Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q665953

Segundo o Texto 3, é correto afirmar que:

Carregando...
Q665946

A esfera que caracteriza a circulação à qual pertence o gênero do Texto 1 é a:

Carregando...
Q665958

Considerando a sequência textual abaixo e a norma padrão escrita, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

Quando eu chegar à universidade e avistar o tamanho do campus, ficarei encantado, absorto por tudo aquilo que me espera.

I. Ao se substituir os verbos “chegar" e “avistar" por “vir" e “ver", estes devem flexionar-se em “vir" e “ver", respectivamente.

II. Ao se substituir os verbos “chegar" e “avistar" por “vir" e “ver", estes devem flexionar-se em “vier" e “vir", respectivamente.

III. Ao se substituir os verbos “chegar" e “avistar" por “vir" e “ver", estes devem flexionar-se em “vim" e “vê", respectivamente.

IV.O termo “absorto" por ser substituído por “extasiado" sem prejuízo de significação.

V. A palavra “quando" exerce a função de conjunção subordinativa adverbial temporal.

Carregando...
Q665945

Com base no Texto 1 e conforme a norma padrão escrita, é correto afirmar que:

Carregando...
Q665957

Identifique as afirmativas em que o termo destacado corresponde ao sujeito da frase e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. “Pesquisas científicas conduzidas nos últimos anos têm confirmado a importância e os benefícios cognitivos de aprender novos idiomas." (linhas 01 e 02)

II. “Além de poder assimilar outra linguagem e sua cultura, as vantagens de estudar idiomas envolvem o desenvolvimento da memória [...]." (linhas 02 e 03)

III. “Entre adultos que falam duas ou mais línguas, os sintomas só começam aos 75,5." (linhas 18 e 19)

IV. “Publicado pelo periódico Psychological Science, um estudo da Universidade de Chicago sugere que o processo de raciocinar em outro idioma ajuda a diminuir inconsistências cognitivas e melhora o processo de tomada de decisão." (linhas 32 a 34)

V. “Uma pesquisa da Universidade de Pompeu Fabra, na Espanha, revelou que pessoas que falam mais de um idioma são mais observadoras e capazes de manter o foco sobre informações relevantes, filtrando o que não for tão importante." (linhas 39 a 41)

Carregando...
Q665952

Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras “V” ou falsas “F”, de acordo com as informações do Texto 2, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O texto é constituído de linguagem verbovisual. ( ) Trata-se de um monólogo, uma vez que há apenas uma personagem. ( ) A participação da mãe é marcada predominantemente por linguagem verbal. ( ) Há mais de uma voz explicitamente marcada no texto.

Carregando...
Q665951

Com base no Texto 2 e na norma padrão escrita, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Os termos “mas”, “porque”, “se” e “e” (primeiro, segundo, terceiro e quarto balões, respectivamente) funcionam como elementos coesivos para relacionar o dado posto como o dado novo. II. A conjunção adversativa “mas” (primeiro balão) pode ser substituída por “e” sem prejuízo de significação. III. As grafias “por que” e “porque” (primeiro e segundo balões, respectivamente) são diferentes porque a primeira ocorrência não está no início da frase e a segunda está. IV.O termo “se” (terceiro balão) desempenha a função de conjunção subordinativa causal.

Carregando...
Q665956

Considere as seguintes sentenças, retiradas do Texto 3.

“Pesquisas científicas conduzidas nos últimos anos têm confirmado a importância e os benefícios cognitivos de aprender novos idiomas." (linhas 01 e 02)

“[...] e ainda ajudam a atrasar algumas doenças, como o Alzheimer." (linhas 04 e 05)

Entre adultos que falam duas ou mais línguas, os sintomas só começam aos 75,5." (linhas 18 e 19)

“Pessoas que sabem falar mais de um idioma, especialmente crianças, conseguem “deslocar" facilmente a atenção entre dois sistemas de fala e escrita." (linhas 09 e 10)

Os termos destacados pertencem, respectivamente, às seguintes classes de palavras:

Carregando...
Q665949

Assinale a alternativa que melhor exprime a ideia central do Texto 2.

Carregando...
Q665944

Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras “V” ou falsas “F” de acordo com o Texto 1 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O verbo “entreter” apresenta conjugação que pode levar ao erro à luz do padrão culto. ( ) A fala do sorveteiro pode ou não ser considerada um erro pela perspectiva da gramática normativa. ( ) O termo “mineirês” (linha 18) refere-se a uma variedade linguística típica de Minas Gerais. ( ) O texto trata do problema relacionado ao fato de o sorveteiro usar o verbo “entreter” com sentido equivocado. ( ) O que motivou a escrita do texto foi a saudade que o autor sentia da buzina do sorveteiro.

Carregando...
Q665950

Com base no Texto 2 e na norma padrão escrita, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O pronome “eu” tem o mesmo referente em todos os balões. II. O pronome “eu” exerce a função de sujeito da oração em todos os balões. III. O Texto 2 é um exemplo do gênero “tira” ou “tirinha”. IV.A principal função do destaque aos termos “mãe” (segundo balão) e “filha” (terceiro balão) é evitar que o leitor fique em dúvida de quem é a voz naquele quadro.

Carregando...
Q665948

Com base no Texto 1 e na norma padrão escrita, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Os termos “Todavia” (linha 13) e “assim” (linha 17) podem ser substituídos sem prejuízo de significado por “Contudo” e “desse modo”, respectivamente. II. As duas ocorrências da palavra “que” (linha 17) correspondem a, nesta ordem, conjunção integrante e pronome. III. Em “lá” (linha 04) e “ele” (linha 13) ocorre coesão lexical por elipse. IV. Os verbos bitransitivos flexionam-se de dois modos distintos ao mesmo tempo.

Carregando...
Q665955

De acordo com a norma padrão escrita da língua portuguesa, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras “V" ou falsas “F" e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Em “Pessoas que sabem falar mais de um idioma" (linha 09), o pronome “que" restringe o conjunto de pessoas com a capacidade de “deslocar" a atenção entre os sistemas de fala e escrita.

( ) Na frase “Pesquisas científicas conduzidas nos últimos anos têm confirmado a importância e os benefícios cognitivos de aprender novos idiomas" (linhas 01 e 02) a expressão destacada exerce a função de complemento nominal.

( ) Em “os resultados demonstram que, para adultos que só falam uma língua, a idade média para os primeiros sinais de demência começarem a se manifestar é 71,4" (linha 16 a 18), os dois “que" destacados têm a mesma função sintática.

( ) A voz verbal na frase “Vários estudos sobre o assunto foram conduzidos" (linha 16) é classificada como passiva analítica.

( ) Na frase “As pesquisas também consideraram fatores como escolaridade, nível de renda, sexo e saúde física, mas esses aspectos não alteraram os resultados" (linhas 19 a 21), a conjunção destacada introduz uma frase explicativa.

Carregando...
Q665947

Considerando o trecho abaixo, transcrito do Texto 1, analise as afirmativas apresentadas na sequência, conforme a norma padrão escrita, e assinale a alternativa correta. – Leve este, menino! Ele “enterte” mais... (linha 10) I. O verbo “entreter” deveria estar flexionado na forma “entrete”. II. A flexão de “entreter” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo é “entretém”. III. O pronome pessoal retoma o pronome demonstrativo. IV.O termo “ele” retoma o substantivo “menino”.

Carregando...
Q665954

Em relação ao Texto 3, é correto afirmar que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282