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Na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, os Ginásios Experimentais Olímpicos (GEOs) vêm desenvolvendo currículos que objetivam a formação de alunos-atletas-cidadãos. Nessa perspectiva, os alunos têm um currículo organizado com oferta de diversas modalidades esportivas e, também, aulas de Educação Física. Essa oferta busca atender as seguintes orientações emanadas pelo Parecer 04 CNE/SEB/98:

Jorge, é professor de Educação Física e chega ao conselho de classe de sua escola, onde atua com turmas de 1° ao 5° ano, com várias anotações sobre o desenvolvimento de seus alunos durante o bimestre letivo. Como atende a todas as turmas da escola, Jorge teve a oportunidade de avaliar praticamente todos os alunos. Após as dinâmicas e textos de reflexão muito significativos e que versam sobre a visão global do aluno, a equipe técnico-pedagógica solicita aos professores que indiquem o número de faltas, os alunos que necessitam de apoio pedagógico e os conceitos do bimestre. Jorge, então, sugere que seja feita uma discussão global de cada aluno, com a participação destes, inclusive para que possa contribuir com suas anotações na construção do conceito dos alunos. Todos se sentem muito incomodados e a coordenação esclarece que ele também poderá informar os conceitos e faltas lançados para cada aluno, encerrando a questão. Segundo Carrilho (2011), essa situação é muito comum nos conselhos de classe, uma vez que muitas equipes desconhecem que a avaliação no conselho de classe:

Os alunos de seis anos do 1º ano de uma escola que atende do 1º ao 5º ano de escolaridade demonstraram muita dificuldade em internalizar as regras de um jogo proposto pela professora de alfabetização. Sabendo da dificuldade da colega, Carol, a professora de Educação Física, foi ajudá-la e percebeu que a dificuldade poderia estar não no método usado pela professora, mas na etapa de desenvolvimento humano dos alunos. Carol baseou suas conclusões nos estudos piagetianos que afirmam que:

A população da Cidade do Rio de Janeiro tem comentado com frequência a dimensão olímpica da cidade, uma vez que esta, em 2016, sediará os Jogos Olímpicos. Carla, uma aluna do 9º ano do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino está muito animada e vê, nas aulas de educação física, uma excelente oportunidade de participar ativamente do clima da cidade. Entretanto, Carla possui uma filha de nove meses. Segundo a Lei 9394/96, a aluna:

“Certa vez, numa escola da rede municipal de São Paulo, que realizava uma reunião de quatro dias com professores e professoras de dez escolas da área para planejar em comum suas atividades pedagógicas, visitei uma sala em que se expunham fotografias das redondezas da escola. Fotografias de ruas enlameadas, de ruas bem-postas também. Fotografias de recantos feios que sugeriam tristeza e dificuldades. Fotografias de corpos andando com dificuldade, lentamente, alquebrados, de caras desfeitas, de olhar vago. Um pouco atrás de mim dois professores faziam comentários em torno do que lhes tocava mais de perto. De repente, um deles afirmou: “Há dez anos ensino nesta escola. Jamais conheci nada de sua redondeza além das ruas que lhe dão acesso. Agora, ao ver esta exposição de fotografias que nos revelam um pouco de seu contexto, me convenço de quão precária deve ter sido a minha tarefa formadora durante todos estes anos. Como ensinar, como formar sem estar aberto ao contorno geográfico, social, dos educandos?” (Freire, Pedagogia da autonomia, 1996) A reflexão de Paulo Freire nos remete a uma dimensão do currículo amplamente discutida por Tomaz Tadeu da Silva. Trata-se de categorias como:

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