessa NR, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766805

Em relação à Norma Regulamentadora 15 (Atividades e operações insalubres) e seus anexos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O critério de dobra dos limites de tolerância de exposição para o risco ambiental ruído (contínuo ou intermitente) é cinco. II. O frio é um agente de risco cuja análise para insalubridade é quantitativa. III. A insalubridade é um adicional que incide sobre o salário total do trabalhador. IV. A insalubridade em grau máximo equivale a 20% do salário mínimo regional. V. O infravermelho é considerado radiação não ionizante para fins de concessão de insalubridade.

Carregando...
Q766812

De acordo com a Norma Regulamentadora 4, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT):

Carregando...
Q766817

Conforme expresso na Norma Regulamentadora 6 (Equipamentos de proteção individual – EPIs), em qual(is) circunstância(s) abaixo a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento? Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I. Sempre que as medidas de ordem geral não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho. II. Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas. III. Para atender a situações de emergência.

Carregando...
Q766824

Segundo a Norma Regulamentadora 18 (Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), que inclui, entre outros documentos, o memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, o projeto de execução das proteções coletivas e a especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas, deve ser elaborado e cumprido nos estabelecimentos com 20 ou mais trabalhadores. II. Os taludes instáveis com altura superior a 1,75 m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para esse fim. A localização do vestiário deve ser próxima aos alojamentos e/ou à saída da obra, sem ligação direta ao local destinado às refeições. Deve possuir área de ventilação correspondente a 1/10 da área do piso, armários individuais e bancos com largura mínima de 30 cm, em número suficiente para atender a todos os usuários. III. A localização do vestiário deve ser próxima aos alojamentos e/ou à saída da obra, sem ligação direta ao local destinado às refeições. Deve possuir área de ventilação correspondente a 1/10 da área do piso, armários individuais e bancos com largura mínima de 30 cm, em número suficiente para atender a todos os usuários. IV. As instalações sanitárias devem ser constituídas de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de um conjunto para cada 20 trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de uma unidade para cada 10 trabalhadores ou fração, não sendo permitido um deslocamento superior a 250 m do posto de trabalho aos gabinetes sanitários, mictórios e lavatórios. V. Em todo perímetro de construções com mais de quatro pavimentos é obrigatório instalar uma plataforma de proteção na primeira laje, a ser retirada somente quando o revestimento externo acima dela estiver concluído, com dimensões mínimas de 2,50 m na projeção horizontal e complemento de 0,80 m inclinado em 45º. Acima dela devem ser instaladas plataformas secundárias a cada três lajes, com no mínimo 1,40 m de balanço e complemento de 0,80 m inclinado em 45º.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) E
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889