Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 6 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Um problema matemático é uma situação que demanda a realização de uma sequência de ações ou operações para obter um resultado. Ou seja, a solução não está disponível de início, mas é possível construí-la.

Em muitos casos, os problemas usualmente apresentados aos alunos não constituem verdadeiros problemas, porque, via de regra, não existe um real desafio nem a necessidade de verificação para validar o processo de solução.

O que é problema para um aluno pode não ser para outro, em função dos conhecimentos de que dispõe.

Resolver um problema pressupõe que o aluno:

1 - Elabore um ou mais procedimentos de resolução (como realizar simulações, fazer tentativas, formular hipóteses).

2 - Aplique de forma mecânica uma formula ou processo operatório.

3 - Compare seus resultados com os de outros alunos.

4 - Valide seus procedimentos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares de Matemática para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, os pressupostos corretos para resolver um problema, são apenas os relacionados em:

O estudo dos fenômenos relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática pressupõe a análise de variáveis envolvidas nesse processo - aluno, professor e saber matemático - assim como das relações entre elas.

Numa reflexão sobre o ensino de Matemática é de fundamental importância ao professor:

1 - Identificar as principais características dessa ciência, de seus métodos, de suas ramificações e aplicações.

2 - Conhecer a história de vida dos alunos, seus conhecimentos informais sobre um dado assunto, suas condições sociológicas, psicológicas e culturais.

3 - Te r clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a prática em sala de aula e as escolhas pedagógicas estão intimamente ligadas a essas concepções.

4 - Te r clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a definição de objetivos e conteúdos de ensino e as formas de avaliação estão intimamente ligadas a essas concepções.

Estão relacionadas nos Parâmetros Curriculares de Matemática, as afirmativas:

De acordo com o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), os municípios incumbir-se-ão de:

I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.

II - Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.

III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.

IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

V - Assumir o transporte escolar de todos os alunos do município.

Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

No conteúdo Espaço e Forma, proposto para o ensino de Matemática no quarto ciclo do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem:

I - Representação e interpretação do deslocamento de um ponto num plano cartesiano por um segmento de reta orientado.

II - Estabelecimento da razão aproximada entre a medida do comprimento de uma circunferência e seu diâmetro.

III - Determinação da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.

IV - Identificação e construção das alturas, bissetrizes, medianas e mediatrizes de um triângulo utilizando régua e compasso.

V - Verificações experimentais e aplicações do teorema de Tales.

VI - Verificações experimentais, aplicações e demonstração do Teorema de Pitágoras.

Observe as afirmativas acima e assinale a alternativa que corresponde ao conteúdo proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, para o ensino de Matemática no quarto ciclo do ensino fundamental.

Devido à complexidade que caracteriza os conceitos e procedimentos algébricos, que no terceiro ciclo se desenvolva um trabalho visando ao aprofundamento das operações com as expressões algébricas e as equações. É suficiente nesse ciclo que os alunos compreendam a noção de variável e reconheçam a expressão algébrica como uma forma de traduzir a relação existente entre a variação de duas grandezas. É provável que ao explorar situações-problema que envolvam variação de grandezas. o aluno depara com equações, o que possibilita interpretar a letra como incógnita.

Nesse caso, o que se recomenda é que os alunos sejam estimulados a construir procedimentos diversos para resolvê-las, deixando as técnicas convencionais para um estudo mais detalhado no quarto ciclo.

Observe as alternativas abaixo e assinale a que completa corretamente a lacuna do texto acima, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Na atual perspectiva de um currículo de Matemática para o ensino fundamental novas funções são indicadas à avaliação:

I - Atribui-se à avaliação a função de fornecer aos estudantes informações sobre o desenvolvimento das capacidades e competências que são exigidas socialmente, bem como auxiliar os professores a identificar quais objetivos foram atingidos, com vistas a reconhecer a capacidade matemática dos alunos, para que possam inserir-se no mercado de trabalho e participar da vida sociocultural.

II - Cabe à avaliação fornecer aos professores as informações sobre como está ocorrendo a aprendizagem: os conhecimentos adquiridos, as crenças, hábitos e valores incorporados, o domínio de certas estratégias, para que ele possa propor revisões e reelaborações de conceitos e procedimentos ainda parcialmente consolidados.

As funções da avaliação em Matemática, descritas em I e II correspondem respectivamente a que dimensões?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282