Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 10 de 10 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 10
Questões por página:
Q695671

O texto a seguir é referência para a questão.

De forma sintética, é correto afirmar que o texto:

Carregando...
Q695676

Leia o texto:

Com base no texto “Beija eu", de Arnaldo Antunes, e considerando a norma padrão da língua portuguesa, considere as seguintes afirmativas:

1- No 3º verso, a construção “Me beija" é própria da linguagem coloquial. Na linguagem culta, sabendo que o sujeito da oração é “você", seria “Beije-me".

2- No 4º verso “Deixa..." é própria da linguagem coloquial. Na linguagem culta, sabendo que o sujeito da oração é “você", seria “Deixe".

3- No 1º verso “Beija eu..." é própria da linguagem coloquial. Na linguagem culta, sabendo que o sujeito da oração é “você", seria “Beija a mim".

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q695675

Considere o seguinte texto:


Com base na leitura do texto, assinale a alternativa em que o verbo “haver" foi usado corretamente.

Carregando...
Q695670

Em entrevista à Revista Veja (https://complemento.veja.abril.com.br/entrevista/michael-oreskes.html), Michael Oreskes, diretor editorial de uma rádio pública americana, afirma que os ataques contra a imprensa têm como objetivo ofuscar a verdade, e que a missão dos jornalistas é impedir isso. Abaixo, é apresentado um trecho dessa entrevista. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Carregando...
Q695679

O texto a seguir é referência para a questão.

As aspas ao longo texto são usadas para: 1- Indicar a escrita de outra pessoa que não o autor do texto. 2- Exemplificar o emprego incorreto da norma gramatical. 3- Marcar o uso de termos em sentido figurado. 4- Enfatizar a gravidade do problema de mau uso da vírgula. 5- Indicar o uso metalinguístico (em que a língua aponta para si mesma). Estão corretos os itens:

Carregando...
Q695674

Considere o seguinte trecho inicial de um parágrafo:

Sem dúvida, a maior contribuição de Blade Runner 2049 é a sua assustadora atualidade – mesmo vislumbrando como seria o mundo daqui a 32 anos.

Os segmentos abaixo dão continuidade a esse trecho inicial, mas estão fora de ordem. Numere os parênteses, identificando a sequência que dá lógica discursiva ao texto.

( ) Durante 35 anos, a mínima menção a essa possibilidade já era motivo para as mais acaloradas reações por parte de um peculiar público cinéfilo, sempre refratário.

( ) As suas propostas constituem, a meu ver, um dos pontos principais do filme.

( ) Essa função caberia ao canadense Dennis Villeneuve, que vinha, até então, com um currículo respeitável na bagagem. A Scott caberia a produção executiva do novo filme.

( ) O culto em torno de Blade Runner, O Caçador de Androides tornou o filme, ao longo de pouco mais de três décadas, um clássico da ficção científica, daqueles que não se imagina tendo uma continuação ou uma refilmagem, tal o processo de sacralização que se operou em seu entorno.

( ) Eis que, há uns dois anos, mais ou menos, se anunciou que estava em curso a produção de uma continuação de Blade Runner. A principal informação era a de que o novo filme iria contar com Harrison Ford, que deu vida eterna ao policial Rick Deckard, mas não com Ridley Scott na direção.

(Adaptado de: <https: diplomatique.org.br="" assustadora-atualidade-de-blade-runner-2049-2/>)

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

Carregando...
Q695673

Leia a tirinha a seguir:

O efeito de humor dessa tirinha é causado:

Carregando...
Q695678

O texto a seguir é referência para a questão.

A partir da explicação dada pelo autor, considere o uso da vírgula nas seguintes afirmativas: 1- O presidente eleito disse, durante a campanha que construirá um muro entre o México e os EUA. 2- O presidente eleito disse, durante a campanha, que construirá um muro entre o México e os EUA. 3- O presidente eleito disse durante a campanha que construirá um muro entre o México e os EUA. 4- O presidente eleito disse durante a campanha, que construirá um muro entre o México e os EUA. Está correto o uso da vírgula em:

Carregando...
Q695677

O texto a seguir é referência para a questão.

Com base no texto, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q695672

O texto a seguir é referência para a questão.

Considere a seguinte sentença retirada do texto: “Além dos ganhos esperados no vocabulário das crianças, o estudo registrou impacto relevante na qualidade do relacionamento dos adultos com as crianças, reduzindo a violência dentro de casa".

Assinale a alternativa que reescreve a sentença acima sem alterar seu sentido.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) E
  • 9) B
  • 10) A
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282