As normas e os valores possuem grandes variações nas
diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,
como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em
exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para
a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar
e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais
importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social
que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande
número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,
no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha
escolar parece ser loucura.
Internet:
Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.
O contato com diferentes culturas mantém o status de isolamento dos grupos envolvidos no processo em questão.
No geral, a desigualdade social ocorre, nos países
chamados subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, mediante
falta de uma educação de qualidade, de melhores
oportunidades no mercado de trabalho e também da
dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos, pela
maior parte da população. Em outras palavras, a maioria fica
à mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera
as desigualdades.
Internet:
Tendo o texto como motivação inicial, julgue os itens
subsequentes.
As desigualdades sociais são características da esfera
econômica de cada sociedade.
Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento
de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha Fora
Collor mobilizou muitos estudantes, que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto. No dia
29 de setembro de 1992, cerca de cem mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso,
o qual foi aprovado, tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus
direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos
anos. Era a conquista do movimento Fora Collor, que representou a grande pressão exercida pela população.
Internet:
Os movimentos sociais são o norte para os mais diversos debates. A partir das discussões acerca desse tema, julgue os seguintes
itens.
A existência de um movimento social descarta a possibilidade de organização, recursos e pessoas.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza,
porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos
homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos
feito marchar a passo de ganso para a miséria e os
morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos
sentimos enclausurados dentro dela.
A máquina, que produz em grande escala, tem
provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos
céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de
humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de
afeição e doçura!
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo
estará perdido.
Charles Chaplin. Internet:
Considerando o texto como motivação inicial, julgue os itens
subsequentes.
A produção de alimentos em larga escala, por causa do uso do maquinário, garante aos seres humanos a produção e distribuição dos alimentos de forma igualitária
Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento
de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha Fora
Collor mobilizou muitos estudantes, que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto. No dia
29 de setembro de 1992, cerca de cem mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso,
o qual foi aprovado, tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus
direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos
anos. Era a conquista do movimento Fora Collor, que representou a grande pressão exercida pela população.
Internet:
Os movimentos sociais são o norte para os mais diversos debates. A partir das discussões acerca desse tema, julgue os seguintes
itens.
Os movimentos sociais estão para além das dicotomias partidárias, sua meta é a busca pela realização do homem em suas mais diferentes esferas.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza,
porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos
homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos
feito marchar a passo de ganso para a miséria e os
morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos
sentimos enclausurados dentro dela.
A máquina, que produz em grande escala, tem
provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos
céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de
humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de
afeição e doçura!
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo
estará perdido.
Charles Chaplin. Internet:
Considerando o texto como motivação inicial, julgue os itens
subsequentes.
O dueto homem-máquina é a prova da harmonia existente na relação entre produção e ganhos que norteia o sistema capitalista de produção.
As normas e os valores possuem grandes variações nas
diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,
como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em
exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para
a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar
e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais
importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social
que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande
número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,
no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha
escolar parece ser loucura.
Internet:
Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.
Conceitos como vida e morte possuem conotações similares nas culturais ocidentais e orientais. Como se observa no texto, um exemplo disso pode ser visto no que tange à educação escolar e sua relação direta com o valor dado à vida pelo estudante.