Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Abaixo está a declaração de princípios que marca o surgimento da assessoria de imprensa e das relações públicas, em forma de carta aos editores:

Sobre a Carta de princípios, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Provas: UFSC - 2019 - UFSC - Jornalista
Disciplina:

Jornalismo

- Assuntos: Reportagem

A escolha que o jornalista faz entre o que merece e o que não merece ser reportado tem sido muito estudada nas últimas décadas, e assim se definiu um conjunto de diretrizes chamadas de “valores notícia”. Nesse contexto, existe a máxima de que “as más notícias são as melhores notícias”. A explicação para tal máxima é que:

Carregando...

A comunicação organizacional, segundo Margarida Kunsch (2003), deve seguir uma filosofia da comunicação integrada, em que há a convergência das diversas áreas e a atuação sinérgica das diversas modalidades de comunicação (institucional, mercadológica, interna e administrativa). Assinale a alternativa que lista apenas instrumentos da comunicação institucional.

Carregando...
Provas: UFSC - 2019 - UFSC - Jornalista
Disciplina:

Jornalismo

- Assuntos: Reportagem

A entrevista é o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo. É uma expansão da consulta às fontes, geralmente com o objetivo de coletar interpretações e reconstituir os fatos. Existem diversos tipos de entrevistas. Que nome se dá às entrevistas que não visam a um tema específico, mas sim à figura do entrevistado, à representação de mundo que ele constrói a partir de seus depoimentos e impressões?

Carregando...

Sobre a necessidade de o conhecimento científico ser disseminado para evitar os males causados pela pseudociência, leia com atenção o texto a seguir e assinale a alternativa correta.


Carregando...

A Teoria da Ação Pessoal ou do Gatekeeper foi elaborada em 1950, por David Manning White, a partir de uma análise de caso na seleção de notícias. Sobre essa teoria é correto afirmar que:

Carregando...

Sobre as características do jornalismo baseado na internet, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Provas: UFSC - 2019 - UFSC - Jornalista
Disciplina:

Jornalismo

- Assuntos: Notícia

O problema da objetividade na reportagem produz debates acalorados sobre a política da comunicação. Dada a imprecisão do termo, qualquer órgão editorial pode ser acusado de falta de objetividade, e a acusação de parcialidade é parte permanente do repertório de lutas entre os meios de comunicação e os políticos. Qual dos conjuntos abaixo reúne procedimentos comumente usados por jornalistas para reduzir o risco da parcialidade informativa?

Carregando...

No livro “O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo” (2012), Adelmo Genro Filho revisita alguns autores em relação ao que chama de “crítica da ideologia da objetividade” para argumentar sobre o que seria o segredo da pirâmide ou a essência do jornalismo. Sobre esses argumentos, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) A notícia é a unidade básica de informação do jornalismo e só pode ser feita de modo objetivo, ignorando a subjetividade do jornalista. ( ) A “ideologia da objetividade” a que o autor se refere diz respeito ao mito da “informação objetiva”. ( ) O jornalismo tem uma maneira própria de perceber e produzir “seus fatos” que são objeto das notícias, pois são recortados e construídos obedecendo a determinações ao mesmo tempo objetivas e subjetivas. ( ) A “objetividade jornalística” não possui qualquer relação com o que o autor chama de “ideologia burguesa”. ( ) Sobre a tese da “pirâmide invertida”, que ilustra a notícia do grau “mais importante” para o “menos importante”, Genro Filho diz que o segredo da pirâmide é que ela não deveria estar invertida, mas sim assentada sobre sua base, pois a notícia caminha do singular para o particular, do cume para a base.

Carregando...

Leia com atenção o texto a seguir e assinale a alternativa correta.

Carregando...

Uma das principais ferramentas de assessoria de imprensa é o release. Sobre essa ferramenta, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O termo release vem do inglês press release e significa “material liberado para a imprensa”. ( ) No Brasil, durante o Regime Militar, o release teve uso amplamente disseminado nos órgãos públicos. ( ) O release deve ter um bom texto, na estrutura jornalística (título, lide e formato de pirâmide invertida). ( ) Devem-se elaborar releases exclusivos para cada veículo jornalístico em todas as situações em que for necessário ampliar a divulgação da organização assessorada. ( ) A qualidade do release está relacionada ao interesse que possa gerar no público do veículo.

Carregando...

A Teoria da Agenda ou do Agendamento (Agenda-setting) ficou popularizada a partir do artigo “The agenda setting function of mass media”, publicado em 1972 por Maxwell E. McCombs e Donald L. Shaw, em estudo sobre a influência da mídia, em especial as mídias jornalísticas, na direção da opinião pública. Sobre essa teoria, assinale a alternativa correta.

Carregando...

No Brasil, diversos códigos de conduta balizam a ética profissional dos jornalistas. Entre estes está o Código de Ética e Autorregulamentação da Associação Nacional dos Jornais (ANJ). De acordo com esse documento, os jornais afiliados devem:

Carregando...

O gênero e o formato correspondentes à finalidade de avaliar os acontecimentos passíveis de controvérsia e expressá-los por meio de um texto assinado, com autoria, estão relacionados a qual das alternativas abaixo?

Carregando...

O filme “The Post: a guerra secreta” (2017, direção de Steven Spielberg) descreve os esforços para a publicação dos Pentagon Papers pela imprensa norte-americana. De acordo com a narrativa, o relatório confidencial sobre o envolvimento militar dos Estados Unidos na região do Vietnã entre 1945 e 1967 foi copiado irregularmente e vazado para órgãos de imprensa. Os vazamentos levados a cabo por Daniel Ellsberg e Anthony Russo eram a única fonte possível do documento. As informações apontavam para mentiras do governo americano sobre a situação geopolítica na Ásia naquele período. A publicação de material em situação similar à descrita acima, em relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, publicado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj):

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282