Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q747174

Tradicionalmente a historiografia proporcionou para a história política um lugar privilegiado, mesmo com a ampliação da análise da história social e as abordagens multidisciplinares, pouco foi feito em relação às diferenças de gênero, às relações de poder e relações entre os sexos. Foi no âmbito do feminismo contemporâneo que se desenvolveu um novo campo de estudos, a história das mulheres, voltado para a questão da

Carregando...
Q747129

Atente para o seguinte excerto:

“Alguns pratos indígenas também passaram pela transformação das cozinheiras africanas. É o caso do Caruru, o típico dos típicos na Bahia. Segundo o folclorista Câmara Cascudo (1898-1986), o prato de origem tupi (caá-ruru, folha grossa) consistia num esparregado de quiabos, crustáceos, peixes e ervas, tendo sofrido alterações nas cozinhas dos engenhos, ganhando ingredientes como o dendê e o amendoim."

O trecho acima corresponde ao aspecto da cultura no Brasil colonial referente

Carregando...
Q747155

Atente para as seguintes afirmações a respeito das novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história:

I. Essas tecnologias contribuem para a busca de informações prévias sobre o tema de estudo, utilizando os mesmos critérios metodológicos da pesquisa histórica quais sejam: seleção temática, interpretação e argumentação.

II. Possibilitam a produção de informação como os hipertextos, a viabilização de laboratórios e a formação integrada por meio de metodologias colaborativas.

III. Para a melhoria da qualidade do ensino de História, faz-se necessária somente a inserção do computador e multimeios.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q747154

Os estudos de gênero buscam compreender como no decorrer da história humana o masculino e o feminino são representados, visto que as sociedades se organizam a partir dessas representações. Trazer estudos de gênero para o ensino significa evidenciar o caráter social, portanto,

Carregando...
Q747158

Considere o seguinte enunciado: “A primeira fase da história dos seres humanos no planeta caracteriza-se por uma relação intensa com o meio ambiente, ao longo do tempo eles conseguiram não apenas interagir com a natureza, mas passaram a ter controle sobre ela por meio da domesticação de plantas e animais".

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o enunciado acima.

( ) A domesticação dos animais tem como efeito o fim da caça e início da agricultura.

( ) O período paleolítico caracteriza o fim do nomadismo e início da caça e da pesca.

( ) A domesticação dos primeiros animais ocorreu no mesolítico.

( ) A revolução neolítica indica o início da agricultura e a fabricação de ferramentas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q747134

Considerando a cena cultural no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, analise as seguintes afirmações:

I. Os anos 60 se caracterizam como um período agitado: por um lado há uma explosão de criatividade e participação da juventude; por outro, uma repressão institucional, com censura, que chega ao auge a partir de 1968 com o endurecimento do regime militar após o AI-5.

II. Apesar da centralização, no Rio e em São Paulo, das grandes redes de televisão, surgidas na década de 60, há uma produção cultural expressa através de artistas de outros locais nos anos 60 e 70, tais como o Tropicalismo, o Clube da Esquina, os Novos Baianos, o Pessoal do Ceará, etc.

III. Esteve inicialmente restrita ao Sudeste, mas após a criação da TV globo e a formação de sua rede de emissoras afiliadas, após 1965, ganhou força o regionalismo e deu voz às diversidades e aos grupos sociais excluídos e opositores do governo.

Está correto que se afirma em

Carregando...
Q747153

No que diz respeito aos fins educativos da História, não basta apenas que se saiba sobre os fatos ocorridos no passado; é necessário situá-los em seu contexto, perceber que, no estudo do passado, há diferenciados pontos de vista, alguns até discordantes entre si; além disso, é preciso que se estabeleça a reflexão de que há múltiplas maneiras de obter e avaliar as informações sobre o pretérito.

Assim sendo, é correto dizer que os objetivos didáticos do ensino de História são os seguintes:

Carregando...
Q747146

A presença da História na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias na organização curricular do Ensino Médio tem por objetivo a constituição de competências que permitam ao educando

Carregando...
Q747157

As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes

Carregando...
Q747152

O trabalho do historiador requer métodos específicos, como levantar informações sobre o objeto de estudo, estabelecer hipóteses explicativas, analisar e classificar as fontes históricas, estabelecer relações de causalidade, elaborar a explicação histórica do fenômeno estudado. Esta última é a fase da interpretação, possivelmente a mais árdua, uma vez que requer

Carregando...
Q747145

Considere a seguinte proposição: “Para superar a escola vazia de conhecimentos significativos, é necessário que os docentes alcancem um domínio complexo daqueles conteúdos que têm de ensinar, sob pena de se limitarem ao domínio da forma sem conteúdo".

O que se espera do professor de história em relação ao domínio complexo do conteúdo é que ele

Carregando...
Q747156

A Lei Nº 10.639, de 09 de janeiro 2003, fez alterações à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa edição legislativa permitiu a inserção do tema da diversidade cultural no ensino de história, o que tornou obrigatório o estudo da

Carregando...
Q747137

Leia atentamente o seguinte excerto:

“A apreensão das noções de tempo histórico em suas diversidades e complexidades pode favorecer a formação do estudante como cidadão, aprendendo a discernir os limites e possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica em que vive". (Grifo do autor)

Das competências que se espera de um aluno do Ensino Médio em relação ao componente curricular de História apresentadas a seguir, assinale a opção que corresponde à competência que se refere à formação cidadã.

Carregando...
Q747151

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre História Oral.

( ) Desde sua implementação seus métodos e objetivos de pesquisa têm sido regularmente mantidos.

( ) Por meio de narrativas populares, aproxima-se de comunidades não hegemônicas explorando a sua subjetividade.

( ) Entrelaça-se com a literatura, a linguística, a antropologia, as religiões, a música, a cultura de massa e a política.

( ) Parte de eventos pontuais e determinados lugares e refere-se mais aos acontecimentos do que aos significados.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) C
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) A
  • 14) D
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282