Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 26 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q528500

Medicamento pode ser definido como “ produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa e para fins de diagnóstico. É uma forma farmacêutica terminada que contém o fármaco, geralmente em associação com adjuvantes farmacotécnicos”. Sobre essa temática e tópicos correlatos, julgue os itens abaixo quanto a certo (C ) ou errado (E ): I. Um dos métodos utilizados para a programação de medicamentos é o perfil epidemiológico, qual se baseia, fundamentalmente, nos dados de incidência e prevalência dos principais problemas de saúde de uma população.
II. São vantagens da seleção de medicamentos: uniformizar condutas terapêuticas, tornando impessoais as decisões na escolha dos medicamentos utilizados e promover o aumento do estoque qualitativo e quantitativo de medicamentos, evitando sua falta.
III. Dispensário de medicamentos é uma empresa que exerça direta ou indiretamente o comércio atacadista de drogas, medicamentos em suas embalagens originais, insumos farmacêuticos e de correlatos.
IV. Em sua forma intacta, medicamentos podem ser usados indevidamente, e mesmo que não utilizados por outras pessoas, ao serem dispersos no ambiente, podem se tornar disponíveis ao homem através da água, do solo e do ar, causando impactos sobre a natureza e a saúde pública.
V. Medicamentos não utilizados ou vencidos representam um problema de saúde pública considerado de grande impacto econômico e aponta para a possibilidade de automedicação, não adesão a um tratamento prescrito, prescrição além da quantidade necessária e a presença de amostra-grátis na comunidade.

Carregando...
Q528505

Infecção hospitalar é qualquer infecção adquirida após a internação do paciente e se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. A fim de regulamentar medidas de prevenção e controle de infecção hospitalar, instituiu-se a implantação de Comissões de Controle de Infecção Hospitalar em todos os hospitais do país, independentemente de sua natureza jurídica. A respeito dessa comissão, qual alternativa é CORRETA?

Carregando...
Q528512

Sobre o processo de excreção dos fármacos, marque a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q528517

Embora existam muitos compostos com propriedades farmacológicas semelhantes às da morfina, este fármaco ainda é o padrão com o qual os analgésicos novos são comparados. Como a síntese da morfina é difícil, o fármaco ainda é obtido do ópio ou extraído da palha das papoulas. Com relação à morfina, julgue os itens a seguir:
I- Muitos derivados semissintéticos são obtidos por modificação relativamente simples da morfina ou da tebaína.
II- A codeína é a metilmorfina, na qual a substituição da metila é acrescentada ao grupo hidroxil fenólico.
III- A morfina produz amplo espectro de efeitos indesejáveis, incluindo depressão respiratória, náuseas, vômitos, tonturas, hipotensão, dentre outros.
IV- Quando administradas por via intravenosa a morfina age rapidamente.

Carregando...
Q528524

Marque a alternativa que NÃOmostra um analgésico opióide.

Carregando...
Q528497

Tendo como base os princípios de Assistência Farmacêutica e aspectos a ela relacionados, julgue as alternativas abaixo: I. A atenção farmacêutica é uma das entradas do sistema de farmacovigilância, ao identificar e avaliar problemas relacionados à segurança, efetividade e desvios da qualidade de medicamentos.
II. No ciclo da assistência farmacêutica hospitalar, a aquisição de medicamentos é uma atividade de extrema importância, visto que este é um insumo fundamental de suporte às ações de saúde, onde uma boa aquisição de medicamentos deve considerar a rotina da farmácia hospitalar e a irrelevância do medicamento junto a estudos farmacoepidemiológicos.
III. É responsabilidade dos três gestores do SUS o financiamento da assistência farmacêutica, porem cabe ao governo federal uma parte fixa do Componente Básico, com valor per capita, transferido aos estados, municípios e DF, com contrapartida das esferas alocando recursos próprios de acordo com os valores pactuados entre as 3 esferas de gestão.
IV. A assistência farmacêutica no SUS engloba as atividades de seleção, programação, aquisição, armazenamento, devendo ser baseada na política de preços da indústria farmacêutica nacional.

