Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 34 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q697362

Há modelos de inovação descritos nas alternativas. Assinale a alternativa que apresenta o Modelo Sistêmico de Inovação:

Carregando...
Q697350

Analise as proposições a seguir, referentes à especificação e à codificação de materiais:

I. A especificação de materiais propicia, entre outras, facilidades às tarefas de coleta de preços, cuidados no transporte, na identificação, na inspeção, na armazenagem e na preservação de materiais.

II. A codificação de materiais tem o objetivo de diminuir o número de itens no estoque, evitando a variedade de materiais de mesma classe.

III. Os planos de codificação seguem, de um modo geral, o mesmo princípio, dividindo os materiais em grupos e classes de materiais.

IV. O sistema de codificação decimal dos materiais divide o universo de materiais em grandes grupos, de acordo com sua estrutura, e é composta por 11 dígitos, sendo os últimos 4 dígitos para indicar a classe do material.

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q697348

“A avaliação do desempenho não é um fim em si mesma, mas um instrumento, um meio, uma ferramenta para melhorar os resultados dos recursos humanos da organização” (CHIAVENATO, p. 252). Para atender a esse propósito, a avaliação do desempenho procura alcançar uma variedade de objetivos, que se distinguem em fundamentais e intermediários. Assinale a alternativa que apresenta, a seguir, um objetivo fundamental desse tipo de avaliação.

Carregando...
Q697355

Analise as proposições a seguir, relacionadas à administração de estoques, e classifique-as como verdadeiras ou falsas.

( ) Estoques consomem recursos que impactam o resultado de uma organização.

( ) Quanto menor a quantidade comprada, menor será o custo total de estoques, otimizando o desempenho global da organização.

( ) A oferta de níveis de serviço próximos de 100% pode ter um custo extremamente alto para a organização, o que inviabilizaria suas atividades.

( ) O descarte de materiais inservíveis, obsoletos e sucatados objetiva, entre outros aspectos, reduzir custos de armazenagem e o valor das imobilizações em materiais.

( ) Material sucatado é o material que, embora em condições de utilização, não mais satisfaz às exigências da organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Carregando...
Q697343

“A administração pública, subjetivamente, é o conjunto de órgãos a serviço do Estado, e, objetivamente, é a expressão do Estado agindo in concreto para a satisfação de seus fins de conservação, de bem-estar individual dos cidadãos e de progresso social" (SANTOS, 2014, p.100).

Sabendo que a execução do serviço público pode ser realizada de forma direta (centralizada) ou de forma indireta (descentralizada), analise as afirmativas abaixo e classifique-as como verdadeira ou falsa.

( ) Autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e agências reguladoras são entidades da administração pública indireta.

( ) Concessão é um ato administrativo, com delegação precária do serviço público, que ocorre por meio do contrato de adesão.

( ) Permissão é a delegação da prestação do serviço público feita pelo poder concedente mediante concorrência.

( ) Autorização é um ato administrativo outorgado que garante a alguém o direito de realizar certa atividade material.

( ) Descentralização por outorga é aquela que transfere a titularidade e a execução do serviço público para terceiros.

( ) Desconcentração de funções se dá quando um ou poucos órgãos públicos executam as funções regidas por uma mesma administração.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Carregando...
Q697374

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal" (SÚMULA VINCULANTE 13, emitida pelo Supremo Tribunal Federal – STF).

O tratamento privilegiado e o nepotismo, dos quais trata o texto acima, ferem qual princípio constitucional?

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q697347

De acordo com Chiavenato (2009), os testes psicológicos referem-se ao conjunto de provas que se aplicam às pessoas para avaliar seu desenvolvimento mental, aptidões, habilidades e conhecimentos. Sobre a diferença entre aptidão e capacidade, analise as afirmativas abaixo e classifique-as como verdadeiras ou falsas.

( ) Aptidão é a habilidade adquirida para realizar determinada atividade ou tarefa.

( ) Capacidade é a disposição geral ou específica para o trabalho atual.

( ) Aptidão possibilita a colocação imediata em determinado cargo.

( ) Capacidade é o estado latente e potencial de comportamento.

( ) Aptidão é avaliada por meio de comparações.

( ) Aptidão permite prognosticar o futuro do candidato no cargo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Carregando...
Q697354

São características do inventário rotativo, EXCETO:

Carregando...
Q697359

Analise as proposições a seguir, relacionadas à licitação prevista na Lei 8.666/1993 e suas atualizações, e classifique-as como verdadeiras ou falsas:

( ) Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

( ) Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

( ) Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, escolhidos e convidados pela unidade administrativa, que manifestarem seu interesse com antecedência de até 48 (quarenta e oito) horas da apresentação das propostas.

( ) Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

( ) Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Carregando...
Q697361

Considere uma unidade de marcenaria de uma instituição pública que trabalha com 3 modelos de armários de madeira, denominados aqui de P1, P2 e P3, cujo tempo para ser produzido/montado é de 1 hora, 2 horas e 3 horas, respectivamente. Supondo que há uma disponibilidade total de 200 horas semanais de trabalho de pessoal envolvido na produção/montagem e que a proporção da demanda a ser atendida para os produtos P1, P2 e P3 é de 2:1:2, marque a alternativa que apresenta o total de unidades que poderão ser produzidas semanalmente, atendendo à proporção da demanda.

Carregando...
Q697373

Considerando o Anexo 3 da Lei 4.320 de 17/03/1964, que estabelece a natureza da receita, relacione a Coluna II com a Coluna I e registre o número correspondente:

Assinale a alternativa que apresenta na Coluna II a sequência CORRETA:

Carregando...
Q697342

“No novo e complexo ambiente em torno das políticas públicas, o gestor público necessita obter e processar muitas informações, dominar conhecimentos que coloquem no limite entre ser técnico e político, incentivando a tomada de decisões" (KANAANE; FIEL FILHO; FERREIRA, 2010, p. 05). Sobre as etapas de agenda, formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, é correto afirmar, EXCETO:

Carregando...
Q697366

De acordo com Peter e Machado (2014), o tipo de auditoria governamental que objetiva emitir parecer com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, convênios, acordos e ajustes, a probidade na aplicação dos recursos públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens do Estado ou a este confiados, refere-se à:

Carregando...
Q697341

Considerando os tipos de planejamento governamental listados por Santos (2014), relacione a Coluna II com a Coluna I e registre o número correspondente:

Assinale a alternativa que apresenta na COLUNA II a sequência CORRETA:

Carregando...
Q697346

Quanto aos tipos de iniciativas sociais listadas por Kotler e Keller (2012), relacione a Coluna II com a Coluna I e registre o número correspondente:

Assinale a alternativa que apresenta na COLUNA II a sequência CORRETA:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) C
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282