Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 20 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q730910

As caixas de gordura são recipientes destinados a reter, na sua parte superior, as gorduras, graxas e óleos contidos no sistema de esgoto. São formadas camadas as quais devem ser removidas periodicamente a fim de evitar que esses componentes escoem livremente pela rede, causando obstrução. Essas caixas de gordura devem ser instaladas em locais de fácil acesso, os quais devem possuir boas condições de ventilação. Segundo a NBR 8160:1999 – Sistemas prediais de esgoto sanitário, essas caixas de gordura devem possibilitar retenção e posterior remoção da gordura, por meio de algumas características, que são

I. capacidade de acumulação da gordura entre cada operação de limpeza.

II. altura entre a entrada e a saída suficiente para reter a gordura, evitando, com isso, o arraste do material juntamente com o efluente.

III. vedação adequada para evitar a penetração de insetos, pequenos animais, águas de lavagem de pisos e águas pluviais.

IV. dispositivos de entrada e de saída convenientemente projetados para possibilitar que o afluente e o efluente escoem normalmente.

São CORRETAS as alternativas

Carregando...
Q730922

Existem diferentes graus de detalhamento de um orçamento, cada grau representa um nível de precisão por assim dizer. Marque a alternativa que melhor expressa esses níveis de detalhes de um orçamento.

Carregando...
Q730908

A NBR 6118 trata no item 13.2.4 das lajes considerando as maciças, nervuradas e pré-moldadas. No que diz respeito aos limites mínimos a serem respeitados para a espessura das lajes maciças, é CORRETA a alternativa:

Carregando...
Q730915

De acordo com dados obtidos no último censo realizado pelo IBGE em 2010, em torno de 45 milhões de pessoas decla-raram ser portadoras de algum tipo de deficiência no país. Apesar de ser um número bastante expressivo, ainda existe muita carência, tanto de informação quanto de recursos que visem a facilitar a adaptação delas na sociedade. Em função disso, foi criada a Lei de Acessibilidade nº 10098/00 a qual foi alterada pela Lei nº 13146/15 que estabelece normas e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte de comunicação, segundo o Artigo 1º desta norma. No que diz respeito às barreiras, que segundo a Lei de Acessibilidade nº 10098/00 é definida como “qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros”. Essas barreiras são classificadas em arquitetô-nicas, urbanísticas, barreiras nos transportes e nas comunicações e na informação. As barreiras que se referem a qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação são:

Carregando...
Q730921

Analisando as metodologias de planejamento, temos o método do Valor Agregado, muito utilizado para controle de con-tratos. Tendo uma obra com um orçamento previsto global em um milhão de reais (R$1.000.000,00) divididos em cinco atividades macros, sendo elas: “A", “B", “C","D" e “E".

Sabendo ainda que as atividades são distribuídas linearmente nos meses de trabalho e que a duração de cada atividade e seus pesos financeiros percentuais no projeto estão expressas conforme o quadro, realize o cronograma da obra e elenque a alternativa CORRETA, sabendo que

• “A" é atividade inicial do projeto;

•" tem ligação do tipo término-início com predecessora em “A";

• “C" tem sua predecessora “B" e é do tipo início-início;

• “D “ tem predecessora “C" do tipo término-início e;

• “E" tem predecessora em “C" do tipo término-início.

A retroalimentação da obra no segundo mês de aferição apresenta a obra com:

• 90% da atividade “A" concluída;

• 50% da Atividade “B" concluída;

• 20% da Atividade “C" concluída.

Com um custo real apontado de R$250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais),

Carregando...
Q730907

De acordo com a NBR 5626:1998 – Instalação predial de água fria – por que é recomendado o uso de solda sem chumbo nas tubulações de água fria?

Carregando...
Q730926

Um dos serviços que são controlados de acordo com o Anexo IV do PBQP-H é a Alvenaria. Nesse serviço, um dos principais materiais utilizado é o bloco, regido pela NBR 7171 e depois, na ABNT 15270, e aplicado amplamente por empresas construtoras como instrumento base para a realização da Ficha de Verificação de Materiais – FVM. Nesse contexto, o bloco cerâmico deverá ser conferido e verificado dentre outros quesitos em sua “Planeza das Faces e desvio em relação ao esquadro”. Marque a alternativa que determina corretamente qual o limite de tolerância de desvio de flecha e esquadro para blocos cerâmicos determinados pelas normas citadas.

