A educação não remete apenas para a escola. Se o sentido corrente da palavra educação e as próprias ciências da educação, tantas vezes, remetem o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a antropologia há muito que faz notar que a escolarização dá às crianças e jovens apenas um pequeno contributo para a inculturação e construção identitária. Sabendo disso a educação e a aprendizagem são construídas a todo o momento de maneira formal e informal. Assinale o que for CORRETO frente ao processo de aprendizagem formal.
A Pedagogia tradicional, como bem o conhecemos através dos cursos de formação inicial e continuada, adveio do estudo das concepções antigas de educação. Essa teoria ou concepção pedagógica formou-se a partir dos pontos recorrentes nas práticas de ensino evidentes ao longo da história da educação.
Assinale a alternativa INCORRETA, que caracteriza a Pedagogia Tradicional.
A LBI – Lei Brasileira de Inclusão sobre Educação fala muito sobre o que deve ser feito para atingir esse objetivo. Alguns dos principais exemplos são: Marque a alternativa INCORRETA:
Sobre o calendário escolar e correto afirmar que a Educação Especial para o Ensino Fundamental deverá cumprir um mínimo de:
Denomina-se aprendizagem ao processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência. Os conceitos de Assimilação e Acomodação foram contribuições de qual teórico?
Uma primeira reflexão que devemos fazer é sobre a palavra escravo, que foi sempre atribuída a pessoas em determinadas condições de trabalho. Portanto, a palavra escravo não existiria sem o significado do que é o trabalho e das condições para o trabalho. A lei n. 10.639/03 vem nos representar como, marque a alternativa CORRETA:
A LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, visando à formação básica do cidadão dispõe para o Ensino Fundamental que a escola deverá promover, EXCETO:
Conforme orientação da LDB, A educação básica poderá organizar-se:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN's material normativo que tem como referência novos padrões de conteúdos mínimos e competências básicas a serem implementadas. Todas estão corretas, EXCETO:
A tendência para prolongar a escolaridade e o tempo livre deveria levar os adultos a apreciar, cada vez mais, as alegrias do conhecimento e da pesquisa individual. Sobre os quatro pilares da Educação segundo a UNESCO, são eles, EXCETO:
Sobre a Lei de Diretrizes e Bases, assinada em 20 de dezembro de 1996, em seu art. 3º enfatiza os princípios norteadores do ensino no Brasil. Analise-os:
I. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III. Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
Esta (ão) correto(s) apenas o(s) princípio(s):
A avaliação da aprendizagem compreende um processo continuo, avaliação do aproveitamento escolar, praticada como atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos visa, EXCETO:
Os temas transversais propõem uma nova organização dos conteúdos na estrutura do sistema educacional nacional atual, num caminho que busca transformar a educação escolar nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's. Referem-se, EXCETO:
A primeira fase da Educação, a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é direito da criança de:
Os quatro pilares da Educação são conceitos fundamentais da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por: