De acordo com Estanislau e Bressan (2014), no livro Saúde Mental na Escola, os tique são caracterizados por movimentos ou vocalizações rápidos, abruptos e involuntários. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
I. Tiques motores simples
II. Tiques motores complexos
III. Tiques vocais ou fônicos simples
IV.Tiques vocais ou fônicos complexos
( ) dizer palavras obscenas ou rudes (também chamado de coprolalia), repetir o que outra pessoa diz (conhecido como ecolalia), repetir o que acabou de dizer.
( ) piscar os olhos, movimento brusco de torcer o nariz, enrugar a testa, tocar os ombros com o queixo.
( ) expressão do olhar de surpresa, dilatar as narinas como se cheirasse algo, jogar a cabeça para trás como se fosse tirar os cabelos da frente dos olhos, dar um passo para a frente e dois para trás.
( )fungar, assobiar, tossir, emitir som.
A sequência CORRETA é:
Com relação a depressão, assinale a alternativa INCORRETA:
São sinais de alerta do Transtorno do Espectro Autista em crianças de 6 meses a 3 anos, EXCETO:
Em relação às influências diretas de Kurt Lewin para a psicologia social, é INCORRETO afirmar que:
De acordo com o DSM-V, não é considerado um Transtorno de Ansiedade:
Para Schultz e Schultz (2016): “Freud postulou vários mecanismos de defesa e observou que raramente utilizamos apenas um". Sobre os mecanismos de defesa freudianos enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a opção CORRETA:
I. Repressão
II. Negação
III. Projeção
IV. Racionalização
V. Sublimação
( ) Mecanismo de defesa que envolve a atribuição de um impulso perturbador a outra pessoa ou coisa.
( ) Mecanismo de defesa que envolve a reinterpretação do nosso comportamento para torná-lo mais aceitável e menos ameaçador.
( ) Um mecanismo de defesa que envolve a negação inconsciente da existência de algo que cause ansiedade.
( ) Um mecanismo de defesa que envolve a negação da existência de uma ameaça externa ou evento traumático.
( ) Mecanismo de defesa que envolve a alteração ou deslocamentos de impulsos do id, transformando a energia instintiva em comportamentos socialmente aceitáveis.
A sequência CORRETA é:
Com relação às áreas de dificuldade e seu comportamento relacionado no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
I. Capacidade de planejamento
II. Preocupação da passagem de tempo
III. Autorregulação
IV. Atenção Sustentada
( )Baixa tolerância à frustação, levando a brigas e comportamento de birra.
( ) Não consegue permanecer muito tempo em uma mesma tarefa.
( ) Dificuldades em organizar a rotina (tarefas, material de aula, etc).
( ) Não controla bem seu tempo: perde tempo em tarefas pouco úteis.
A sequência CORRETA é:
São sinais que podem indicar necessidade de avaliação para dislexia, EXCETO:
O que caracteriza um grupo propriamente dito, quer psicoterápico ou operativo, é o preenchimento das seguintes condições básicas, EXCETO:
A respeito do psicodiagnóstico, é INCORRETO afirmar que: