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De acordo com a Declaração de Salamanca (1994), a educação de crianças com necessidades educativas especiais é uma tarefa compartilhada por pais e profissionais. Uma atitude positiva dos pais ajuda a integração escolar e social. O documento aponta que os pais são os principais associados no tocante às necessidades educativas especiais de seus filho e a eles deveria competir, na medida do possível:

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), a União deverá promover pelo menos duas conferências nacionais de educação até o final do decênio. A instância que deverá coordenar e articular essas conferências é:

“Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar a amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”. O texto acima, é a perfeita transcrição do artigo 229:

Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções.
Propiciam a simulação de situações-problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações; possibilitam a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.

As atividades de jogos permitem ao professor analisar e avaliar os seguintes aspectos:

I Compreensão: facilidade para entender o processo do jogo, assim como o autocontrole e o respeito a si próprio.
II Facilidade: possibilidade de construir uma estratégia vencedora.
III Possibilidade de descrição: capacidade de comunicar o procedimento seguido e da maneira de atuar.
IV Estratégia utilizada: capacidade de comparar com as previsões ou hipóteses.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, dos aspectos relacionados acima, estão corretos:

O Projeto Político Pedagógico (PPP) deve se constituir na referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa da escola. Por isso, sua elaboração requer, para ser expressão viva de um trabalho coletivo, a:

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