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Segundo John Conger e Paul Mussen (1995), existem duas grandes abordagens teóricas que orientam o estudo do desenvolvimento cognitivo. Uma delas tem como seu maior representante Jean Piaget, para quem o desenvolvimento cognitivo se relaciona:

Vygotsky (1988) propõe uma nova definição do que seria um "bom aprendizado". Para o autor, o "bom aprendizado" é aquele que:

Cláudia Gomes e Vera Lúcia de Souza (2011) apontam como um dos obstáculos da inclusão escolar o fato de as concepções e práticas pedagógicas serem limitadas e restritivas, respaldadas na reprodução do discurso médico sobre a necessidade especial. Nesse sentido, um dos maiores desafios da inclusão, segundo as autoras, é:

Leia o texto a seguir:

Tal exemplo se refere a um dos processos cognitivos conceituados por Piaget em sua teoria do conhecimento, a saber, o processo de:

Daniela Antunes e Antônio Zuin (2008) fazem uma análise de um tipo de violência escolar que vem sendo estudado no Brasil nos últimos anos, denominado bullying.Na perspectiva crítica dos autores, o bullying:

Maria Helena Souza Patto (2005) aponta que pesquisas recentes têm demonstrado que a origem da violência que vem marcando a vida nas escolas públicas só pode ser entendida ao se levar em conta:

Maria Cristina Kupfere Renata Petri (2000), embora reconheçam que os marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva não vieram acompanhados de providências que permitissem o seu adequado cumprimento, defendem a inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas principalmente em razão da sua função:

Embora Freud não tenha escrito nenhum texto sobre o tema da aprendizagem, autores como Maria Cristina Kupfer (1992) abordam tal tema a partir de uma perspectiva freudiana. Segundo tal autora, nessa perspectiva, a aprendizagem deve ser entendida a partir do conceito de:

Em A formação social da mente e desenvolvimento de processos psicológicos superiores (1988), Vygotsky confere à imitação um sentido diferente daquele conferido por outros autores do desenvolvimento. Tal diferença para outros autores se dá porque, para Vygotsky, a imitação:

Leia o seguinte trecho escrito por Freud, em Algumas reflexões sobre a psicologia escolar (1996 [1914]: 250), em relação à sua época de estudante:

Tal declaração é uma das maiores contribuições da psicanálise à psicologia escolar. Trata-se da tese de que:

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