Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 10 de 10 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 10
Questões por página:
Q697278

O custo anual por aluno universitário depende do curso, em razão de utilização de recursos diversos, tais como laboratórios e equipamentos. Considere o número de alunos e o custo por aluno em 3 cursos de graduação de uma universidade como dados na tabela.

Essa Universidade obteve um acréscimo de 30% em seu orçamento anual total referente a esses 3 cursos, e pretende utilizar todo esse recurso adicional para aumentar o número de alunos dos referidos cursos. A Reitoria poderá adotar, para tanto, as opções indicadas nas alternativas, EXCETO:

Carregando...
Q697280

Uma pessoa tomou emprestado um capital C a uma taxa de juros mensal de 1%. Esse empréstimo será pago da seguinte maneira: ao final do primeiro mês serão pagos os juros referentes a esse mês e um décimo do valor original C tomado emprestado; ao final do segundo mês serão pagos os juros referentes a esse mês e mais um décimo do valor original C tomado emprestado, e assim sucessivamente, até a quitação total da dívida. O total de juros pago pelo tomador do empréstimo será:

Carregando...
Q697285

Uma ordem total em um conjunto A é colocar todos os elementos de A em uma fila, isto é, tem-se o primeiro elemento, o segundo sucedendo o primeiro elemento, e assim por adiante. Essa ordem total permite definir uma ordem total no produto cartesiano denominada ordem lexicográfica (o nome se deve ao fato de que essa ordem é precisamente a ordem observada das palavras em um dicionário). Para o caso do produto cartesiano A × A × A essa ordem é construída da seguinte forma: para dois elementos (a1 , b1 , c1) e (a2 , b2 , c2) tem-se:

- se a1 antecede a2, então o elemento (a2 , b2 , c2) sucede (a1 , b1 , c1);

- se a1 = a2 , então (a2 , b2 , c2) sucede (a1 , b1 , c1) se b1 antecede b2 ;

- se a1 = a2 e b1 = b2 , então (a2 , b2 , c2) sucede (a1 , b1 , c1) se c1 antecede c2 .

Se A = {Ψ, Φ,Ω} com a ordem de que Ψ é o primeiro elemento e é sucedido por Φ que, por sua vez, é sucedido por Ω, então, por exemplo, o elemento (Ψ, Ψ, Ψ) está na 1ª posição e o elemento Ψ, Ψ, Φ) está na 2ª posição.

Sendo assim, a posição do elemento (Φ, Ψ, Φ) é:

Carregando...
Q697277

Um campo de futebol oficial (de acordo com as normas da FIFA) é uma área retangular com uma área mínima definida nas normas, e que pode ter seu lado menor no mínimo igual a 70% de seu lado maior. Em um mapa com escala de 1:1000, tem-se representado um campo de futebol, cuja área, no mapa, é de 70 cm2 . Nesse campo, o lado menor é exatamente 70% do lado maior. A soma do comprimento dos lados desse campo é:

Carregando...
Q697284

A tabela mostra a distribuição de frequências do número de fotocópias realizadas em 90 dias úteis em um departamento da Universidade.

O relatório administrativo foi apresentado, no entanto, como se pode observar na tabela, falta frequência para um dos intervalos de valores. Para esse intervalo, a frequência percentual é:

Carregando...
Q697283

Numa universidade, chegou-se ao modelo para as probabilidades de ocorrência de, pelo menos, um acidente automobilístico no campus durante os dias da semana:

Por exemplo, no Domingo, há 0,02 de probabilidade de ocorrência de, pelo menos, um acidente automobilístico.

Suponha que os acidentes ocorram de maneira independente entre si. A probabilidade de que nenhum acidente ocorra em uma semana é:

Carregando...
Q697276

A equação definida para x ≠ 1 e x ≠ −1, possui 2 soluções, x1 e x2. O valor de x1 + x2 é:

Carregando...
Q697282

Uma pessoa está viajando com sua família, saindo do interior de São Paulo para férias numa praia. Durante a viagem, o carro trafegará em 3 tipos de trechos: um plano e de tráfego leve, outro em zona urbana com tráfego intenso, e mais um trecho final de serra com tráfego normal. A autonomia de um carro é a quantidade de quilômetros que ele percorre com 1 litro de combustível, e é dada em km/l. A autonomia do carro depende do trecho percorrido, e é sabido ser 20% a menos no trecho em zona urbana e 40% a menos no trecho de serra, ambas as porcentagens tomadas em consideração à autonomia em trecho plano. Sabe-se também que o percurso total da viagem será de 120 km, sendo que o trecho em zona urbana é 8% em relação ao trecho plano e que o trecho de serra é 1,5 vezes maior do que o trecho em zona urbana. O consumo total de combustível foi de 13 litros de combustível. A autonomia desse carro no trecho plano foi de:

Carregando...
Q697281

Os cientistas tentam modelar matematicamente a propagação de epidemias, sendo que, ultimamente, modelos que eram utilizados em epidemiologia são utilizados até para se entender a propagação de notícias falsas nas redes sociais. Um dos modelos mais simples utilizados em epidemiologia é semelhante ao modelo de juros compostos. O número inicial de doentes em uma dada população é n0. Se, a cada unidade de tempo, o número de doentes aumenta em 3%, então, as unidades de tempo em que o número de doentes será 10 vezes o número inicial n0 de doentes serão: (Considere que log10 103 = 2,0125).

Carregando...
Q697279

Os gráficos abaixo apresentam estatísticas de mortes por faixa etária na Síria e no Japão. A Síria enfrenta uma terrível guerra civil desde o ano de 2010.

As alternativas são corretas, segundo os gráficos, EXCETO:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) C
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282