Carregando...
Q730919

Referente a estudos e projetos, sabe-se que a consulta para fins construtivos é um documento a ser verificado para determinar qual a área máxima computável admissível em um terreno, a projeção da estrutura em planta do edifício máxima permissível e a permeabilidade mínima para um lote. Objetiva-se implantar um edifício público em um lote de 30mx80m (trinta metros de testa por oitenta metros de profundidade) que possui em sua consulta para fins construtivos os seguintes dados: Coeficiente de aproveitamento: 2 Taxa de ocupação: 50% Permeabilidade: 40% Sem considerar recuos, assinale a alternativa que corresponde à área computável máxima admissível para esse lote, à projeção máxima da estrutura do edifício em planta e à permeabilidade mínima admissível.

Carregando...
Q730914

Com relação ao Código de Ética Profissional – Resolução CONFEA nº 1002/02, a prática da profissão é fundamentada em princípios éticos nos quais o profissional deve pautar sua conduta. Esses princípios são: do objetivo da profissão, da natureza da profissão, da honradez da profissão, da eficácia profissional, do relacionamento profissional, da intervenção profissional sobre o meio e da liberdade e segurança profissionais. No que concerne ao princípio da eficácia profissional, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q730920

Referente a planejamento de obras, sabe-se o conceito da Curva “S" pode ser expresso pela equação

Tendo a fórmula expressa, elenque a alternativa que descreve apenas afirmações CORRETAS sobre a curva “S".

Carregando...
Q730925

Um dos serviços que são controlados em obra é a pintura interna a base PVA. Com relação à execução desse serviço, existem algumas exigências para início dos trabalhos. Com relação ao Substrato que receberá a o serviço de pintura, marque a alternativa que determina CORRETAMENTE o tempo mínimo de secagem do substrato interno para o início dos trabalhos de Pintura.

Carregando...
Q730918

Referente a sistemas preventivos de combate a incêndio, um dos equipamentos que é largamente utilizado em projetos são os extintores, varia-se a distância do posicionamento de Estado para Estado, mas podemos nos prender em termos gerais em como está descrito na NR-23. Na NR-23, tem-se os seguintes tipos de extintores: extintores de espuma, água pressurizada ou água gás, gás carbônico e pó químico seco. Sabe-se que cada tipo de extintor presta-se para combate de incêndio proveniente de um determinado tipo de classe de incêndio. Solicita-se que marque a alternativa que elenca CORRETAMENTE qual a classe do incêndio possível e o tipo de extintor que deve ser especificado para atender a uma sala de um escritório jurídico com arquivo de papel.

Carregando...
Q730913

A lei 8666/93 estabelece que “nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização do seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa". Em razão disso, segundo o artigo 15 dessa lei, as compras, sempre que possível, deverão

I. atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas, assim como de de-sempenho, sendo necessário, quando for o caso, observar as condições de manutenção, assistência técnica, além das garantias oferecidas.

II. ser processadas por meio de sistema de registro de preços.

III. ser submetidas às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado.

IV. ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias a fim de aproveitar as peculiaridades do mercado, visando à economicidade.

V. balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública.

São CORRETAS as alternativas

Carregando...
Q730912

A NBR 15575:2013 parte 1 acrescenta ao método de avaliação da iluminação natural a chamada Tabela 13.2 que apre-senta o fator de luz diurna (FLD) para os diferentes ambientes da habitação, o qual é dado pela relação entre a iluminância interna e a iluminância externa à sombra. Dessa forma, com relação ao percentual de FLD para o nível mínimo de desempenho para diferentes ambientes da habitação, está CORRETA a alternativa:

Carregando...
Q730924

O PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, em seu Anexo IV, lista requisitos complementares para subsetores da especialidade técnica execução de obras do sistema de avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras da construção civil (SIAC). Dando enfoque nos Requisitos Complementares para Execução de Obras de Edificações, com relação aos serviços de execução controlados, marque a alternativa que lista corretamente as “Vedações Horizontais" que devem ser controlados de acordo com a Norma Redigida, a partir da Portaria n.º 582, de 05 de Dezembro de 2012. A respeito do tema, assinale a afirmação CORRETA.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282