Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 18 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As linguagens oral e escrita são instrumentos de representação de pensamentos e idéias. Assinale a alternativa que melhor esclarece o processo de aquisição dessas duas linguagens.

“A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação, que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Médio.”
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf) Pensando em atender ao princípio da interdisciplinaridade trabalhando com o desenvolvimento de projetos, assinale a alternativa que apresenta os aspectos que precisam ser considerados:

De acordo com Phillipe Perrenoud, todos os membros de um grupo são coletivamente responsáveis por seu funcionamento: o respeito aos horários e à pauta do dia, a preocupação em chegar a decisões claras, a lembrança das opções feitas, a divisão das tarefas, o planejamento dos próximos encontros, a avaliação e a regulação do funcionamento, o que significa que cada um exerce permanentemente uma parte da função de comando e de condução. Isso supõe, ao mesmo tempo, o descrito a seguir, EXCETO:

Assinale a alternativa que explicita o objetivo do Projeto Político Pedagógico.

O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho” e assegura-lhes: I Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II Direito de ser respeitado por seus educadores;
III Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV Direito de organização e participação em entidades estudantis estando com 15 anos completos;
V Acesso à escola pública e gratuita até o 5º Ano e próxima de sua residência.
Assinale a alternativa CORRETA.

O construtivismo desenvolveu nos educadores comprometidos com a construção do conhecimento de seus alunos o procedimento de rever continuamente as propostas de atividades em função do objetivo de aprendizagem que se pretende alcançar. Nesse sentido, podemos afirmar que a avaliação:
I deve existir.
II deve ser contínua.
III deve processar-se cada vez mais no âmbito do individual.
IV deve processar-se cada vez mais no âmbito do coletivo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Podemos dizer que um projeto pedagógico politicamente comprometido deverá (re)estruturar a escola em articulações coerentes, imprimindo-lhe uma unidade interna que se expressa:
I No modo de conceber, organizar e desenvolver o currículo;
II Nas formas de orientar o processo metodológico de conclusão do ensino;
III Nas relações amplas e complexas do cotidiano escolar responsáveis pelas aprendizagens mais significativas;
IV Nas aprendizagens que consolidam valores;
V Nas aprendizagens que desenvolvem a cultura.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:

A prática da supervisão exige, da parte do supervisor, uma constante avaliação crítica de seu próprio desempenho e um esforço continuado de aperfeiçoamento técnico, mas especialmente como pessoa. Para que essa prática se efetive, é necessário ao supervisor:

“(...) para a epistemologia genética, o mundo é sempre um mundo de sujeitos, mais ou menos autônomos; jamais um mundo que suprime o sujeito. A instância coletiva depende sempre do somatório das relações entre os indivíduos.” (BECKER, Fernando. EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - Porto Alegre: ARTMED, 2001: 86)
Considerando a epistemologia genética na construção da Pedagogia Construtivista, podemos afirmar que o construtivismo:
I Defende que um determinado conteúdo de ensino só tem sentido se compreendido no seu processo de construção.
II Afirma que a construção do conhecimento requer desafios que articulem as dimensões cognitivas, afetivas, éticas e estéticas.
III Propõe que a necessidade individual dos educandos deve se sobrepor as necessidades do trabalho coletivo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Segundo Newton Cesar Balsan, é preciso depurar a didática, a fim de que o supervisor a visualize com mais clareza, pois a partir disso poderá identificar melhor suas reais possibilidades de atuação. São práticas de atuação do supervisor escolar, EXCETO:

A prática do supervisor, segundo Antônio Carlos Ronca e Carlos Luiz Gonçalves, explicitada no artigo “A supervisão escolar: um urgente desafio” se dá numa sociedade de _________, que apresenta sérias contradições tanto no próprio sistema ___________ como na forma de se encarar a __________.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam, correta e respectivamente, o trecho acima.

A definição de pesquisa, segundo o dicionário Michaelis, é o ato de investigar. Uma investigação é feita quando o pesquisador faz estudos sobre algo, analisa causas, levanta dados e encontra e explica possibilidades. Toda a pesquisa com fins científicos requer um estudo prévio sobre a eficácia de sua finalidade. Um dos materiais da pesquisa é o dado estatístico, que se obtém mediante um processo que envolve, por exemplo, a observação ou outra mensuração de características de uma população ou amostra tais como renda anual numa comunidade, sexo dos indivíduos de uma tribo indígena, percentagem de açúcar em cereais, etc. Cada uma dessas características é chamada de variável, porque originam valores que tendem a exibir certo grau de variabilidade quando são feitas mensurações sucessivas.
Diante disso, assinale a alternativa que explicita o conceito que define estatística.

O atendimento educacional às pessoas com deficiência deve amparar-se em legislações que garantem o direito constitucional de acesso e permanência a educação para todos. Desse modo:

São considerações fundamentais para o planejamento de uma atividade pedagógica que pretende favorecer a construção do conhecimento:
I os conhecimentos espontâneos dos aprendizes;
II a escuta e a observação sobre o fazer dos aprendizes;
III a repetição e o exercício contínuo sobre os conceitos;
IV a proposta de interação prática com os conceitos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

“Para a elaboração dos itens do Saeb e da Prova Brasil, buscou-se uma associação entre os conteúdos da aprendizagem e as competências utilizadas no processo de construção do conhecimento.”
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/saeb_matriz2.pdf) As avaliações externas têm se pautado nos conceitos de matriz de referência composta por habilidades e competências. O conceito de competência desenvolvido por Philippe Perrenoud está associado a(à )

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282