Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 8 de 8 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 8
Questões por página:
Q519307

Sobre o diagrama de casos de uso da UML, analise as proposições abaixo.
1) São usados em análise de requisitos e projetos de alto nível e modelam o contexto de um sistema, engenharia reversa e engenharia progressiva.
2) Quando desenha um diagrama de casos de uso devemos ter identificados: as funcionalidades a serem representadas como um caso de uso, os atores e os relacionamentos entre os casos de uso e os atores.
3) Diagramas de caso de uso especificam os eventos de um sistema e seus fluxos e descrevem como são implementados. Além disso, não apenas dizem o que o sistema deve fazer, mas também especificam como isso será conseguido.
4) Descrição do Caso de Uso são narrativas de texto do Caso de Uso. Elas usualmente tomam a forma de uma nota ou um documento que é, de alguma maneira, ligado ao Caso de Uso, e explanam o processo ou atividades que tomarão lugar no Caso de Uso.
5) Entre os propósitos dos diagramas de caso de uso temos: colher os requisitos de um sistema, ter uma visão externa do sistema, saber que fatores internos e externos influenciam o sistema e mostrar a interação entre os requisitos e atores.
Estão corretas, apenas:

Carregando...
Q519306

Acerca do conceito de polimorfismo na orientação a objetos, analise as afirmações abaixo.
1) No polimorfismo de nome ou de sobrecarga (overloading) a decisão do método a ser chamado é tomada em tempo de execução.
2) Com o polimorfismo, um objeto pode ser referenciado de várias formas distintas.
3) No polimorfismo dinâmico ou de sobrescrita (overriding) os métodos têm nome e assinatura, e na subclasse se redefine um método da superclasse. A decisão do método a ser chamado é tomada em tempo de execução.
4) Nas linguagens orientadas a objetos é comum encontrar três formas de polimorfismo: ad hoc (como a sobrecarga de operadores), paramétrico (sobrecarga de nome com assinaturas diferentes) e de herança (reescrita de método).
Estão corretas:

Carregando...
Q519305

Associe as características listadas abaixo aos conceitos de Interface (I ) ou Classe Abstrata (A ). ( ) Não tem implementação, mas tem de ser implementada.
( ) Seus métodos podem ter suas próprias implementações padrão, podem ser estendidos e podem funcionar, independente da classe herdeira (subclasse).
( ) Só pode ter declaração de método (implicitamente público e abstrato) e propriedades (implicitamente estático e público).
( ) Seus métodos podem ser implementados se declarados abstratos.
( ) Pode herdar mais de uma interface.
( ) Pode implementar mais de uma interface, mas pode herdar apenas uma classe.
( ) Aumenta a segurança, escondendo a implementação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q519304

Leia a descrição no quadro abaixo. Esconder os dados internos do mundo exterior e acessá-los apenas através de métodos expostos publicamente.
Assinale a alternativa que corresponde a essa propriedade da orientação a objetos.

Carregando...
Q519309

Leia a descrição das propriedades de um tipo de diagrama UML, abaixo.
São um diagrama estático; representam a visão estática de um aplicativo e são usados não só para visualizar, descrever e documentar diferentes aspectos de um sistema, mas também para construir código executável do aplicativo de software.
São amplamente utilizados na modelagem de sistemas orientados a objetos, porque eles são os únicos diagramas UML que podem ser mapeados diretamente em linguagens orientadas a objeto. São também conhecidos como diagramas estruturais.
Têm como finalidade modelar a visão estática de um aplicativo. São um modelo fundamental de uma especificação orientada a objetos. Produzem a descrição mais próxima da estrutura do código de um programa, por isso são os diagramas UML mais populares na comunidade de programadores.
A descrição corresponde a:

Carregando...
Q519303

Acerca do conceito de métodos em orientação a objetos, marque V para as afirmações verdadeiras, ou F para as falsas.
( ) Uma classe pode ter dois ou mais métodos com mesmo nome, mas assinaturas diferentes. Isso é chamado de ‘polimorfismo de nome’.
( ) Polimorfismo de nome não pode ocorrer no construtor da classe.
( ) Um método representa um comportamento ou uma propriedade. Métodos que representam comportamento são chamados de procedimentos, enquanto os que representam propriedades são chamados de atributos.
( ) Métodos destrutores são aqueles acionados para remoção de objetos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q519308

Sobre o diagrama de atividades da UML, analise as proposições abaixo.
1) Diagrama de atividades descreve os aspectos dinâmicos do sistema. É basicamente um fluxograma para representar o fluxo de uma atividade a outra. Diagramas de atividades são sempre associados a uma Classe, uma Operação ou um Caso de Uso.
2) Uma atividade pode ser descrita como uma operação do sistema. Assim, o fluxo de controle é desenhado de uma operação para outra. Esse fluxo pode ser sequencial, ramificado ou concorrente. Diagramas de atividades lidam com todo tipo de controle de fluxo, utilizando elementos diferentes, como fork, join etc.
3) Entre os principais usos do diagrama de atividades podemos citar: modelagem de fluxo de trabalho usando atividades; requisitos de negócios de modelagem; compreensão de alto nível das funcionalidades do sistema; e investigação dos requisitos de negócios numa fase posterior.
4) Atividade é uma operação particular do sistema. Os diagramas de atividades não são utilizados apenas para a visualização de natureza dinâmica de um sistema, mas também para construir o sistema executável, usando as técnicas de engenharia progressiva e reversa.
5) O diagrama de atividades também indica o fluxo de mensagens. Ele exibe todo o fluxo de mensagens de uma atividade a outra. Diagrama de atividades é considerado como o fluxograma.
Estão corretas, apenas:

Carregando...
Q519310

Associe os diagramas UML listados abaixo às categorias: Diagramas Estruturais (E ) ou Diagramas Comportamentais (C ). ( ) Diagrama de Atividades
( ) Diagrama de Objeto
( ) Diagrama de Componente
( ) Diagrama de Casos de Uso
( ) Diagrama de Sequência
( ) Diagrama de Implantação
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) A
  • 8) E
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282