Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 28 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Quais são os elementos que compõem o planejamento do ensino?

Em relação à ludicidade e ao uso de jogos e brinquedos na educação escolar, assinale a alternativa correta:

Assinale a alternativa que representa o pensamento de Vygotsky (1896-1934) sobre o processo educativo.

Sobre o projeto político-pedagógico da escola e o seu regimento escolar, é correto afirmar que:

“O desenvolvimento da investigação na área da Didática da Matemática *...+ aponta os problemas aditivos e subtrativos como aspecto inicial a ser trabalhado na escola, concomitantemente ao trabalho de construção do significado dos números naturais. A justificativa para o trabalho conjunto dos problemas aditivos e subtrativos baseia-se no fato de que eles compõem uma mesma família, ou seja, há estreitas conexões entre situações aditivas e subtrativas” (PCN, 1997, p. 69). Aponte a alternativa que apresenta um problema com ambas as situações.

Em relação à História da Educação, assinale a alternativa correta:

Sobre o desenvolvimento da criança, assinale a alternativa correta:

Considere o texto: “O atendimento institucional à criança pequena, no Brasil e no mundo, apresenta ao longo de sua história, concepções bastante divergentes sobre sua finalidade social. Grande parte dessas instituições nasceram com o objetivo de atender exclusivamente às crianças de baixa renda. O uso de creches e de programas pré-escolares como estratégia para combater a pobreza e resolver problemas ligados à sobrevivência das crianças foi, durante muitos anos, justificativa para a existência de atendimentos de baixo custo, com aplicações orçamentárias insuficientes, escassez de recursos materiais; precariedade de instalações; formação insuficiente de seus profissionais e alta proporção de crianças por adulto” (RCNEI, 1998, p. 17).
Assinale a alternativa que contempla a concepção de educação infantil descrita no trecho acima:

Jean Piaget (1896-1980) afirma que, ao nascer, o indivíduo recebe como herança uma série de estruturas biológicas – sensoriais e neurológicas – que permanecem constantes ao longo da sua vida. Ao mesmo tempo, os esquemas, unidades básicas de pensamento, se transformam através do processo de interação com o meio, visando à adaptação do indivíduo ao real que o circunda.
Assinale a alternativa que indica corretamente os dois elementos básicos do desenvolvimento humano descritos acima.

“Mesmo sem conhecer as regras do sistema de numeração decimal, as crianças são capazes de indicar qual é o maior número de uma listagem, em função da quantidade de algarismos presentes em sua escrita (justificam que 156 é maior que 76 porque tem mais ‘números’); também são capazes de escrever e interpretar números compostos por dois ou três algarismos” (PCN, 1997, p. 66).
De acordo com essa concepção, assinale a alternativa correta sobre o atual ensino de matemática.

“Estar alfabetizado, neste final de século, supõe saber ler e interpretar dados apresentados de maneira organizada e construir

representações, para formular e resolver problemas que impliquem o recolhimento de dados e a análise de informações. Essa

característica da vida contemporânea traz ao currículo de Matemática uma demanda em abordar elementos da estatística, da

combinatória e da probabilidade, desde os ciclos iniciais" (BRASIL, 1997).

Observe os gráficos e analise as informações.


A partir das informações contidas nos gráficos, é correto afirmar que:

Sobre as Tendências Pedagógicas da prática escolar, no Brasil, assinale a alternativa correta:

A professora Ilma Passos de Alencastro Veiga diz que a “docência é uma atividade profissional complexa, pois requer saberes

diversificados. Isso significa que os saberes que dão sustentação à docência exigem uma formação profissional numa perspectiva

teórica e prática". A respeito dos saberes docentes, é correto dizer que:

Segundo as DCNEIs, as práticas pedagógicas devem ser orientadas por dois eixos: as interações e as brincadeiras. A partir de que momento as crianças começam a interagir?

O número de crianças por professor deve possibilitar atenção, responsabilidade e interação com as crianças e suas famílias. Levando em consideração as características do espaço físico e das crianças, no caso de agrupamentos com criança de mesma faixa de idade, indique a alternativa correta, de acordo com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (DCNEB, 2013) para a Educação Infantil.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282