Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 9 de 9 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 9
Questões por página:
Q719882

Nas discussões da contemporaneidade, assistentes sociais de diferentes espaços sócio ocupacionais denunciam o fenômeno da judicialização da questão social associado à criminalização da pobreza e dos movimentos sociais. Considerando as possibilidades de atuação profissional, na luta pela garantia de direitos das/dos usuárias/os dos serviços públicos, assinale a opção correta.

Carregando...
Q719875

No Brasil o desenvolvimento desigual e combinado das forças produtivas, concentra em sua modernização o arcaico e o moderno que convivem em uma aliança de dominação burguesa para a exploração e apropriação da riqueza socialmente produzida pela classe trabalhadora. De acordo com o texto exposto, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q719881

Para garantir a instabilidade política dos países periféricos, uma das estratégias utilizadas é a recomendação de desenvolvimento de políticas sociais focalizadas, desregulamentação dos direitos sociais e trabalhistas, na perspectiva neoliberal. No Brasil a adoção dessas estratégias agrava e aprofunda a questão social. Diante o exposto, avalie as afirmações sobre as politicas sociais focalizadas e marque a alternativa correta.

Carregando...
Q719879

O Serviço Social, como instituição componente da organização da sociedade, não pode fugir a essa realidade. As condições que peculiarizam o exercício profissional são uma concretização da dinâmica das relações sociais vigentes na sociedade, em determinadas conjunturas históricas. Como as classes sociais fundamentais e suas personagens só existem em relação, pela mútua mediação entre elas, a atuação do Assistente Social é necessariamente polarizada pelos interesses de tais classes, tendendo a ser cooptada por aqueles que tem uma posição dominante. Dentro da referência analítica adotada, cabe reafirmar que o Serviço Social reproduz pela mesma atividade interesses contrapostos que convivem em tensão. Responde tanto as demandas do capital como do trabalho e só pode fortalecer um ou outro polo pela mediação de seu oposto.

Com base no texto apresentado e na direção social do projeto ético-político profissional, analise as afirmações e marque a alternativa correta.

Carregando...
Q719880

A Política Nacional de Assistência Social – PNAS estabelece as diretrizes para a organização da assistência social, baseadas na Constituição Federal de 1988 e na LOAS. Sobre as diretrizes para a organização da política de assistência social é correto afirmar:

Carregando...
Q719878

Com relação a utilização de indicadores sociais e econômicos para o trabalho da/do assistente social como gestor/a social, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q719884

A reestruturação produtiva e as várias mudanças que vem ocorrendo no mundo do trabalho são respostas à crise estrutural do capitalismo, evidenciada na passagem do século XX para o século XXI. Considerando as consequências da reestruturação produtiva para o trabalhador em suas relações de trabalho, avalie as afirmações a seguir e marque a alternativa correta.

Carregando...
Q719876

O instrumental técnico operativo da profissão é parte dos fundamentos do Serviço Social e não apenas um arsenal de instrumentos e técnicas aplicáveis. Considerando que o/a assistente social processa diferentes instrumentais técnicos operativos no exercício da profissão avalie as afirmações e assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q719883

Considerando a relação entre patriarcado, racismo e capitalismo, na perspectiva da sociedade brasileira, e os princípios fundamentais do Código de Ética das/dos Assistentes Sociais (1993), avalie as afirmações a seguir e assinale a correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282