Por meio da análise das competências e atribuições do assistente social, é possível constatar a relevância do planejamento no exercício profissional. Com relação a esse assunto, julgue o próximo item.
Plano, programa e projeto são documentos decorrentes da ação de planejamento. O plano é um documento mais abrangente, que delineia as diretrizes, as linhas políticas, as estratégias, os objetivos e as metas de um planejamento.
Por meio da análise das competências e atribuições do assistente social, é possível constatar a relevância do planejamento no exercício profissional. Com relação a esse assunto, julgue o próximo item.
A avaliação de programas, planos e projetos pode ser realizada segundo a eficácia, a efetividade e a eficiência da ação. A avaliação da eficácia diz respeito ao estudo dos impactos ou dos efeitos da ação planejada sobre o objeto do planejamento.
No planejamento de uma pesquisa, o pesquisador deve tomar várias decisões referentes à delimitação do tema que será objeto de estudo, à definição do problema da pesquisa, à metodologia a ser seguida, ao marco teórico a ser utilizado e aos procedimentos para a análise e interpretação dos dados. Sendo assim, julgue o próximo item quanto aos fundamentos, aos instrumentos e às técnicas de pesquisa social.
A conclusão é a última fase de uma pesquisa. Nessa fase, deve‐se explicitar os resultados finais, considerados como relevantes, suprimindo os problemas que permaneceram sem solução. A elaboração da conclusão da pesquisa deve estar vinculada prioritariamente ao objetivo geral da pesquisa e evidenciar os resultados que comprovam o alcance desse objetivo.