Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A maioria das crianças infectadas pelo HIV com AIDS e com doenças oportunistas ocasionadas pelo vírus se infecta por transmissão:

Carregando...

Na fase pré-natal são empregados vários procedimentos e condutas que devem ser realizados sistematicamente e avaliados no acompanhamento à gestante. Dentre os métodos empregados para calcular a idade gestacional, o enfermeiro deve saber que:

I - Quando a data e o período da última menstruação são conhecidos, deve-se proceder ao exame físico, medindo a altura uterina e posicionar o valor encontrado na curva de crescimento uterino.

II - Calcula-se a data provável do parto levando-se em consideração a duração média da gestação normal de 280 dias, a partir do dia da última menstruação, mediante a utilização de um calendário ou gestograma.

III - Quando a data da última menstruação é conhecida usa-se o calendário, contando-se o número de semanas a partir do 1º dia da última menstruação até a data da consulta.

IV - A data provável do parto corresponde ao final da 40º semana, contada a partir da data do 1º dia da última menstruação.

V - Quando a data da última menstruação é desconhecida, mas se conhece o período do mês em que ela ocorreu, se o período foi no início, meio ou final do mês, considerar como data da última menstruação os dias 5, 15 e 25, respectivamente.

Verifica-se que estão corretos:

Carregando...

As feridas quanto ao grau de contaminação devem ser:

I - As escoriações são um tipo de ferida superficial que atinge somente a pele e são produzidas pelo atrito de uma superfície áspera ou pontiaguda sobre ela.

II - Feridas superficiais atingem a pele, o tecido celular subcutâneo, as aponeuroses e os músculos, sem lesar estruturas profundas ou nobres como nervos, tendões, vasos de maior calibre, vísceras e ossos.

III - Feridas profundas atingem as estruturas profundas, às vezes, de importância vital.

IV - Feridas limpas são aquelas em que a contaminação bacteriana ocorre em nível máximo.

V - Feridas sujas ou poluídas apresentam-se com elevada contaminação evidente e de fácil dedução, a exemplo das feridas produzidas por acidentes de trabalho e de trânsito.

VI- Feridas infectadas evidencia a proliferação de microrganismos, levando a um processo infeccioso localizado, podendo estender-se aos tecidos vizinhos, formar novos focos à distância ou generalizar-se por todo o organismo.

Verifica-se que estão corretos:

Carregando...

A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. Os profissionais que virem a cometer infração prevista no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estarão sujeito às seguintes penalidades:

I – Advertência verbal e escrita.

II – Advertência verbal.

III – Advertência escrita.

IV – Multa.

V – Censura.

VI - Suspensão e cassação do direito ao exercício profissional.

Verifica-se que estão corretos:

Carregando...

Com relação ao câncer do colo do útero afirma-se que:

I - Na zona de transformação se localizam mais de 90% das lesões precursoras ou malignas do colo do útero.

II- É caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente (estroma) e podendo invadir estruturas e órgãos contíguos ou à distância.

III - As lesões clínicas podem ser únicas ou múltiplas, restritas ou difusas, de tamanho variável, planas ou exofíticas, sendo também conhecidas como condiloma acuminado, verruga genital ou crista de galo.

IV- As lesões precursoras do câncer do colo do útero são assintomáticas, podendo ser detectadas por meio da realização periódica do exame citopatológico e confirmadas pela colposcopia e exame histopatológico.

V - O toque vaginal não mostra qualquer alteração na forma, tamanho, consistência e mobilidade do colo do útero e estruturas subjacentes, exigindo-se, dessa maneira, os diagnósticos adequados.

Verifica-se que estão corretos:

Carregando...

Um Enfermeiro se depara com a necessidade de uso de algum tipo de emoliente para realizar a remoção de cerume por irrigação de paciente. No momento, o profissional dispõe de uma solução salina que apresenta contraindicação por meio da irrigação em relação à:

I – Otite aguda.

II – Paciente cooperativo.

III – Perfuração timpânica.

IV - História de cirurgia otológica.

Verifica-se que estão corretos:

Carregando...

No campo da saúde mental, preconizada pelo Ministério da Saúde, a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, condiz com o(a):

Carregando...

