Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 13 de 13 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:

Acerca do conceito de normalização em banco de dados, assinale V para as proposições Verdadeiras, ou F para as Falsas.
( ) Uma relação está na Terceira Forma Normal (3NF) se ela está na 2NF e todo atributo não chave é plenamente dependente da chave primária.
( ) Uma relação está na Quarta Forma Normal (4NF) se ela está na 3NF e nenhum atributo não chave é transitivamente dependente da chave primária.
( ) Uma relação está na Primeira Forma Normal (1NF) se todo determinante é uma chave candidata.
( ) Uma relação está na Segunda Forma Normal (2NF) se ela está na 1NF e não existem dependências multivaloradas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...

Na linguagem SQL, não existe a operação de divisão relacional da álgebra relacional. Analise as tentativas de se

implementar a divisão relacional, usando outros recursos da SQL e atribua V para as tentativas que funcionam e F para as

que não funcionarem – seja por estarem logicamente erradas, seja por causarem erros de compilação ou execução


A sequência das atribuições, de cima para baixo, é:

Carregando...

Leia, abaixo, a descrição das propriedades de um modelo lógico de dados e assinale a única alternativa que corresponde a essa descrição do modelo. Ao contrário de seus antecessores, não se baseia num paradigma de estruturação de dados particular e sim em um fundamento matemático específico. Representa o Banco de Dados como uma coleção de tabelas, constituídas de atributos e tuplas.

Carregando...

A divisão de duas relações R÷S, onde os atributos de S são um subconjunto dos de R, resulta na relação T com atributos

aqueles de R que não estão em S, onde para cada tupla t que aparece no resultado, os valores de t devem aparecer em R

combinado com toda tupla de S. Considerando as tabelas R e S abaixo, assinale a alternativa que contém a tabela R÷S

resultante. Observe que na primeira linha vem o nome da tabela, e na segunda, os atributos.


Carregando...

Sobre conceitos básicos em sistemas de gerenciamento de banco de dados, assinale V para as afirmações Verdadeiras, ou F para as Falsas.
( ) Entre os modelos conceituais, os mais conhecidos são o Modelo Entidade-Relacionamento e o Modelo Orientado a Objetos.
( ) Os três modelos mais aceitos são: o Modelo Relacional, o Modelo Rede e o Modelo Hierárquico.
( ) Um Modelo de Dados tem três componentes: uma coleção de tipos de objetos, uma coleção de operações e uma coleção de regras de integridade.
( ) Os dados no Modelo Relacional, que é tambe´m conhecido como Modelo CODASYL ou DBTG, sao representados por colec¸o~es de registros, e os relacionamentos entre os dados sa~o representados por elos, que podem ser vistos como ponteiros. Os registros no BD sao organizados como coleçoes de grá ficos arbitrários.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...

Sobre álgebra relacional em um banco de dados relacional, analise as afirmações abaixo.
1) A uniao de duas relacoes, R S, e o conjunto de tuplas que esta em R ou S ou em ambas. Duplicatas não sa~o eliminadas.
2) A projeção de uma relação R produz uma nova relação com alguns dos atributos de R.
3) A junção produz todas as combinações de tuplas, de duas relacões, que satisfazem a condição de junção.
4) O produto cartesiano de duas relações R×S combina toda tupla de R com toda tupla de S.
Estão corretas:

Carregando...

Sobre modelagem de dados em sistemas de gerenciamento de banco de dados, assinale V para as afirmações

Verdadeiras, ou F para as Falsas.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...

Sobre o conceito de chaves em um banco de dados relacional, analise as afirmações abaixo.
1) A Chave Primária é um atributo ou combinação de atributos que permite a identificação única de uma tupla em uma relação.
2) Uma relação pode ter mais de um atributo (ou combinações de atributos) como identificador único. Esses diversos identificadores únicos são as Chaves Candidatas.
3) A chave candidata que não é chave primária também se chama Chave Secundária. 4) Chave Estrangeira é um ou mais atributos de uma relação que corresponde à chave primária de outra relação.
Estão corretas:

Carregando...

Considerando os conceitos básicos em modelagem de dados e em especial no Modelo Entidade Relacionamento (MER), analise as afirmações a seguir, sobre Restrições de Mapeamento (Cardinalidades), entre um conjunto de entidades A e outro B.
1) O relacionamento um para um (ou 1:1) proíbe que uma entidade de A se relacione com mais do que uma entidade de B; e proíbe que uma entidade de B se relacione com mais do que uma entidade de B.
2) O relacionamento um para muitos (ou um para vários, ou 1:N) proíbe que uma entidade de A se relacione com mais do que uma entidade de B; e permite que uma entidade de B se relacione com mais do que uma entidade de A.
3) O relacionamento muitos para um (ou vários para 1, ou N:1) permite que uma entidade de B se relacione com mais do que uma entidade de A; e proíbe que uma entidade de A se relacione com mais do que uma entidade de B.
4) O relacionamento muitos para muitos (ou vários para vários, N:M) não impõe restrições. Permite que uma entidade de A se relacione com mais do que uma entidade de B. Permite que uma entidade de B se relacione com mais do que uma entidade de B.
Estão corretas:

Carregando...

Com base na tabela abaixo, assinale a alternativa que contém os comandos SQL que gera a referida tabela.


Carregando...

Suponha que se deseje saber o tipo, a quantidade e o valor médio dos vinhos em estoque que tenham de três a mais

unidades. No nosso banco de dados obteríamos a seguinte tabela:


Assinale a sequência de comandos que retorna esta tabela.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) E
  • 13) D
  •  
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282