Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 9 de 9 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 9
Questões por página:
Q527812

Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) são um conjunto de mecanismos organizados de coleta, processamento, análise e transmissão da informação com a finalidade de contribuir para o planejamento, a organização e a avaliação dos serviços de saúde, assim como subsidiar a formulação e implementação de ações e planos de saúde. Em relação ao Sistema de Internações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q527811

No bairro X, foram diagnosticados 25 casos novos de diabetes entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2015 . O total de casos de diabetes já diagnosticados no mesmo bairro até 31 de dezembro de 2015 era de 250 . Ao somar todos os casos de diabetes existentes no bairro X no período de julho a dezembro de 2015 e dividi-los pelo total de residentes do mesmo bairro naquele período (15.000 habitantes), multiplicando esse resultado por 100.000, obtém-se que indicador de saúde?

Carregando...
Q527809

Em relação à Portaria GM/MS n. 204, de 17 de fevereiro de 2016, que define a lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde em todo o território nacional, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q527808

Sobre as fases da história natural das doenças e agravos à saúde, considerando o modelo proposto por Leavell e Clark, relacione os níveis de prevenção às respectivas ações de saúde: 1- Promoção da saúde.
2- Proteção específica.
3- Diagnóstico e tratamento precoce.
4- Limitação do dano.
5- Reabilitação.
( ) Terapia ocupacional.
( ) Tratamento cirúrgico.
( ) Exame de rastreamento.
( )Quimioprofilaxia.
( ) Alimentação e nutrição adequadas.
A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é a:

Carregando...
Q527810

Leia os trechos abaixo: I - Tem a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos investigados, os quais incluem as doenças transmissíveis e as doenças e condições crônicas não transmissíveis.
II - Abrange desde o controle de bens de consumo direta ou indiretamente relacionados à saúde (incluindo as etapas e processos da produção ao consumo) até o controle da prestação de serviços direta ou indiretamente relacionados à saúde.
Os trechos acima se referem, respectivamente, à atuação da:

Carregando...
Q527814

Segundo a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as assertivas a seguir:
I - A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada dois anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
II - A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
III - O Conselho de Saúde, em caráter temporário e deliberativo, é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q527807

Com base no Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, o processo de planejamento da saúde será ascendente e integrado, do nível local até o federal, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde, compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros.
Analise as assertivas abaixo e julgue-as como verdadeiras (V ) ou falsas (F ). ( ) O planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos e não será indutor de políticas para a iniciativa privada.
( ) O Conselho Estadual de Saúde estabelecerá as diretrizes a serem observadas na elaboração dos planos de saúde, de acordo com as características epidemiológicas e da organização de serviços nos entes federativos e nas Regiões de Saúde.
( ) No planejamento devem ser considerados os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada, de forma complementar ou não ao SUS, os quais deverão compor os Mapas da Saúde regional, estadual e nacional.
( ) O Mapa da Saúde somente será utilizado na identificação das necessidades de saúde ( ) Não compete à Comissão IntergestoresBipartite pactuar as etapas do processo e os prazos do planejamento municipal em consonância com os planejamentos estadual enacional.
A alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, é a:

Carregando...
Q527806

De acordo com a Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990, são ações previstas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde, EXCETO,

Carregando...
Q527813

São ações propostas pela Política Nacional da Promoção da Saúde, EXCETO,

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) E
  • 8) C
  • 9) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282