Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 23 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q698997

De acordo com Teberosky e Colomer, a partir da perspectiva construtivista, a diferença fundamental já não se situava entre aprendizagens prévias ou pré-requisitos, mas entre as aprendizagens convencionais ou normativas e as aprendizagens não convencionais ou não normativas. A perspectiva construtivista, na opinião das autoras, se revela importante por considerar o seguinte:

Carregando...
Q698992

Considere a seguinte situação hipotética:

A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a viabilidade de implantação de um ambiente bilíngue para os alunos com deficiência auditiva.

Nesse contexto, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q699003

Segundo a lição de Zabala (A Prática Educativa: como ensinar), nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento. Esses esquemas se definem como as representações que uma pessoa possui, num determinado momento de sua existência, sobre algum objeto de conhecimento. Durante a vida, tais esquemas são revisitados, modificados, tornam-se mais complexos e adaptados à realidade. A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno depende de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.

Nesse contexto, pode-se afirmar que a situação de aprendizagem pode ser concebida:

Carregando...
Q698517

No que se refere à Lei n. 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação), assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q698996

A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a alternativa que apresenta a principal finalidade do ensino do português escrito ao aluno surdo:

Carregando...
Q699002

De acordo com o artigo 2° do Decreto n. 6.571/2008, são objetivos do atendimento educacional especializado, EXCETO:

Carregando...
Q698989

Consoante o documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, no que se refere à formação do professor para atuar na Educação Especial, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q698516

O artigo 2° da Lei n. 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE), aponta as diretrizes a serem seguidas para a consolidação de um modelo adequado de educação. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas diretrizes:

Carregando...
Q698991

Acerca do conceito de necessidades educacionais, pode-se afirmar que:

Carregando...
Q698990

A deficiência significativa intelectual caracteriza-se por:

Carregando...
Q698988

A presença de alunos e alunas com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência junto aos demais colegas, nem na negação dos serviços especializados àqueles que deles necessitam, mas significa uma reorganização do sistema educacional. Referida concepção indica a revisão de antigas concepções e paradigmas educacionais, uma vez que define:

Carregando...
Q699001

Consoante a Resolução CNE/CEB 04/2010,que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a cada etapa da Educação Básica pode corresponder uma ou mais das modalidades de ensino. No que se refere à Educação Especial, pode-se afirmar o seguinte:

Carregando...
Q698995

No entendimento de Rosângela Machado (Educação Especial na Escola Inclusiva: políticas, paradigmas e práticas), se a concepção educacional é inclusiva, é preciso haver:

Carregando...
Q698994

No tocante ao planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, entende-se que o professor deve proceder da seguinte forma:

Carregando...
Q699000

“O processo de aprendizagem não responde necessariamente ao processo de ensino, como tantos imaginam. Isto é, não há um processo único de ensino-aprendizagem, como muitas vezes se fomenta, mas, sim, dois processos distintos: o de aprendizagem, desenvolvido pelo aluno, e o de ensino, desenvolvido pelo professor" (Weisz e Sanchez).

Ao se analisar a lição acima, pode-se afirmar o seguinte:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) E
  • 10) B
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282