Aprender arte é desenvolver progressivamente 23. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte um percurso de criação pessoal cultivado, ou seja, para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino mobilizado pelas interações que o aluno realiza no Fundamental, os conteúdos estão organizados de ambiente natural e sociocultural. Tais interações, tal maneira que possam atender aprendizagens conforme estabelecido nos Parâmetros Curriculares cada vez mais complexas no domínio do Nacionais de Arte para o Ensino Fundamental conhecimento artístico e estético, seja no exercício Terceiro e Quarto Ciclos, são realizadas, EXCETO:
Em conjunto com outras áreas de conhecimento trabalhadas na escola, na área de Arte pode-se problematizar situações em que os alunos tenham oportunidade de perceber a multiplicidade de pensamentos, ações, atitudes, valores e princípios relacionados à ética; : orientação sexual; saúde; trabalho, consumo e cidadania; comunicação e tecnologia informacional; pluralidade cultural, além de outros temas locais definidos na organização escolar. Para trabalhar os ______________ na área de Arte, deve-se ainda levar em consideração as especificidades da área, procurando nos conteúdos, aspectos que os integrem a ela. É preciso ressaltar, ainda, que a elaboração e apreensão de noções, princípios e valores pelos alunos sobre as práticas de arte e questões emergentes do processo sociocultural se faz na interação com os ___________________.
Complete as lacunas do texto acima, sobre Arte e questões sociais da atualidade, assinalando a alternativa correta:
De acordo com o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), os municípios incumbir-se-ão de:
I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
II - Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
V - Assumir o transporte escolar de todos os alunos do município.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:
Ao longo dos terceiro e quarto ciclos, espera-se que o aluno seja capaz de: 1 - Compreender o teatro em suas dimensões artística, estética, histórica, social e antropológica. 2 - Reconhecer a prática do teatro como tarefa coletiva de desenvolvimento da solidariedade social. 3 - Estabelecer relação de respeito, compromisso e reciprocidade com o próprio trabalho e com o trabalho de colegas na atividade teatral na escola. 4 - Empregar vocabulário apropriado para a apreciação e caracterização dos próprios trabalhos, dos trabalhos de colegas e de profissionais do teatro. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, constituem Objetivos Gerais em relação ao componente Teatro, entre as afirmativas acima:
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, os conteúdos estão organizados de tal maneira que possam atender aprendizagens cada vez mais complexas no domínio do conhecimento artístico e estético, seja no exercício do próprio processo escolar, pelo fazer, seja no contato com obras de arte e com outras manifestações presentes na cultura ou na natureza. 0 estudo, a análise e a apreciação da arte podem contribuir tanto para o processo pessoal de criação dos alunos, como também para sua experiência estética e conhecimento do significado que ela desempenha nas culturas humanas. O conjunto de conteúdos está articulado dentro do processo de ensino e aprendizagem e explicitado por intermédio de ações em três eixos norteadores: