Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 48 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q746880

Educação através da arte é a terminologia criada por Herbert Read na Inglaterra, em 1951 ligada ao movimento

Carregando...
Q746847

Considerando que os códigos são elementos das estruturas das diversas linguagens artísticas e é através deles que produzimos e interpretamos processos de comunicação em arte, analise as seguintes afirmações sobre estética e códigos em artes visuais:

I. São estruturas morfológicas: ponto, linha, forma, plano, textura, cores (primária, secundária, complementar, quente, fria), entre outras.

II. As estruturas sintáticas são as seguintes: efeitos de movimento, ritmo, peso e direção visual, efeitos de volume, profundidade espacial, representação em perspectiva, entre outras.

III. Os fundamentos da linguagem visual formam o conteúdo do ensino de artes visuais dos currículos de ensino superior, com base nos quais são montados os de ensinos fundamental e médio.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q746854

A principal característica da pintura acadêmica é seguir padrões de beleza ditados por um modelo de ensino que tem por base a arte clássica. Considere as seguintes afirmações sobre a pintura acadêmica no Brasil:

I. Pedro Américo autor de “O Grito do Ipiranga" e Vítor Meireles autor de “A primeira missa no Brasil" são os principais representantes da fase de afirmação do gênero no Brasil.

II. Na sua fase inicial seguia padrões barrocos adaptados pela Missão Francesa de 1816.

III. A rigidez do neoclassicismo brasileiro se desfaz a partir da segunda metade do século XIX, graças ao contato com as tendências europeias do Romantismo, Realismo e Impressionismo.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q746861

Atente para o que se diz a seguir a respeito da dança dramática no Brasil, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Possuem temática e origem comum, o que facilita a sua categorização.

( ) Numa categorização mais ampla e generalista, pode-se classificá-la em quatro grupos: Cheganças, Reisados, Pastoris e Ranchos.

( ) Guardam uma certa semelhança com peças de teatro ou óperas, pois são divididas em momentos temáticos, intercalados por atuações teatrais.

( ) Do ponto de vista da origem, são exclusivamente laicas, não possuindo nenhuma vinculação direta ou indireta com algum tipo de religião.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q746885

A linguagem audiovisual, como a própria palavra expressa, é feita da junção de elementos de duas naturezas: os sonoros e os visuais. Portanto, estamos falando de artefatos da cultura que afetam esses dois sentidos do homem, a visão e a audição. O que encontramos hoje no domínio da arte seria muito mais uma mistura de diversos elementos: os valores da arte moderna e os da arte que nós chamamos de contemporânea, sem estarem em conflito aberto, constituindo então dispositivos maleáveis complexos, instáveis em transformação. Assinale a opção que NÃO corresponde a uma linguagem específica das artes audiovisuais.

Carregando...
Q746892

O ensino de arte no período da Escola Nova teve como tendência teórico-metodológica, o ensino centrado no aluno, sendo a arte utilizada para a liberação emocional, o desenvolvimento da criatividade e do espírito experimental na livre solução de problemas. Considerando essa proposição, é correto afirmar que

Carregando...
Q746866

Atente para o seguinte enunciado: “O folclore brasileiro recebeu variadas contribuições, destacando-se as matrizes portuguesa, africana e indígena, tornando-se rico e diversificado. No Ceará, predominaram as contribuições portuguesas e indígenas que, no âmbito da dança, nos proporcionaram um acervo significativo".

Considerando o enunciado acima, é correto afirmar que correspondem a danças folclóricas do Ceará

Carregando...
Q746859

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho é considerado o maior expoente do Barroco Mineiro. Suas obras mais importantes são a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Do ponto de vista das técnicas artísticas, é correto classificar os trabalhos de Aleijadinho em

Carregando...
Q746873

O ensino de Arte foi incluído no currículo escolar pela LDB de 1971, com o nome de Educação Artística, ainda como “atividade educativa" e não como disciplina. Em 1988, ano da nossa atual Constituição Federal, em meio a discussões sobre educação, sofreu ainda riscos de ser excluída do currículo escolar, fato que levou educadores da área a organizarem manifestações a fim de garantir a permanência do estudo das artes nas escolas. Finalmente, com a atual Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, foram revogadas disposições anteriores e a matéria “Artes" foi reconhecida como disciplina, tendo seu ensino se tornado obrigatório na educação básica, conforme dispõe o parágrafo 2º do artigo 26: O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

Considerando o texto acima, assinale a afirmação verdadeira.