Carregando...
Q528504

A Farmácia Hospitalar é uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital e integrada funcionalmente às demais unidades administrativas e de assistência ao paciente. Quanto a essa temática, julgue os itens,como verdadeiros (V ) ou falsos (F ):
( ) O Ministério da Saúde do Brasil (MS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estabelecem as funções fundamentais de um serviço de farmácia hospitalar (FH),sendo uma das funções da FH a implantação de um sistema sobre pacientes para obtenção de dados objetivos, que possibilitem à equipe de saúde otimizar a prescrição médica e a administração dos medicamentos.
( ) Nos últimos anos, o Brasil tem passado por uma nova realidade econômica, forçando as instituições hospitalares a adaptar em seus orçamentos às necessidades da população assistida, tendo a racionalização dos gastos como a principal meta da administração financeira. A fim de atender essa racionalização dos gastos, o processo de aquisição de medicamentos deve atender aos requisitos de avaliação de consumo. Porém, a fim de avaliar o consumo, primeiramente é necessário descrevê-lo. Assim, é correto descrever o consumo como: horizontal ou sazonal, ou seja, oscilações regulares, tanto positivas, quanto negativas.
( ) Objetivando manter um dimensionamento correto dos estoques que atendam às necessidades, com regularidade no abastecimento, recomenda-se a utilização de alguns instrumentos, dentre eles, o tempo de reposição, definido como a quantidade existente no estoque, que determina a emissão de um novo pedido.
( ) Consumo médio mensal e estoque mínimo são dois conceitos bastante usados em Farmácia hospitalar, onde Consumo médio mensal é a soma do consumo de medicamentos utilizados em determinado período de tempo dividido pelo número de meses da sua utilização. Quanto maior o período de coleta de dados, maior a segurança nos resultados,saídas por empréstimo devem ser desconsideradas; e estoque mínimo é a quantidade mínima a ser mantida em estoque para atender ao consumo médio mensal, em determinado período de tempo, enquanto se processa o pedido de compra, considerando-se o tempo de reposição de cada produto.

Carregando...
Q528509

Julgue os itens abaixo, tendo em vista o conceito e problemas relacionados à farmacovigilância: 1- A farmacovigilância é o acompanhamento da ação dos medicamentos que já estão no mercado, por meio da identificação, avaliação e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado com os mesmos, sendo que o uso de fármacos em ensaios de fase 1; efeitos adversos; desvios da qualidade são problemas relacionados a ela.
2- Na farmacovigilância são realizados ensaios de fase IV ou pós-comercialização, com o objetivo de detectar precocemente reações adversas a novos medicamentos ou modificar o perfil de segurança de medicamentos antigos, onde interações com substâncias químicas, medicamentos, álcool e alimento são problemas a ela relacionados.
3- Farmacovigilância tem por objetivo controlar para que um medicamento não seja prejudicial para a saúde da população e que seus benefícios superem seus riscos. Perda de efeito, intoxicação, abuso e uso incorreto estão relacionados a ela.
4- A Farmacovigilância é uma atividade que permite, durante a etapa de uso comercial em larga escala, uma observação da segurança real do medicamento e, assim, detectar efeitos adversos não previstos nas etapas prévias ao seu lançamento no mercado e tem por objetivo detectar e prevenir o aparecimento de RAM (reações adversas a medicamentos). Efeitos adversos, desvios da qualidade, erros de Administração, perda de efeito, intoxicação, abuso e uso incorreto são problemas relacionados à farmacovigilância.

