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Sobre a Lingua Brasileira de Sinais (Libras) é correto afirmar que:

Sobre a educação de surdos pode-se compreender que, historicamente, as concepções desenvolvidas se fundamentaram em três abordagens diferentes, que são:

Os aspectos culturais e históricos da comunidade surda no Brasil são elementos atravessadores que refletem percepções diversas e representam sujeitos, inclusive em espaços escolares. De acordo com os estudos de Strobel (2007), as identidades e representações do surdo são produzidas na história e estabelecem relações entre discursos ouvintistas que incapacitam o sujeito surdo. Assim, observe a figura a seguir:

Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

O processamento no ato da tradução e interpretação possui várias categorias complexas em que o profissional intérprete está envolvido. De acordo com Quadros (2004), o modelo de interpretação interativo é um processo no qual o intérprete deve:

Segundo Pereira (2001, p. 59), no início dos anos 1960, surgem as primeiras pesquisas linguísticas sobre as línguas de sinais e, mais especificamente, sobre a língua de sinais americana - ASL. Tais estudos foram realizados por:

Luciana é aluna surda, estudante do curso de pedagogia em turma inclusiva com alunos surdos e ouvintes, e está no 5º período do ensino superior. A professora de Língua Portuguesa não é surda e por isso a aluna costuma colocar ao intérprete suas indagações e objeções. Neste caso, avalie o papel do intérprete de Libras em sala de aula.

Os morfemas são unidades que podem ter funções lexicais ou gramaticais. Por exemplo, em português, as palavras “trabalho" e “trabalhar" são constituídas de morfemas lexicais e gramaticais. Observe:

Em Libras, a configuração de mão deixa de atuar no plano fonológico da língua de sinais e remete-se à incorporação de numeral ou de sinal monomorfêmico quando os elementos constitutivos são articulados juntos. Assinale a opção que corresponde a essa afirmação, representada pelo sinal.

Conforme Felipe e Monteiro (2007), as línguas podem ter formas diferentes para apresentar os numerais quando utilizados como cardinais, ordinais, quantidade, medida, idade, dias da semana ou mês, horas e valores monetários. Sobre as formas de utilização dos numerais em Libras, analise as assertivas a seguir: I. Na Libras, é errada a utilização de uma única configuração das mãos para determinados numerais que têm configurações específicas, dependendo do contexto em que são utilizados, por exemplo: o numeral cardinal 1 (um) é diferente da quantidade 1 (um). II. Os números 22, 33 e 44 são articulados com a mão apontando para a frente do emissor. III. Os números ordinais do PRIMEIRO até o QUARTO têm movimentos para cima e para baixo, enquanto os números cardinais CINQUENTA E CINCO e NOVENTA E NOVE têm movimentos para os lados. Assinale a alternativa que indica a(s) assertiva(s) correta(s):

Na Língua Portuguesa, as sinonímias são palavras diferentes de mesma categoria gramatical e de sentido equivalente, ou seja, sinônimos. Já em Libras é possível também verificar a aplicação desse conceito, que expressa significantes distintos para representar significados aproximados, segundo Rodrigues e Valente (2012). Considerando essa afirmação, assinale a opção que indica corretamente os sinônimos nos sinais em Libras.

Considere o seguinte trecho do decreto nº 5.626/2005, que trata do uso e difusão da Libras: “O professor da educação básica bilíngue, aprovado em exame de PROLIBRAS, pode exercer a função de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, cuja função é distinta da função de_____________”. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto apresentado.

Durante muito tempo, afirmou-se que as línguas de sinais não eram línguas por serem icônicas, não representando, portanto, conceitos abstratos. Isso não é verdade, pois, em língua de sinais, tais conceitos também podem ser representados em toda sua complexidade. Assim, em Libras, existem sinais que “NÃO representam associações ou semelhanças visuais com o referente", segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 33), denominando-se sinais:

Segundo Quadros e Karnopp (2004), os verbos em Libras, bem como na American Sign Language (ASL), estão basicamente divididos em três classes: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais. Considerando essa afirmação, assinale a opção que indica verbos com concordância em Libras.

De acordo com Rodrigues e Valente (2012), em Libras as noções de “hiponímia e hiperonímia tratam das relações semânticas que podem ser estabelecidas entre dois conceitos, um mais restrito e específico, dominado por outro mais geral". Assim, analise as opções a seguir e identifique a alternativa INCORRETA.

A lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Segundo o art. 17 do Capitulo VII, que trata da acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização, pode-se afirmar que:

Os sinais em Libras são formados a partir da combinação de cinco componentes, denominados parâmetros, com possibilidade de decompor unidades menores dos sinais e/ou enunciados, o qual pode-se equiparar ao fonema. A seguir, segue a descrição de um desses parâmetros: “É o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.” (FELIPE; MONTEIRO, 2007). Assinale a opção que indica corretamente o parâmetro descrito.

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