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Ao longo do tempo, o papel do curador de arte se modificou: ele passou a ser não apenas responsável por conservar um acervo artístico, mas também dar sentido à organização das obras em exposições, muitas vezes assumindo um papel muito próximo ao do crítico de arte. O primeiro museu a criar a função de arte-educador foi o Victoria and Albert Museum em Londres, em 1852. O arte-educador torna-se um mediador e promotor de arte. Sobre o trabalho de arte-educador e curadores em museus brasileiros, podemos afirmar que:

A cultura africana deve ser observada sempre no plural, haja vista sua existência milenar e sua vasta diversidade. A arqueologia aponta a África como o território habitado há mais tempo no planeta. Isso resultou na profusão de idiomas (mais de mil línguas), religiões, regimes políticos, condições materiais de habitação e atividades econômicas. (...)
É fato conhecido que a história africana foi escrita e contada pelos colonizadores europeus. (...)
Assim, além de serem capturados para alimentarem a escravidão colonial, estes povos foram usurpados em todos os seus direitos, incluindo o de contar a própria história. O “Etnocentrismo" e o “Eurocentrismo" nas ciências europeias durante o século XIX são os responsáveis pela concepção das culturas africanas.
As manifestações culturais africanas sofreram uma intensa destruição pelos regimes coloniais, o que leva as culturas africanas modernas ao embate com o nacionalismo árabe e ao imperialismo europeu.
Em se tratando de culturas tradicionais, muito se preservou e se difundiu pelo continente africano, especialmente devido aos fluxos migratórios pela África. Isso permitiu a preservação e a combinação de vários aspectos culturais entre os povos do continente.

In: https://www.todamateria.com.br/cultura-africana/
Acesso em: 19/09/2017

Com base no texto, ao analisar manifestações culturais de origem africana como batuque e capoeira, devemos considerar que:

Em 1968, o artista plástico Hélio Oiticica utilizou uma foto do traficante “Cara de Cavalo" publicada em um jornal da época e inseriu a seguinte frase:
Seja Marginal, Seja Herói".

No mesmo ano, redigiu o fragmento a seguir

“Hoje, recuso-me a qualquer prejuízo de ordem condicionante: faço o que quero e minha tolerância vai a todos os limites, a não ser o da ameaça física direta: manter-se integral é difícil, ainda mais sendo-se marginal: hoje sou marginal, não marginal aspirando à pequena burguesia ou ao conformismo, o que acontece com a maioria, mas marginal mesmo: à margem de tudo, o que me dá surpreendente liberdade de ação e para isso preciso ser apenas eu mesmo segundo meu princípio de prazer: mesmo para ganhar a vida faço o que me agrada no momento".
(OITICICA, Hélio e CLARK, Lygia: Cartas, UFRJ, 1996)

No jornal Estandarte e no fragmento, Oiticica manifesta sua posição política e artística. Nesses dois testemunhos, o artista:

Analise as afirmativas que discorrem sobre a Dança como conteúdo escolar.

I - A Dança dará aos alunos subsídios para melhor compreender, desvelar, transformar as relações que se estabelecem entre corpo, espaço e sociedade.

II - A mera reprodução de danças folclóricas na escola pode ser alienante e opressora assim como repertórios do balé clássico, ensinados de forma mecânica e repetidamente através dos ensaios, impossibilitando a improvisação e composição interpretativa.

III - A Dança na escola, na grande maioria dos casos pelas festas e comemorações, ou imitação de modelos televisivos, ignora os conteúdos socioafetivos e culturais presentes tanto nos corpos como nas escolhas de movimentos, coreografias ou nos repertórios. Ao construir esse modelo educativo da Dança, permite-se que ela seja vista e compreendida de maneira crítica e reflexiva.

IV - No ensino fundamental, os conteúdos e processos da Dança devem articular o fazer artístico à sociedade global. Ou seja, buscando nos alunos jovens que sejam trabalhados diversos aspectos da improvisação, dos repertórios para interpretação e da composição coreográfica, gerando a apreciação nas dimensões sociocultural e estética com outras linguagens artísticas. Marque a opção que apresenta as afirmativas corretas.

Podemos encontrar na letra da canção de Luiz Gonzaga e José Clementino Apologia ao Jumento recursos tanto linguísticos como musicais para representar a vida do nordestino pela própria figura do Jumento. Sobre o artista e a obra de Luiz Gonzaga, é correto afirmar.

Os processos de ensino e aprendizagem em Artes Visuais também envolvem ações da avaliação da aprendizagem. A avaliação apresenta critérios que refletem práticas, teorias e concepções pedagógicas diferentes. Nesse sentido, para avaliar, na disciplina de Arte Visuais, é importante que esse processo aconteça:

Observe as imagens a seguir:

As imagens anteriores se referem a manifestações artísticas populares presentes em diferentes territórios e etnias. Através do inventário das formas que assume em diferentes locais e culturas a arte implica uma "ordem única, passível de ser descoberta empiricamente e formulada conceitualmente" (p. 140). Cliffort Geertz em seu livro O Saber Local, no capítulo "A arte como sistema cultural" parte de exemplos etnográficos como a poesia marroquina, a pintura italiana do século XV para demonstrar que a compreensão das formas artísticas depende da análise do contexto sociocultural amplo e que fazem sentido ao lado de outras formas simbólicas, como a religião, o senso comum, o direito etc. Isso implica assumir o fenômeno artístico como modo de pensar algo sobre o mundo em que se vive e em que se sente determinadas coisas e não outras.

