Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 10 de 10 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 10
Questões por página:
Q727498

Em relação à História da Terapia Ocupacional, julgue se verdadeiro ou falso as afirmações a seguir. ( )A transição da terapia pelo trabalho para a terapia ocupacional ocorreu nos Estados Unidos a partir da Primeira Guerra Mundial devido a pressões sociais de veteranos da guerra por autonomia financeira e valorização social e, ainda, pela absorção de incapacitados no mercado de trabalho, momento de expansão econômica. ( )A terapia ocupacional surgiu na idade contemporânea a partir de dois marcos históricos: A Revolução Industrial e Primeira Guerra Mundial. ( )A formação profissional, no Brasil, se iniciou por meio de cursos de treinamento em reabilitação física pela Dra. Nise da Silveira. ( ) No Brasil, a terapia pelo trabalho também foi nomeada de ergoterapia, praxiterapia e laborterapia.

Carregando...
Q727501

O acidente vascular encefálico (AVE) descreve uma variedade de distúrbios caracterizados pelo início súbito de déficits neurológicos causados por lesão cerebral." (Woodson, 2008)

Dentre esses distúrbios, podem ocorrer a diminuição da independência em qualquer atividade motora (AVD, fala, mobilidade) e a diminuição da capacidade de aprender novas tarefas ou habilidades. Esses são possíveis efeitos sobre a Função Ocupacional causados por:

Carregando...
Q727506

“O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo em que há modificações morfológicas e funcionais, bioquímicas e psicológicas, determinando progressiva perda da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente." (Cassiano, J. 2008)

Nesta ótica, no que se refere à terapia ocupacional na atuação clínica junto a gerontologia, é INCORRETO afirmar que:

Carregando...
Q727500

“As órteses são muitas vezes um componente integrante da terapia ocupacional para pacientes com disfunção física.” (Deshaises, L. D. 2008) Os tipos de órteses para o membro superior variam conforme as partes corporais que elas incluem, as propriedades mecânicas e as formas de confecção. As órteses que utilizam componentes não dinâmicos para criar uma força mobilizadora para recuperação do movimento são chamadas de:

Carregando...
Q727505

Os sistemas motores e sensoriais estão intimamente ligados e são fundamentais para a função ocupacional. Sem a sensibilidade tátil adequada, por exemplo, a força empregada na preensão de um objeto é maior ou menor do que a necessária. Em relação a habilidades sensoriais, correlacione as colunas

1. Estereognosia é a percepção através do tato.
2. Cinestesia é o conhecimento consciente da posição e do movimento do corpo.
3. Propriocepção

( ) Habilidade de reconhecer ou identificar a forma e os contornos dos objetos através do tato.
( )É a capacidade de percepção do nosso corpo no espaço, seja estático ou dinâmico.
( )A habilidade para identificar “a excursão e direção de um movimento articular".

Carregando...
Q727504

Em relação à atuação do terapeuta ocupacional em Instituições de Longa Permanência para Idosos é INCORRETO afirmar que:

Carregando...
Q727503

Indivíduos com traumatismo crânioencefálico (TCE) geralmente passam por modificações em sua capacidade de realizar papéis, tarefas e atividades valorizadas.

Relacionando as colunas quanto a severidade do TCE, marque a resposta CERTA:

1. Leve
2. Moderado
3. Severo

( )Perda da consciência por mais de seis horas. Pontuação inicial Escala de Coma de Glasgow de 8 ou menos.
( ) Distúrbio fisiológico da função cerebral, induzido pelo trauma, tal como manifestado por ao menos um dos seguintes sintomas: qualquer período de perda de consciência, qualquer perda de memória para eventos imediatamente antes ou após o acidente, qualquer alteração no estado mental no momento do acidente, déficit neurológico focal que pode ou não ser transitório, pontuação na Escala de Coma de Glasgow de 13 a 15.
( )Pontuação de 9 a 12 na Escala de Coma de Glasgow; amnesia póstraumática de 1 a 24 horas.

Carregando...
Q727499

Segundo Fonseca (2008), quando o terapeuta ocupacional passa a integrar equipes no campo da saúde mental e a apresentar suas contribuições, ele influencia e sofre influência das ideias dos demais profissionais e da sociedade sobre potencialidades e limitações das pessoas com sofrimento mental.

Atentando-se para atuação do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental, é CORRETO afirmar que:

Carregando...
Q727502

Os recém-nascidos apresentam uma grande coleção de reflexos primitivos, controlados pela medula e pelo mesencéfalo. Em resposta ao estímulo de virar sua cabeça para um lado, quando deitado e acordado, o bebê assume uma postura de “defesa”, com o braço estendido do lado para o qual a cabeça é virada. Esse reflexo é o:

Carregando...
Q727507

Atentando-se aos marcos de desenvolvimento infantil, marque a resposta que MELHOR descreve as habilidades esperadas para uma criança típica de 24 meses:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) D
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282