Carregando...
Q528511

Relacione as colunas e marque a alternativa acerca das vias de administração com base nas suas características.
1- Administração Oral.
2- Administração Sublingual.
3- Absorção Transdérmica.
4- Administração Retal.
5- Via Intravenosa.
I- ( ) A liberação dos fármacos são controladas e asseguradas com precisão e rapidez , o que não é possível por qualquer outra via.
II- ( ) Absorção pelo trato gastrointestinal é determinada por fatores como área disponível à absorção, fluxo sanguíneo na superfície absortiva, estado físico, hidrossolubilidade do fármaco e sua concentração no local da absorção.
III- () Nem todos os fármacos penetram com facilidade por essa via. A absorção daqueles que o fazem depende da superfície sobre a qual são aplicados e sua lipossolubilidade.
IV- ( ) Cerca de 50 % do fármaco absorvido por essa via passarão pelo fígado, sendo assim o metabolismo hepático da primeira passagem é menor do que com a preparação oral.
V- ( ) A drenagem venosa dessa via dirige-se à veia cava superior e isto provoca um desvio da circulação porta e, deste modo, protege o fármaco do metabolismo de primeira passagem.

Carregando...
Q528516

Sobre o paracetamol, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q528523

Qual dos fármacos abaixo é um exemplo de um benzodiazepínico:

Carregando...
Q528503

No tocante ao armazenamento de medicamentos, que constitui um conjunto de procedimentos técnicocientíficos, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q528508

Na maioria dos países desenvolvidos a Atenção Farmacêutica já é realidade e tem demonstrado ser eficaz na redução de agravamentos dos portadores de patologias crônicas e de custos para o sistema de saúde; tendo a clínica farmacêutica papel central, onde o farmacêutico faz um atendimento de forma integrada, segura e efetiva. Dessa forma, tem-se o cuidado farmacêutico como um exercício em que o profissional assume a responsabilidade das necessidades do paciente em relação ao emprego de medicamentos e adquire um compromisso a este respeito. Neste exercício profissional, o farmacêutico proporciona um tratamento farmacológico responsável com o propósito de conseguir resultados positivos para o paciente. Sobre essa temática, julgue os itens abaixo em verdadeiro (V ) ou falso (F ) e marque a alternativa CORRETA.
( ) Na atenção farmacêutica, o profissional farmacêutico que vai iniciar o programa deve estabelecer quais as atividades a serem desenvolvidas, as informações a serem solicitadas e de que forma isso será documentado, sendo que avaliar as informações obtidas dos pacientes e traçar plano terapêutico com outros profissionais da equipe não é tarefa do farmacêutico.
( ) Um dos propósitos da clínica farmacêutica é a promoção da adesão do usuário aos medicamentos, por meio da orientação terapêutica, da redução da complexidade do tratamento e da provisão de recursos que apoiem a utilização de medicamentos.
( ) O cuidado farmacêutico torna-se cada vez mais necessário em virtude da explosão de produtos farmacêuticos e de informações presentes atualmente no mercado, maior complexidade da terapêutica farmacológica, elevado grau de morbimortalidade relacionada com medicamentos e alto custo humano e econômico dos problemas que estes produzem.
( ) A identificação, a prevenção e o manejo de erros de medicação, interações medicamentosas, reações adversas e riscos associados aos medicamentos são propósitos da clínica farmacêutica. Em paralelo, o cuidado farmacêutico é um novo exercício profissional que substitui a função do médico, quando se refere ao medicamento, satisfazendo uma necessidade do sistema de cuidados de saúde que surgiu em razão da presença de múltiplos prescritores de medicações para um único paciente.

Carregando...
Q528510

Cerca de 75% de um fármaco administrado oralmente é absorvido em 1 a 3 horas, mas numerosos fatores, alguns fisiológicos e outros relacionados com sua formulação, alteram essa absorção. Sendo assim, marque alternativa CORRETAque corresponde aos principais fatores que afetam a absorção gastrointestinal.
I- Motilidade gastrointestinal.
II- Fluxo sanguíneo esplâncnico.
III- Tamanho da partícula e formulação.
IV- Fatores físico-químicos.

Carregando...
Q528515

Sobre os salicilatos, marque a alternativa INCORRETA.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) E
  • 8) B
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) E
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282