Carregando...
Q746878

Atente para o que se afirma a seguir em relação à Educação Musical e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) O aprendizado musical dos sujeitos depende do acesso ao conhecimento musical, mesmo que sejam potentes para o aprendizado da música.

( ) A música deve proporcionar ao sujeito uma experiência sonora prazerosa.

( ) O corpo, quer seja através dos movimentos quer seja através do canto, deve ser o primeiro instrumento musical a ser explorado.

( ) Para o desenvolvimento do repertório musical dos sujeitos na escola, não é necessário usar músicas adequadas ao desenvolvimento do aluno nem músicas que façam parte de sua realidade, como a música folclórica.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q746865

O período que vai de 1922 a 1930 é considerado a fase de renovação estética da produção artística brasileira enquanto o período de 1930 a 1945 corresponde à fase de afirmação. O primeiro momento resultou principalmente do contato da arte brasileira com as vanguardas europeias. Considerando essa proposição, assinale a opção que corresponde aos artistas plásticos identificados com as duas fases.

Carregando...
Q746853

Considere o que se diz a seguir sobre arte afro-brasileira.

I. A arte afro-brasileira trilhou um longo percurso durante séculos, conquistando visível autonomia e criatividade própria na atualidade.

II. A função primordial da arte africana foi produzir valores emocionais para as comunidades às quais pertenceu e que possuíam um saber cultural já estabelecido.

III. A arte africana reproduzia os cânones da arte da Europa, e por isso conseguiu atrair artistas modernos como Picasso e Braque.

IV. Um dos propósitos da arte africana contemporânea, sobretudo a produzida no período pós-colonial é tratar de questões comparativas relativas ao desenvolvimento da arte “branca" ocidental.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q746877

A primeira metade do século XX viu coexistirem, lado a lado, duas pedagogias diametralmente opostas em relação ao ensino de arte. Enquanto a livre expressão era disseminada pelo mundo, subsistiam ainda métodos herdados do século XIX. Nos anos 1950, surgiram outras propostas visando ao equilíbrio entre esses dois extremos. A partir desse entendimento sobre o ensino de Artes no século XX, analise as seguintes afirmações:

I. A generalização do laissez-faire, marcado por um fazer livre 'sem consistência' em sala de aula, fez com que a disciplina de arte sofresse grande desprestígio.

II. As contribuições teóricas de Piaget e Gardner afetam negativamente o ensino de arte, reduzindo a relevância e consolidando seu desprestígio como área de conhecimento.

III. No enfoque dos estudos culturais, a cultura popular é vista como um lugar de resistência e conflito, onde se expressam manifestações como a música hip-hop, os fanzines e outras formas de arte que fornecem materiais para reapropriações de seus conteúdos pelas classes trabalhadoras.

IV. Os pilares do DBAE são: a produção artística, a reprodução, a história da arte, a estética e a crítica.

V. Nos anos de 1960 surgem as bases teóricopráticas da Arte-Educação como disciplina (DBAE), procurando associar o fazer artístico aos conhecimentos históricos e estéticos.

É correto somente o que se afirma em

Carregando...
Q746884

A escola, ao contrário do que possa parecer, não é um local neutro, homogêneo, universal. Cada escola é um lugar repleto de peculiaridades, valores, rituais e procedimentos que lhe são próprios. Ainda que certos elementos estejam presentes de uma maneira aparentemente uniforme, cada escola é também resultado daquilo que cada um dos seus sujeitos (professores, pais, alunos, funcionários, etc.) faz dela. É um lugar de produção, criação e reprodução de cultura, de valores, de saberes: tempo/espaço de encontros, tensões, conflitos, preconceitos. Pensar a escola multicultural é pensar

I. no tratamento dado à cultura que se está defendendo.

II. em um projeto cultural, que apresente às novas gerações uma gama de saberes, conhecimentos e valores.

III. a escola como produtora de toda uma dinâmica cultural que institui visões de homem, de mulher, de mundo e de sociedade.

IV. que nem todos têm potencial para aprender sobre a cultura.

Estão corretas as complementações contidas em

Carregando...
Q746889

De acordo com a estudiosa da linguagem musical Teca Alencar de Brito (1999) os instrumentos podem-se agrupar pela forma de como produzem o som. Segundo essa classificação, relacione corretamente os instrumentos com os tipos sonoros, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282