A Biossegurança em Saúde contribui substancialmente para a qualidade, promoção e proteção à saúde, assegurados nos princípios básicos do SUS. Assim, ações preventivas aos riscos de transmissão de agentes infecciosos aos clientes, pacientes e profissionais de saúde são extremamente necessários. Contudo, em relação aos Elementos de Proteção Individual, é correto afirmar que,

I - São considerados elementos de contenção primária ou barreiras primárias.

II – São barreiras utilizadas para eliminar a exposição da equipe, de outras pessoas e do meio ambiente aos agentes potencialmente perigosos.

III– As luvas de látex não são indicadas na proteção do contato com as membranas mucosas, lesões e em procedimentos que requeiram o uso de luvas estéreis.

IV– As máscaras N95 são recomendadas para proteção em ambientes hospitalares contra a presença de aero dispersóides e prevenção de disseminação de agentes de transmissão por via respiratória.

Verifica-se que estão corretos:

Carregando...

Na realização de procedimentos de exame físico um enfermeiro tem a necessidade de usar determinados instrumentos. Em relação à descrição destes instrumentos empregados no procedimento,

I- Paquímetro é empregado para verificar o movimento articular.

II- Goniômetro é empregado para avaliar o estado nutricional do cliente.

III- Nasoscópio é empregado para examinar as narinas.

IV- Transiluminador é empregado para examinar o conteúdo do seio paranasal, identificar hidrocefalia em uma criança ou identificar uma hidrocele escrotal.

Verifica-se que estão corretos:

Carregando...

A infecção por dengue pode ser assintomática ou causar doença cujo espectro inclui desde formas oligossintomáticas até quadros graves com choque com ou sem hemorragia, podendo evoluir para o óbito. Assim, dentre as afirmativas a seguir, assinale a que não é um sintoma da forma mais grave da dengue:

Carregando...

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno classifica-se:

I - Aleitamento materno exclusivo, quando a criança recebe somente leite direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.

II - Aleitamento materno predominante, quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

III - Aleitamento materno complementado, quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar.

IV– Aleitamento materno misto ou parcial, quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

V - Aleitamento materno, quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.

Verifica-se que estão corretos:

Carregando...

Tomando-se por evidências características e manifestações clínicas da hanseníase, é correto afirmar que a forma virchowiana ou lepromatosa, apresenta as manifestações clínicas:

I - A imunidade celular é nula e o bacilo se multiplica muito, levando a um quadro mais grave, com anestesia dos pés e mãos que favorecem os traumatismos e feridas que podem causar deformidades, atrofia muscular, inchaço das pernas e surgimento de lesões elevadas na pele (nódulos).

II - As lesões cutâneas caracterizam-se por placas infiltradas e nódulos (hansenomas), de coloração eritemato-acastanhada ou ferruginosa que podem se instalar também na mucosa oral.

III - Infiltração facial com madarose superciliar e ciliar, hansenomas nos pavilhões auriculares, espessamento e acentuação dos sulcos cutâneos, com ocorrência de comprometimento de maior número de troncos nervosos de forma simétrica.

IV - As lesões são poucas ou única, de limites bem definidos e um pouco elevados e com ausência de sensibilidade ou dormência, com o comprometimento simétrico de troncos nervosos, podendo causar dor, fraqueza e atrofia muscular. Trata-se da forma mais benigna e localizada, ocorrendo em pessoas com alta resistência ao bacilo.

Verifica-se que estão corretos:

Carregando...

Um enfermeiro, consciente de que os parâmetros dos Sinais Vitais, aferidos de forma seriada e correta, contribuem para a identificação dos diagnósticos de enfermagem, avaliação das intervenções implementadas e na tomada de decisões sobre a resposta do paciente à terapêutica, recorre às atuais Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, visando à adequada medição da pressão arterial nos pacientes acima de 18 anos, na medida casual de consultório, que é satisfatória quando:

Carregando...

O Sistema Único de Saúde (SUS) é formado ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder público. Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a execução de ações:

I - vigilância sanitária.

II - vigilância epidemiológica.

III - saúde do trabalhador.

IV - assistência terapêutica integral, exceto farmacêutica.

Verifica-se que estão corretos:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) B
  • 9) E
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) E
  • 13) B
  • 14) C
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282