Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 36 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Segundo Silva (2007), uma definição não revela o que é, essencialmente, o currículo: uma definição revela o que uma determinada teoria pensa que o currıć ulo é. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta os aspectos que mais bem caracterizam a teoria pós‐crítica do currículo.

Uma professora do 3.º ano percebeu que a maioria de seus alunos recorriam à contagem de objetos para realizar operações matemáticas simples. Dessa forma, planejou uma aula em que seus alunos seriam desafiados a realizar operações de adição por meio de um jogo, em duplas, sem o recurso de outros objetos. Com base nesse caso hipotético e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, assinale a alternativa correta.

No âmbito da prática pedagógica para o ensino das ciências da natureza, assinale a alternativa que apresenta o objetivo a ser alcançado no segundo ciclo.

Assinale a alternativa que apresenta um dos objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de história no primeiro e no segundo ciclo.

Ana Clara completará seis anos de idade em janeiro de 2019. Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a estratégia de matrícula adequada para ela no ano letivo de 2019.

Ao estabelecer a gestão democrática como princípio, a LDB, em seu artigo 14, consolida o que se inscreve na Constituição

Federal, referindo‐se ao pacto federativo nos termos da autonomia dos entes federados.

Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I ‐ participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II ‐ participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

De acordo com esses princípios, assinale a alternativa correta.

Um dos grandes desafios da educação é promover a adaptação dos currículos aos estudantes com necessidades especiais, de modo a garantir a acessibilidade aos conteúdos e a favorecer a aprendizagem significativa. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o conceito de aprendizagem significativa.

O projeto político‐pedagógico é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a clara definição de procedimentos didático‐metodológicos que serão desenvolvidos por todos os envolvidos com o processo educativo. É o projeto fundante da escola; afirma sua razão de ser, conferindo‐lhe identidade institucional. Seu foco básico é o processo de ensino e aprendizagem.

Lindalva P. Carmo. A escola que queremos: uma construção

coletiva. Curso técnico em secretariado escolar

(módulo 1). Fortaleza, SEDUC/CETREDE, 2003.

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, assinale-a alternativa correta acerca do projeto político‐pedagógico.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinale a alternativa que apresenta os eixos curriculares norteadores das práticas pedagógicas.

Os objetivos determinam de antemão os resultados esperados do processo entre o professor e o aluno e também a gama de habilidades e hábitos a serem construídos.

J.C. Libâneo. Didática. Cortez, 1994 (com adaptações).

Considerando o texto acima e os elementos constitutivos do planejamento de ensino, assinale a alternativa que apresenta os níveis de abrangência dos objetivos gerais.

Assinale a alternativa que apresenta os princípios da andragogia.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282