Leia as seguintes afirmações e responda.

I. As formas pintadas em rostos e corpos de povos indígenas e aborígenes são representações de uma cultura não mais vivenciada atualmente por tais povos por receberem influências estrangeiras, inviabilizando a estética local.

II. O artista promove em suas obras a capacidade de ver, de ouvir, de tocar e de sentir, permitindo uma certa compreensão para sua produção. Tais capacidades passam a existir por meio de experiências e convívio, gerando uma análise empírica e apropriação não só pelas vivências, mas pelo ambiente cultural.

III. Artefatos manuais são considerados representações icônicas. Devido a isso, a valorização de rendas e tecelagem tornam-se muito apreciadas por turistas que verdadeiramente engrandecem o artesanato e a cultura local.

IV. A estética de um povo não é revelada unicamente através da arte. Ela surge em vários outros segmentos da cultura desse povo: na religião, na moralidade, nas formas de lazer, no direito de cada um e até na forma em que organizam sua vida prática e cotidiana.

Estão corretas:

Ingrid Dormien Koudela argumenta que "o teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante".
Assinale a alternativa que NÃO condiz com os objetivos da dramatização e dos jogos teatrais na escola.

A exposição citada no texto anterior apresenta obras de diversos artistas plásticos inspirados na obra de Luiz Gonzaga. Podemos afirmar que alguns dos objetivos para uma aula de campo da disciplina de Artes para alunos do ensino fundamental a uma exposição artística são:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que “o fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos da cultura popular, erudita, modernos meios de comunicação e novas tecnologias". (PCN, 1998. p. 37). Com base nessa afirmação e na Arte como forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.

Considerando algumas orientações norteadoras para o estudo de História da Arte que podem fundamentar a prática docente, incluindo princípios teóricos e pressupostos metodológicos, analise as assertivas a seguir, assinalando V para a verdadeira e F para a falsa.

(__) Estudar a História da Arte não significa simplesmente estudar períodos, fatos, estilos, consiste em considerar diversos contextos.

(__) Para compreender a trajetória da arte, é necessário refletir sobre os problemas e soluções artísticas e estéticas nela envolvidos, buscando uma compreensão interpretativa.

(__) Os historiadores, ao apresentarem suas reflexões, ideias, preferências e práticas sobre as trajetórias da arte, sempre se mantêm neutros e isentos de seus posicionamentos filosóficos e sociopolíticos, conservando a ética.

(__) Partindo do estudo da História da Arte no Brasil, pode-se estabelecer relações com a arte estrangeira, principalmente com elementos latino-americanos que influenciaram diretamente a cultura brasileira em diversos segmentos.

(__) Alguns momentos da História da Arte no Brasil que devem ser estudados são: arte pré-histórica (rupestre e indígena), arte do período colonial (arte missionária e barroco), arte brasileira no século XIX, arte moderna e contemporânea no Brasil.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam o ensino da Arte de acordo com a Metodologia Triangular desenvolvida pela professora Ana Mae Barbosa, que consiste em articular conteúdos por intermédio de três eixos norteadores, são eles:

Folclore é “a cultura popular, tornada normativa pela tradição".
(CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo, Global, 2002.)
Fazem parte do Folclore brasileiro, as seguintes festas populares:

Atualmente, a disciplina de Artes encontra-se em um cenário relativamente reconhecido e valorizado na Educação. Entretanto, ao longo dos anos e da própria história do Brasil, a Arte na escola modificou-se. Sobre o percurso da disciplina de Arte-educação no Brasil, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações abaixo.

(__) O Canto Orfeônico, que vigorou no Brasil a partir da década de 30, foi substituído pela disciplina de Educação Musical, criada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961.

(__) Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas é considerada “atividade educativa" e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.

(__) Nas décadas de 70 e 80, os professores de Educação Artística responsabilizaram-se por Artes Plásticas, Desenho, Música, Artes Industriais, Artes Cênicas nas escolas de ensino fundamental, configurando-se como professores polivalentes.

(__) Os professores de Educação Artística eram capacitados em cursos de curta duração e seguiam documentos oficiais (guias curriculares) que apresentavam atividades e livros didáticos que não explicitavam fundamentos, orientações teórico-metodológicas, ou bibliografias específicas.

(__) Com a Lei nº 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e a Arte é considerada obrigatória na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".

Marque a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Ao observarmos um objeto ou mesmo uma obra de arte devemos olhar de forma especial, reconhecer e experimentar a leitura dos elementos básicos da linguagem visual, em suas articulações nas imagens apresentadas, percebendo também os diferentes aspectos culturais e de cores, textura, forma, volume, luminosidade, movimento entre outros aspectos que levaram a composição da imagem ou do objeto.
A afirmativa se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais que mostra:

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