Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 26 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q655055

Excipientes são substâncias naturais ou sintéticas utilizadas em uma formulação farmacêutica, com o objetivo de aumentar sua estabilidade, melhorar suas propriedades biofarmacêuticas ou facilitar o processo de produção.

Associe o excipiente descrito na coluna I com a sua definição apresentada na coluna II.

Carregando...
Q655067

De acordo com a terminologia relacionada à segurança de medicamentos, associe CORRETAMENTE os termos descritos na coluna I com os conceitos apresentados na coluna II.


Carregando...
Q655079

Uma solução de furosemida a 0,002% (p/V) apresenta transmitância de 6,92% quando medida em cubeta com caminho óptico de 1 cm, no comprimento de onda de 271 nm. Marque a opção que indica CORRETAMENTE os valores de absorvância da solução e a absortividade específica da furosemida nesse comprimento de onda.

Carregando...
Q655081

O Sistema Métrico Internacional (SI) adota o “Becquerel” como unidade de atividade de uma fonte radioativa, em substituição ao Curie (Ci). Sabendo-se que 1 Bq = 2,70 x 10-11 Ci e que a atividade de uma fonte é 300.000 Ci, qual será a atividade dessa mesma fonte no Sistema Internacional?

Carregando...
Q655062

Fármacos antidepressivos são aqueles utilizados no tratamento de um conjunto de distúrbios relacionados à ansiedade, tais como síndrome de pânico, fobias graves, distúrbios de ansiedade generalizada, de ansiedade social, de estresse pós-traumático e obsessivo-compulsivo. Sobre os fármacos antidepressivos é correto afirmar que, EXCETO:

Carregando...
Q655061

Corticosteroide é o nome dado a um grupo de hormônios esteroides produzidos pelas glândulas suprarrenais ou a seus derivados sintéticos. Considere as seguintes afirmativas sobre os corticosteroides, assinale “V” Verdadeiro ou “F” Falso e, a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Os corticosteroides exercem efeitos profundos sobre o metabolismo dos carboidratos e das proteínas. ( ) Os corticosteroides alteram profundamente as respostas imunes dos linfócitos, mas não o número dessas células. ( ) A insuficiência suprarrenal aguda pode ser uma consequência da interrupção abrupta do uso de um fármaco corticosteroide.

Carregando...
Q655066

De acordo com o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), farmacovigilância é definida como “a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos”. Dentro desse conceito, assinale “V” Verdadeiro ou “F” Falso para as afirmativas abaixo e, a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) A vigilância passiva compreende a coleta e a análise de dados provenientes das notificações de suspeitas de eventos adversos a medicamentos (EAM). ( ) Segundo recomendação da OMS, o formulário utilizado para notificação espontânea de um evento médico adverso causado por um medicamento deve conter, no mínimo, os dados do paciente, o evento adverso e as informações sobre o medicamento suspeito. ( ) A vigilância ativa envolve o monitoramento de eventos relacionados à utilização de medicamentos e é realizada a partir da identificação dos pacientes por meio de dados provenientes de prescrição eletrônica ou banco de dados de sistemas de saúde. ( ) Atualmente, a notificação espontânea é a principal fonte de informações em sistemas de farmacovigilância. Nesse tipo de notificação, outros problemas relacionados a medicamentos devem ser notificados apenas quando se tenha certeza da relação entre o uso do produto farmacêutico e o seu efeito.

Carregando...
Q655073

Em relação à Farmacovigilância, é INCORRETO afirmar que

Carregando...
Q655078

Para o doseamento de cloridrato de amitriptilina em cápsulas por espectrofotometria de absorção no ultravioleta (segundo a Farmacopeia Brasileira 5ª edição), deve-se dissolver o fármaco em ácido clorídrico 0,1 M. Marque a opção que indica CORRETAMENTE o volume de ácido clorídrico concentrado (37% p/p) que deve ser utilizado para preparar 500 ml de uma solução de ácido clorídrico 0,1 M. Dados: - densidade do ácido clorídrico concentrado: 1,18 g/ml - massa molar do ácido clorídrico: 36,46 g/mol

Carregando...
Q655080

Os resíduos de serviços de saúde (RSS) são os resíduos resultantes de atividades exercidas por estabelecimentos geradores como, por exemplo, prestadores de assistência médica, odontológica, laboratorial, farmacêutica e instituições de pesquisas na área de saúde (humana ou animal), que, por suas características, necessitam de processos diferenciados no manejo, exigindo ou não tratamento prévio para a disposição final. Buscando a segurança de todos os envolvidos, desde os trabalhadores de saúde até a população em geral, um programa (PGRSS) deve ser elaborado para o manejo desses resíduos e sua disposição final. Em relação ao PGRSS, assinale dentre as afirmativas abaixo a opção INCORRETA.

Carregando...
Q655059

A Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014, publicada pelo Conselho Federal de Farmácia, dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares. No seu anexo III, estão estabelecidas as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares.

Todas as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:

Carregando...
Q655072

Os ensaios clínicos ou estudos de intervenção são estudos farmacoepidemiológicos nos quais a variável independente tem efeito presumidamente benéfico e pode ser um fármaco ou um novo procedimento preventivo ou terapêutico. Se um fármaco possui atividade terapêutica, são conduzidos ensaios pré-clínicos em animais quando, após comprovação de segurança e eficácia, serão submetidos a diferentes fases de ensaios clínicos, respeitando uma série de princípios éticos, definidos internacionalmente. Com relação a esses ensaios clínicos, assinale a afirmativa INCORRETA.

Carregando...
Q655077

Todas as alternativas abaixo apresentam relação correta entre a forma farmacêutica e os testes de controle de qualidade exigidos na Farmacopéia Brasileira 5ª edição, EXCETO:

Carregando...
Q655060

Ainda de acordo com a Resolução nº 596 de 21 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, são práticas vedadas a todos os farmacêuticos, atuantes na iniciativa privada e no serviço público, EXCETO:

Carregando...
Q655058

As preparações magistrais no Brasil devem seguir as diretrizes da RDC 67/2007, publicada pela ANVISA. Acerca dessa norma, assinale a opção CORRETA.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) C
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282