Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 50 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q747174

Tradicionalmente a historiografia proporcionou para a história política um lugar privilegiado, mesmo com a ampliação da análise da história social e as abordagens multidisciplinares, pouco foi feito em relação às diferenças de gênero, às relações de poder e relações entre os sexos. Foi no âmbito do feminismo contemporâneo que se desenvolveu um novo campo de estudos, a história das mulheres, voltado para a questão da

Carregando...
Q747131

Atente para o seguinte excerto que se refere às razões que levaram à criação dos campos de concentração no Ceará em 1932:

“(...) o “campo" era o último recurso, cheio de sofrimento e dor, que sua condição de sem-terra tornava inevitável. Mas nestes anos eles aprenderam a se organizar em multidões aparentemente disformes e sem controle, que levavam o medo às autoridades e aos comerciantes de alimentos. O simples ajuntamento de retirantes já era suficiente para aterrorizar as populações das cidades mais próximas às áreas secas".

O evento acima retratado se deu

Carregando...
Q747136

A respeito do processo de Independência do Brasil, pode-se afirmar corretamente que

Carregando...
Q747129

Atente para o seguinte excerto:

“Alguns pratos indígenas também passaram pela transformação das cozinheiras africanas. É o caso do Caruru, o típico dos típicos na Bahia. Segundo o folclorista Câmara Cascudo (1898-1986), o prato de origem tupi (caá-ruru, folha grossa) consistia num esparregado de quiabos, crustáceos, peixes e ervas, tendo sofrido alterações nas cozinhas dos engenhos, ganhando ingredientes como o dendê e o amendoim."

O trecho acima corresponde ao aspecto da cultura no Brasil colonial referente

Carregando...
Q747150

Com relação à exploração de indígenas e de escravos africanos no período colonial brasileiro, pode-se afirmar corretamente que

Carregando...
Q747155

Atente para as seguintes afirmações a respeito das novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história:

I. Essas tecnologias contribuem para a busca de informações prévias sobre o tema de estudo, utilizando os mesmos critérios metodológicos da pesquisa histórica quais sejam: seleção temática, interpretação e argumentação.

II. Possibilitam a produção de informação como os hipertextos, a viabilização de laboratórios e a formação integrada por meio de metodologias colaborativas.

III. Para a melhoria da qualidade do ensino de História, faz-se necessária somente a inserção do computador e multimeios.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q747143

No que diz respeito à Guerra de Canudos, pode-se afirmar corretamente que

Carregando...
Q747167

A ocupação do continente africano, particularmente a parte subsaariana, teve um longo percurso, a partir de meados do século XI até atingir o seu ápice na segunda metade do século XIX, quando ocorreu uma verdadeira partilha da África por países como França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Bélgica, Espanha, Portugal e Holanda. Esse processo histórico tem sido interpretado como

Carregando...
Q747148

Considerando a economia no Brasil durante a República Velha, assinale a afirmação verdadeira.

Carregando...
Q747162

Ainda com relação ao texto apresentado, é correto afirmar que Sesóstris é

Carregando...
Q747159

De modo geral a ideia de império tem sido relacionada à conquista de ampla extensão territorial, entretanto ela sofre alterações no decorrer do tempo.

No que tange à definição de império no decorrer da história, analise as seguintes afirmações.

I. Os romanos atribuíam o título de imperator aos seus comandantes vitoriosos: em Roma, após Augusto, instaurou-se um regime que de fato é do tipo monárquico, o termo imperador indicava o indivíduo que comanda o Estado.

II. Império no período medieval indica um tipo de monarquia que, devido à ampla extensão territorial, lembrando o antigo império romano, objetiva diferenciar-se de outras monarquias conduzidas por um rei. No sistema feudal, o imperador era o soberano à que todos os outros soberanos se submetiam.

III. Napoleão utilizou o título de imperador. Assim, o termo tem uma conotação militar, o imperador é o comandante do exército, o conquistador do império com explícita diferenciação em relação ao rei.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q747130

Sobre o sistema político que predominou durante o período imperial no Brasil, pode-se afirmar corretamente que

Carregando...
Q747135

Assinale a opção que corresponde às características que marcaram os governos brasileiros após o fim do regime militar.

Carregando...
Q747128

Leia atentamente o seguinte fragmento:

“Um facto revoltante, horroroso, succedeu quando da sua execução. O tiro de honra, fendendo a cabeça da pobre victima, fez saltarem os miolos e um dos militares presentes, o alferes-ajudante Manuel da Silva Braga, conhecido por Braga Visão, chamou um cachorro e os deu a devorar. Um acto de canibalismo. Esse Braga Visão, assim chamado por causa do seu physico, muito alto e magro, de longas barbas brancas, physionomia patibular, foi, juntamente com o capitão Cabral e Teive o official commandante da tropa, que acompanhou ao supplicio Mororó e Pessoa Anta".

O excerto acima, de autoria do Barão de Studart, refere-se à execução de Luiz Inácio de Azevedo, conhecido como Azevedo Bolão, e caracteriza-se como um dos episódios que

Carregando...
Q747154

Os estudos de gênero buscam compreender como no decorrer da história humana o masculino e o feminino são representados, visto que as sociedades se organizam a partir dessas representações. Trazer estudos de gênero para o ensino significa evidenciar o caráter social, portanto,

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282