No que concerne às fases do arquivamento: técnicas; sistemas; e métodos, julgue o item.
O levantamento de dados deve ter início com o exame dos estatutos, dos regimentos, dos regulamentos, das normas, dos organogramas e dos demais documentos constitutivos da instituição mantenedora do arquivo a ser contemplado pela coleta de informações sobre sua documentação.
No que concerne às fases do arquivamento: técnicas; sistemas; e métodos, julgue o item.
O sistema consiste em descentralizar somente os arquivos com as demais atividades de controle, isto é, os arquivos setoriais encarregam-se do arquivamento propriamente dito.
No que concerne às normas estabelecidas pela Lei n.° 12.527/2011, denominada Lei de Acesso à Informação, regulamentada pelo Decreto n.° 7.724/2012, julgue o item.
Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e às entidades, sendo vedada a exigência de identificação do requerente.
Acerca do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
O uso do arquivamento horizontal é desaconselhável nos arquivos correntes, uma vez que, para se consultar qualquer documento, é necessário retirar os que se encontram sobre ele, o que dificulta a localização da informação.
No que concerne às fases do arquivamento: técnicas; sistemas; e métodos, julgue o item.
A organização de arquivos pressupõe o desenvolvimento de várias etapas de trabalho. São elas: levantamento de dados; análise dos dados coletados; planejamento; implantação; e acompanhamento.
Em relação a protocolo, julgue o item.
O setor de registro e movimentação funciona como um centro de distribuição e redistribuição de documentos, em que o primeiro passo é preparar a ficha de protocolo em duas vias.
Acerca do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
Os tipos de arquivamento são categorizados pela forma dos móveis, e não pela posição em que se dispõem fichas e documentos. São eles: horizontal e vertical.
Acerca do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos; a classificação de sigiloso é dada ao documento cuja divulgação não prejudique a administração.
Em relação a protocolo, julgue o item.
No que se refere às rotinas de recebimento e classificação de protocolo, é correto afirmar que o último passo consiste em encaminhar os papéis ao setor de registro de protocolo.
A respeito de procedimentos administrativos, julgue o item.
Segundo a Lei n.° 8.159/1991, a gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas que visam a controlar a produção, a tramitação, o uso, a avaliação e o arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou a seu recolhimento para guarda permanente.
Acerca do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
Quanto ao gênero, os documentos podem ser: escritos ou textuais; cartográficos; iconográficos; filmográficos; sonoros; micrográficos; e informáticos. A documentação escrita ou textual apresenta tipos físicos ou espécies documentais restritas.
Em relação a protocolo, julgue o item.
Embora as atividades de protocolo, expedição e arquivo corrente sejam distintas, o ideal é que funcionem de forma integrada, com vistas à racionalização de tarefas comuns.
Quanto à expedição de correspondência (registro e encaminhamento), julgue o item.
Os órgãos que desejarem manter uma coleção de cópias para consulta imediata deverão prepará-las em papel de cor diferente. Essas cópias ser-lhe-ão restituídas após a expedição.
Acerca do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
Conforme suas características, sua forma e seu conteúdo, os documentos podem ser classificados segundo o gênero, a natureza do assunto, o tamanho (quantidade de páginas) e o tempo de arquivo (do mais atual para o mais antigo).
No que concerne às fases do arquivamento: técnicas; sistemas; e métodos, julgue o item.
A respeito da fase do planejamento, para que um arquivo, em todos os estágios de sua evolução, possa cumprir seus objetivos, torna-se indispensável a formulação de um plano arquivístico que leve em consideração as necessidades da instituição a que pretende servir.