Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 18 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

O transporte de alimentos, por exemplo, exige que seja feito em condições que protejam o produto da deterioração ou contaminação e, por conseguinte, protejam a saúde daqueles que vão consumir. Neste sentido, são vários os riscos que devem ser controlados pela Vigilância Sanitária, e conforme a sua fonte geradora a ANVISA estabelece em rol de classificação. Sendo, assim, o tipo de risco iatrogênico é aquele que:

Carregando...

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) foram criados pelo Ministério da Saúde, visando ampliar à capacidade de resposta à maior parte dos problemas de saúde da população na atenção básica. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família são equipes de:

Carregando...

Entre as diversas estruturas criadas pelo Estado para tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) uma realidade citam-se: estruturas de caráter financeira, político-organizacional e territorial. Sendo que, a estruturação territorial do SUS que vem sendo feita no Brasil, denomina-se:

Carregando...

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as “substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento da água", denomina-se:

Carregando...

Agência Nacional de Vigilância Sanitária adota que:

“o conjunto de medidas comportamentais dos profissionais de saúde visando à prevenção de contaminação cruzada entre o ambiente sujo e o ambiente limpo, na ausência de barreiras físicas", define-se:

Carregando...

As Redes de Atenção à Saúde (RASs), para serem efetivas, eficientes e de qualidade, devem estruturar-se com base nos seguintes fundamentos, EXCETO,

Carregando...

A atenção primária à saúde nas redes de atenção à saúde ampara-se com base em atributos e funções. Todavia,quanto às funções é correto afirmar que são:

Carregando...

A limpeza e a desinfecção são elementos que convergem para a sensação de bem-estar, segurança e conforto dos pacientes, profissionais e familiares nos serviços de saúde. Dentre os fatores que favorecem a contaminação do ambiente dos serviços de saúde, cita-se: I - Mãos dos profissionais de saúde em contato com as superfícies. II - Utilização de técnicas básicas pelos profissionais de saúde. III - Manutenção de superfícies úmidas ou molhadas. IV - Condições ótimas de revestimentos das superfícies. Verifica-se que está(ão) correto(s):

Carregando...

O Sistema Único de Saúde (SUS) assume e consagra os princípios finalísticos da: I – Universalidade. II - Integralidade da atenção à saúde. III – Igualdade. IV – Equidade. V – Solidariedade. Verifica-se que estão corretos:

Carregando...

O Auxiliar de Enfermagem exerce atividades de natureza repetitiva e participativa em nível de execução, envolvendo supervisão em processos de tratamento, cabendo-lhe especificamente, EXCETO:

Carregando...

O Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser entendido, primordialmente, como uma “Política de Estado”, materializada em 1988, na chamada Constituição cidadã, ao considerar a Saúde como um(a)

Carregando...

O Auxiliar de Enfermagem atua no desempenho de tarefas inerentes aos cuidados com pacientes, podendo efetuar registros e relatórios de ocorrências, com atenção às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Das ações a seguir algumas são de competência dos auxiliares de enfermagem: I - Preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos. II - Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação. III - Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente e zelar por sua segurança. IV – Proibição na execução dos trabalhos de rotina vinculados à alta de pacientes. V - Participar dos procedimentos pós-morte. VI – Atuar na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar. VII – Efetivar execução e assistência. Verifica-se que estão corretos:

Carregando...

Um profissional Auxiliar de Enfermagem, no atendimento em saúde, se depara com um paciente apresentando uma coleção de pus na derme e tecidos profundos adjacentes. O profissional, visando adotar o procedimento adequado, conclui que o paciente apresentava um(a):

Carregando...

“Procedimento de limpeza e cobertura de uma lesão, com o objetivo de auxiliar no tratamento da ferida ou prevenir a colonização dos locais de inserção de dispositivos invasivos, diagnósticos ou terapêuticos", define-se como sendo:

Carregando...

Em 1998, a Portaria GM/MS nº 2.616 (Ministério da Saúde), definiu diretrizes e normas nacionais para a implementação de ações de prevenção e controle de infecção hospitalar em serviços de saúde brasileiros. Para tanto determinou a obrigatoriedade de criação de:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) E
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282