O sigilo profissional é uma característica importante para o desenvolvimento da profissão de Secretário (a) e está presente no Código de Ética Profissional, Capítulo IV, Art. 6o.
Existem diversos tipos de eventos que são realizados de acordo com o objetivo da organização, sendo o Colóquio, por exemplo, um deles, apresentando como característica a reunião fechada, que visa esclarecer determinado tema ou tomar alguma decisão, sendo utilizado por classes de profissionais.
Os documentos mais utilizados e o recebimento de novos documentos constituem o arquivo inativo.
Para o atendimento telefônico de qualidade, é necessário o conhecimento de alguns princípios básicos, como cortesia, tranquilidade, atenção e modulação da voz.
A finalidade da linguagem é comunicar, seja através da fala ou da escrita, visto que, para que haja a comunicação devem existir os seguintes elementos: alguém que comunique, algo a ser comunicado e alguém que receba essa comunicação.
Uma característica importante nas comunicações oficiais é a impessoalidade.
Para desenvolver as atividades secretariais, é necessário que o profissional de secretariado possua a competência técnica e a comportamental, sabendo-se que o(a) Secretário(a) tem competência técnica quando possui o conhecimento e a habilidade (saber e saber fazer) e tem competência comportamental quando possui atitude (querer fazer).
São considerados estilos de liderança a autoritária e a democrática.
O profissional de secretariado, na década de 1980, obteve diversas conquistas profissionais, podendo-se apontar duas delas, que são a criação da Lei no 9.261 e o Código de Ética da Profissão.
O Código de Ética do Profissional de Secretariado serve para orientar o (a) Secretário (a) na sua atuação diária, regulando-lhe as relações apenas perante a sociedade.
Durante as fases do planejamento e da organização de um evento, são utilizados alguns instrumentos que auxiliam no controle e desenvolvimento das atividades, sendo dois deles muito usados: o briefing e o checklist.
O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) visa gerenciar o ciclo de vida das informações desde sua criação até o seu arquivamento..
Uma reunião de trabalho não necessita de planejamento, já que se caracteriza intrinsicamente por ser longa, cansativa e infrutífera
No processo de comunicação, o emissor e o receptor também são conhecidos como interlocutores.
A inteligência emocional está relacionada com a capacidade de perceber, avaliar e reconhecer a emoção em si mesmo e nos outros.