Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 4 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Com relação às estimativas contábeis, há situações em que elas geram risco de distorção relevante mais baixo. Identifique quais dos itens abaixo descrevem situações desse tipo e assinale a alternativa correta. I. Estimativas contábeis de entidade com atividades de negócios que não são complexas. II. Estimativas contábeis elaboradas e atualizadas com frequência por estarem relacionadas com transações rotineiras. III. Estimativa contábil do valor justo em que o método de mensuração determinado pela estrutura de relatório financeiro aplicável é simples e facilmente aplicado ao ativo ou passivo que requer mensuração do valor justo. IV. Estimativas contábeis do valor justo para instrumentos financeiros derivativos não negociados em bolsa. V. Estimativa contábil do valor justo em que o modelo usado para mensurar a estimativa contábil é bem conhecido ou geralmente aceito, desde que as premissas ou os dados no modelo sejam observáveis.

Carregando...

A Cia. Minerva é uma empresa que comercializa mercadorias com vieses sustentáveis. Abaixo é apresentada a Demonstração do Resultado da companhia referente aos exercícios de 2016 e 2017.

Segundo os dados apresentados, referentes à Demonstração do Resultado de 2016 e 2017, assinale a alternativa que representa a variação do EBITDA do ano de 2016 para 2017.

Carregando...

Sobre a classificação da receita orçamentária, numere a coluna 2 identificando as origens das receitas correntes, listadas na coluna 1, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...

A Cia. Relax negocia roupas, situa-se em um país onde não há inflação e onde não há qualquer espécie de tributação e encerra seus exercícios sociais a cada 31/dez. O estatuto social da Relax prevê uma única destinação para o lucro líquido de cada exercício: 10% para dividendos, que sempre são pagos no exercício seguinte.

Desde que foi constituída, a Cia. Relax sempre apurou lucros em todos os seus exercícios sociais. Sabe-se que todas as operações efetuadas até 31/dez./15 foram corretamente registradas e que, inclusive, foram corretamente preparadas as demonstrações contábeis relativas ao exercício de 2015.

No início de 2016, a Cia. Relax contratou um novo contador, não muito experiente. Ele registrou as operações de 2016 da empresa. No final de 2016, o contador apurou um lucro líquido (relativo a 2016). Desse lucro, o contador destinou a parcela para dividendos (registrando a dívida no passivo). Finalmente, elaborou as demonstrações contábeis relativas ao exercício social que se encerrou em 31/dez./16 (o balanço patrimonial de 31/dez./16, a demonstração do resultado do exercício de 2016 e assim por diante).

Logo no início de 2017, o contador lhe mostra o balanço patrimonial de 31/dez./16 da Cia. Relax, que ele preparou. Tal balanço patrimonial apresenta os seguintes valores:


No balanço de 31/dez./16, apresentado pelo contador, o valor do patrimônio líquido realmente é a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo, ou seja, PL = A - P. Outrossim, as demonstrações contábeis por ele preparadas estão em perfeita consonância entre si, inclusive com as relativas ao exercício social que se encerrou em 31/dez./15.

Logo após, você tem a oportunidade de examinar todas as operações realizadas pela Cia. Relax no decorrer de 2016. De seu exame você conclui que:

• o valor do ativo do balanço patrimonial de 31/dez./16 (o apresentado pelo contador) está errado, pois não foram contabilizados $ 60 de depreciação efetivamente ocorrida durante 2016;

• no valor do passivo do balanço patrimonial de 31/dez./16 (o apresentado pelo contador) não está incluída uma dívida de $ 200 relativa ao aluguel do mês de dez./16, que realmente a Cia. Relax ficou devendo.

Você verifica que, mesmo que tais erros não tivessem sido cometidos, ainda assim a Cia. Relax teria apresentado um excelente lucro líquido em 2016. Com base nas informações contidas no enunciado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282