Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 16 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Ao abordar o dever moral, Piaget investigou as concepções morais infantis em relação ao dever em três situações distintas:

De acordo com a Declaração de Salamanca, o direito de cada criança à educação é proclamado na Declaração Universal de Direitos Humanos, e foi fortemente reconfirmado pela Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Quanto à pessoa portadora de deficiência, pode-se afirmar que: I Ela deve ter um representante legal para expressar os seus desejos.
II Os pais possuem o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação mais apropriada às necessidades, circunstâncias e aspirações de suas crianças.
III A escola deve seguir a conduta sugerida pelos especialistas da educação, independentemente dos pais aceitarem.
IV A escola deve acomodar a criança independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Segundo Freud, o __________ é a parte do aparelho psíquico que corresponde aos impulsos do ser humano, mais especificamente a libido. Já o ___________ corresponde à área moral da mente, que inibe qualquer impulso contrário às regras. Com isso, cabe ao ___________ fazer o papel de mediador entre o impulso e a moral, o que lhe concede o papel de gestor da razão.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas acima.

Assinale a alternativa que explicita o objetivo do Projeto Político Pedagógico.

Uma situação de aprendizagem não ocorre ao acaso e é engendrada por um dispositivo que coloca os alunos diante de uma tarefa a ser realizada, um projeto a fazer, um problema a resolver. Considerando a concepção de Educação proposta por Perrenoud, é CORRETO considerar:

Segundo Jean Piaget, há um determinado estágio em que a criança começa a socializar suas ações, além de ocorrer a gênese do pensamento em que a criança passa a se apropriar do seu meio e utilizá-lo para estabelecer uma relação com ele. Assinale a alternativa que identifica o estágio em questão.

De acordo com Fernando Hernández, os problemas para aprender e pensar não são considerados como produtos de certas aptidões e de inescrutáveis processos cognitivos, e sim como complexas interações entre:

De acordo com o conceito de cognição distribuída (Salomon, 1993), vemos que o conhecimento não é possuído simplesmente pelo indivíduo, visto que existe

“Enquanto na escola _____________ o aluno é um ser passivo na educação, onde cabe-lhe somente o papel de absorver conteúdo como se fosse uma ‘esponja’, na escola ____________, o aluno é o centro das atenções, cabendo-lhe esse protagonismo com o envolvimento nas atividades de forma crítica, valorizando a sua participação.”
As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas acima são:

Fenômenos psíquicos e comportamentais, inclusive aqueles que são aparentemente irracionais, fortuitos e sem importância, são passíveis de explicação e compreensão. Tudo tem uma razão de ser, tem um significado, “nada acontece por acaso”.
Assinale a alternativa que apresenta a denominação utilizada por Freud para se referir a esses fenômenos:

Fernando Hernández, afirma que o __________________ pouco ou nada diz sobre os intercâmbios simbólicos que se representam na sala de aula, sobre as construções sociais que o ensino intermedeia, sobre os valores que o professor promove ou exclui, sobre a construção de identidades que favorece, sobre as relações de poder que a organização escolar veicula, sobre o papel dos afetos no (des)aprender.
Assinale a alternativa que completa o trecho acima corretamente.

De acordo com Phillipe Perrenoud, todos os membros de um grupo são coletivamente responsáveis por seu funcionamento: o respeito aos horários e à pauta do dia, a preocupação em chegar a decisões claras, a lembrança das opções feitas, a divisão das tarefas, o planejamento dos próximos encontros, a avaliação e a regulação do funcionamento, o que significa que cada um exerce permanentemente uma parte da função de comando e de condução. Isso supõe, ao mesmo tempo, os expostos a seguir, EXCETO:

A pluralidade cultural é fundamental para a vivência plena da cidadania. Muitos são os objetivos que se pretendem alcançar quando se discute essa temática. Assinale a alternativa que contém um objetivo que NÃO corresponde ao entendimento correto do conceito de pluralidade.

Para Wallon a emoção esculpe o corpo, imprime-lhe forma e consistência. Por isso, Wallon a chamou de atividade:

Em acordo com a Convenção ONU Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2007), assinale o conceito correto sobre pessoa com deficiência.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282